Juca: saiba o que é e como funcionam os jogos universitários
Menu & Busca
Juca: saiba o que é e como funcionam os jogos universitários

Juca: saiba o que é e como funcionam os jogos universitários

Home > Universidades > Juca: saiba o que é e como funcionam os jogos universitários

Com a vacinação avançando e a pandemia da Covid-19 finalmente chegando a um fim, os estudantes de comunicação e artes podem começar a se preparar para matar a vontade de uma edição do Juca depois de 2 anos seguidos sem os jogos.

Para ajudar os alunos que ainda vão participar pela primeira vez, essa matéria existe para servir como seu guia de conhecimento básico para entender um pouco mais sobre esse evento.

Afinal, o que é Juca?

seu juca
Seu Juca. | Ilustração: Daniel Marchetti Lyra e Matheus Ventura.

Esse senhorzinho simpático aí é o Seu Juca, o mascote dos jogos, mas não é em homenagem a ele que o evento se chama Juca. Os Jogos Universitários de Comunicação e Arte são um evento encabeçado pela Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes (LAACA), formada pela Associação Atlética Acadêmica (AAA) das faculdades participantes.

O primeiro Juca presenciado pela humanidade ocorreu em 1993, no Campus da Metodista, em São Bernardo. Por ter ocorrido em uma época onde documentar coisas na internet não era comum, não há muitos detalhes sobre a primeira edição, só se sabe que de lá para cá somente uma pandemia foi capaz de fazer se passar mais de um ano sem Juca.

jogos universitários
Primeiro Juca. | Foto: Reprodução antigo blog oficial.

A edição de 2022 reunirá as atléticas da Fiam-Faam, UEL, Uniara e FAAP para disputar a série prata. Já as atléticas da ECA-USP, Anhembi Morumbi, Belas Artes, Cásper Líbero, PUC-Campinas, PUC-SP, Metodista e São Judas vão para a disputa da série ouro.

O JUCA acontece, tradicionalmente, no feriado de Corpus Christi, com a cidade sede sempre sendo escolhida no ano pela LAACA.

Os jogos universitários

Para competir, toda faculdade deve disputar todas as modalidades presentes na sua série. A pontuação na classificação geral é dada de acordo com as posições em que a faculdade ficou em cada modalidade. Cada posição vale uma certa quantidade de pontos, a atlética que somar mais pontos no final leva o Seu Juca para casa.

juca prêmio
Prêmio dos jogos. | Foto: Timothy Oliveira/@Timoteco.

Já os alunos, podem competir apenas aqueles que estão matriculados na instituição durante o período de realização dos jogos. Os pós-Juca são os atletas que saíram da faculdade a, no máximo, 2 anos, mas eles têm sua participação limitada.

Para aqueles que não verão sua atlética participar ou simplesmente não são atletas, o Seu Juca sempre lembra que todos podem ser os famosos atletas do baile. Aliás, uma coisa que não falta no Juca, que é tão importante quanto o esporte, é festa. Veja um trecho de como foi a última edição:

As festas

festas universitárias
As festas não ficam de fora dos jogos universitários. | Foto: Timothy Oliveira/@timoteco.

Os estudantes são levados pelas suas Atléticas para se alojarem em escolas estaduais na cidade escolhida, porém esses ambientes são protegidos por lei do consumo, venda e compra de bebidas alcoólicas. Mas, fique tranquilo, sua Atlética informará onde será o seu ninho, e lá, sim, você poderá curtir até não se lembrar mais nem do seu nome.

O Juca também sempre acontece com shows que ficam marcados na memória. Os jogos já contaram com as apresentações de Marcelo D2, CPM 22, Raimundos e até Bonde do Tigrão para animar a festa.

____________________________
Por Bruno Penteado – Fala! Cásper

Tags mais acessadas