Como a tecnologia contribuiu para a popularização do futebol?
Menu & Busca
Como a tecnologia contribuiu para a popularização do futebol?

Como a tecnologia contribuiu para a popularização do futebol?

Home > Notícias > Esporte > Como a tecnologia contribuiu para a popularização do futebol?

O futebol é o esporte mais popular do mundo. A saber, 1,1 bilhão de pessoas assistiram à final da Copa do Mundo 2018 entre França e Croácia. Em uma sociedade permeada de tecnologias, a realidade ajudou e ajuda a popularizar ainda mais o esporte bretão, principalmente em locais onde não se adentrava com muita facilidade.

Redes sociais de jogadores

Os atletas, atualmente, são uma espécie de influenciadores digitais. O atacante brasileiro Neymar, por exemplo, tem um total de 153 milhões de seguidores apenas no Instagram, sendo o terceiro atleta no ranking desse quesito na plataforma. Além disso, os dois primeiros também são superestrelas do futebol, Cristiano Ronaldo e Messi.

Isso traz um efeito de despertar o interesse de alguns seguidores, que a princípio não se interessavam por futebol. Muitas vezes, essas pessoas acompanham os grandes duelos do futebol apenas para acompanhar o desempenho dos atletas que conhecem das mídias sociais.

futebol
Saiba como a tecnologia contribuiu para a popularização do futebol. | Foto: Shutterstock.

Games de futebol

Jogos de videogame podem auxiliar tanto a rejuvenescer o público quanto alcançar lugares ainda pouco desbravados. Pesquisadores dos Estados Unidos, como Andrei Markovitz da Universidade de Michigan, já se dedicam a mapear o efeito dos games na popularidade do esporte bretão no país da América do Norte.

Segundo ele, desde o lançamento da série de jogos Fifa, da produtora Electronic Arts, os estadunidenses passaram a incorporar mais o “soccer”, como chamam, no seu consumo diário de esportes. A demonstração disso está no fato das audiências dos grandes torneios da modalidade e o número maior de exibição. A rede de TV aberta ABC, por exemplo, transmite mais jogos da Euro 2020 para os Estados Unidos do que foi exibido na TV aberta do Brasil.

Assim, mesmo sendo o esporte mais popular do planeta, o futebol vê na tecnologia um grande aliado. Desse modo, as emoções de vários eventos podem chegar a mais pessoas, que curtem, compartilham e seguem essa paixão.

________________________
Por Lucas Stank – Fala! UFSC

Tags mais acessadas