Conheça quais são as cinco maiores festas brasileiras
Menu & Busca
Conheça quais são as cinco maiores festas brasileiras

Conheça quais são as cinco maiores festas brasileiras

Home > Notícias > Urbano > Conheça quais são as cinco maiores festas brasileiras

Que o Brasil é o país das festas, o mundo inteiro já sabe. Mas o que muita gente não conhece são as mais diversas festividades nacionais e as tradições por dentro delas. Por isso, conheça as 5 maiores festas brasileiras, como e onde aproveitá-las!

Maiores festas brasileiras

1. Carnaval

carnaval
Carnaval de rua. | Foto: Reprodução.

Com certeza, a maior e mais conhecida festa do Brasil, o Carnaval atrai foliões de todos os lados do mundo para assistir aos tradicionais desfiles das Escolas de Samba, principalmente os do Rio de Janeiro, considerados os maiores do mundo pela Guinness World Records, e curtir os blocos e as bandas de rua, festas informais repletas de fantasias criativas, “glitter”, confete, bebida e muita música!

A festa acontece em todas as regiões do País, porém, os carnavais do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA) são os de maior destaque na comemoração que acontece entre fevereiro e março, variando a data de ano para ano.

2. Festa Junina

Festa Junina
Festa Junina. | Foto: Reprodução.

Também conhecida como “Quermesse” ou “Festa de São João”, a Festa Junina, como o próprio nome diz, acontece no mês de junho e é festejada em todo o Brasil, mas principalmente no Nordeste do País.

Com tradições que vão desde a tradicional fogueira até a divertida quadrilha, as Festas Juninas contam com deliciosas comidas típicas (milho, paçoca, maçã-do-amor, quentão e até cachorro-quente), decoração com as famosas bandeirinhas coloridas e o típico traje caipira (muito xadrez e chapéus de palha). A festa é a 2ª maior do Brasil, ficando atrás, apenas, do Carnaval.

3. Lavagem do Bonfim

festas
Lavagem das Escadarias do Bonfim, Salvador (BA). | Foto: Reprodução.

A tradicional lavagem das escadarias do Bonfim é a segunda maior festa popular da Bahia. Acontecendo na segunda quinta-feira do ano, a comemoração atrai milhares de pessoas (vestidas de branco, como manda a tradição) para participar de missas e de uma caminhada de 8 km da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, guiada por baianas com trajes típicos (turbantes, saias, braceletes e colares).

Depois da procissão, as baianas lavam as escadarias do Bonfim, fieis rezam e pagam promessas e, claro, muitos amarram as famosas fitinhas coloridas nas grades da Igreja para fazerem seus pedidos e comem o delicioso Acarajé Baiano nas barracas de comerciantes que rodeiam a Igreja. Presenciar a atmosfera de fé, emoção e alegria é uma experiência intensa e comovente, que vale a pena ser vivida!

4. Festival Folclórico de Parintins

festas brasileiras
Desfile do Festival de Parintins, Parintins (AM). | Foto: Reprodução.

O Festival Folclórico de Parintins acontece todo final de junho no “Bumbódromo” da cidade de Parintins (AM) e atrai pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo para prestigiar os desfiles e torcer para seu candidato favorito: Boi Garantido ou Boi Caprichoso, ambos bois alegóricos, decorados com muitos detalhes e cores, azul para Caprichoso e vermelho para Garantido.

Cada boi é acompanhado por um grupo, lembrando muito os desfiles de Carnaval, com fantasias, músicas e adereços. Além disso, o divertido festival ainda conta com homenagens à cultura indígena e tem o Boi Garantido como seu maior vencedor de desfiles!

5. Oktoberfest de Blumenau

maiores festas brasileiras
Oktoberfest de Blumenau, Blumenau (SC). | Foto: Reprodução.

A Oktoberfest de Blumenau (SC), inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, é um incrível festival baseado nas tradições cervejeiras germânicas, trazidas para o Brasil pela grande quantidade de descendentes de alemães no estado de Santa Catarina.

Além da cerveja, o festival também conta com a presença de pratos da farta culinária alemã e trajes, cantos e danças típicas germânicas. As festas também incluem o concurso de beleza de Rainha da Oktoberfest e o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. Uma festa super divertida e, com certeza, imperdível!

___________________________
Por Estela dos Santos Braga – Fala! Cásper

Tags mais acessadas