Confira 5 dicas para não cair em um golpe imobiliário
Menu & Busca
Confira 5 dicas para não cair em um golpe imobiliário

Confira 5 dicas para não cair em um golpe imobiliário

Home > Notícias > Mercado > Confira 5 dicas para não cair em um golpe imobiliário

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas. A casa própria significa não pagar aluguel e a segurança de ter um “cantinho” seu. Além disso, a compra de uma casa ou apartamento pode simbolizar estabilidade econômica e sucesso na nossa sociedade. No entanto, muitos criminosos aproveitam-se desse desejo dos indivíduos para enganá-los. Por isso, iremos oferecer cinco dicas para que você não caia em um golpe imobiliário.

comprar casa propria
É preciso ser cauteloso para não cair em um golpe na hora de comprar imóvel | Foto: Unsplash

1. Visite o imóvel

Viu um anúncio na Internet ou leu o encarte de alguma imobiliária e gostou do que viu?! Uma dica importante para não cair em um golpe imobiliário é visitar pessoalmente o prédio. Assim é possível certificar-se de que o imóvel em questão realmente existe e qual o estado do mesmo.

A visita pessoal também é um momento para analisar outros fatores, além da existência e da estrutura. É possível observar as redondezas e a vizinhança: em muitos anúncios eles falam que o imóvel fica próximo de diversos estabelecimentos e pontos de interesse como uma forma de atrair o comprador. Esse é o momento de ver se os atrativos citados realmente são de fácil acesso ao imóvel. 

2. Suspeite de valores abaixo do mercado

A compra de um imóvel é um investimento e, como acontece com grandes compras, é natural que os interessados pesquisem bastante antes. Muitas vezes, ao procurar pelo melhor custo-benefício, acabam caindo em golpes. É preciso desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Por isso, é de suma importância a pesquisa prévia de preços em imóveis similares na região desejada. Assim é possível saber a média de preço e se o valor do imóvel desejado condiz com os demais.

3. Pesquise sobre a imobiliária

Antes de fechar qualquer contrato de compra, é importantíssimo pesquisar sobre a imobiliária. Preze sempre por uma devidamente registrada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Isso garante uma segurança maior para quem compra. Além disso, é interessante pesquisar sobre a reputação da mesma em vendas anteriores.

4. Fique de olho na documentação do imóvel

Esse é um ponto crucial durante a negociação de compra de um imóvel. É importante ir ao cartório da cidade para certificar quem é o real dono do prédio, além de descobrir se existem dívidas ou disputas judiciais envolvendo o imóvel. Essa parte de documentação costuma ser um ponto de tensão em várias negociações imobiliárias. 

5. Evite tomar decisões precipitadas

Essa é, com certeza, a dica mais importante de todas as citadas anteriormente. Comprar um imóvel é algo que deve ser bem planejado para que tudo dê certo. Muitas vezes, as pessoas estão muito instigadas pela ideia de sair do aluguel e esquecem de cuidados básicos para evitar golpes. Procure ter calma e ser consciente na compra de um imóvel e sempre preze pela sua segurança.

Conheça a FR Prime Imóveis e tire todas as suas dúvidas sobre compra e venda de imóveis. 

_____________________________________
Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas