Conheça o Politize!: A educação política que é para todos
Menu & Busca
Conheça o Politize!: A educação política que é para todos

Conheça o Politize!: A educação política que é para todos

Home > Notícias > Política > Conheça o Politize!: A educação política que é para todos

Educação política fácil, descontraída e sem vinculações político-partidárias a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

O Politize! é uma organização sem fins lucrativos (ONG), criada em 2015 por um grupo de jovens idealistas, com a missão de “Fortalecer a cultura política brasileira, por meio da oferta de educação política fácil, descontraída e sem vinculações político-partidárias a qualquer pessoa, em qualquer lugar”. 

A missão do Politize! poderia ser facilmente considerada complexa demais, ou até mesmo impossível em seu início, mas, hoje, 5 anos depois, podemos dizer que eles não só conseguiram, como permanecem crescendo e cumprindo seus objetivos, levando o seu conteúdo por meio das redes sociais, site, e-books, entre outros meios, para mais de 25 milhões de usuários, e marcando presença em 127 municípios do Brasil.

Politize!
Politize! | Foto: Reprodução.

O Politize!

Atualmente, o Politize! conta com um time de redatores voluntários, (qualquer pessoa pode se candidatar para a vaga de criador de conteúdo), o que facilita a alimentação constante dos meios de didáticos. Esses conteúdos se encontram divididos por temas, trilhas de estudo, materiais didáticos, podcasts, cursos on-line, e muito mais.

Os assuntos variam de explicações básicas, como o que é democracia, até temas mais elaborados sobre as agendas políticas municipais. E pode acreditar, por mais densos que esses assuntos sejam, o Politize! arranja uma maneira de explicar tudo de uma forma simples, facilitando a compreensão do público em geral.

Além dos produtores voluntários, o Politize! conta com uma rede de embaixadores espalhados pelo Brasil, esses são formados por também voluntários que se dedicam a uma capacitação dividida em quatro módulos: conhecimento político, diálogo plural, empatia cidadã e protagonismo comunitário. Após essa capacitação, os voluntários estarão aptos a serem multiplicadores e, posteriormente, embaixadores, com o objetivo de levar a educação política ao espaço público, como em escolas, empresas, igrejas, entre outros.

Destaques do projeto

Algo que chama a atenção no projeto é sua iniciativa chamada ‘Despolarize’. Devido aos problemas causados pelos conflitos ideológicos e polarizações sociais que sofremos principalmente desde o período das últimas eleições, o Politize! criou especialmente uma conta no Instagram chamada @despolarize_, onde as postagens são feitas para ensinar as pessoas a debaterem, ouvirem opiniões contrárias, manterem o respeito ao próximo, além de incentivar discussões saudáveis sobre atualidades.

Despolarize
Despolarize. | Foto: Reprodução.

Num país tão dividido politicamente, onde os exageros e a radicalização das ações e discursos estão cada vez mais em alta, o serviço social que o Politize! presta é digno de admiração, pois sabemos que não é fácil debater nenhum tipo de assunto em tal cenário, e a falta do debate gera uma sociedade cada vez mais alienada.

No dia 09/08/2020, a conta do @despolarize_ estava com mais de 5.200 seguidores. A importância de um canal de comunicação como esse para o nosso país é enorme, nós ocupamos, atualmente, o 52° lugar entre as democracias pelo mundo (The Economist, 2019). Sendo assim, somos considerados um país com uma democracia falha, por isso, precisamos nos reerguer politicamente e, para conseguirmos, precisamos de um povo que entenda do assunto.

Se você se interessou sobre o Politize! e quer aprender mais sobre política, entre no site (https://www.politize.com.br/), ou siga o @_politize nas redes sociais, você não irá se arrepender.

____________________________
Por Caroline de Tilia Fernandes – Fala! Cásper

Tags mais acessadas