Menu & Busca
Conheça o Grupo de Facebook Que Reúne Fotografias Artísticas Com Bonecos do Mundo Geek

Conheça o Grupo de Facebook Que Reúne Fotografias Artísticas Com Bonecos do Mundo Geek


O CAFA (Composição Artística com Figuras de Ação) é um grupo no Facebook que reúne fotos do mundo dos desenhos, filmes ou HQ’s, mas nessas fotos não aparecem ilustrações e nem atores ou atrizes. São bonecos.

Diversos colecionadores montam seus próprios cenários, posicionam milimetricamente seus bonecos e a cena está pronta para a foto.

Pra quem não coleciona bonecos isso pode parecer meio estranho, mas é de se admitir que em algumas fotos você pode se perguntar se é realmente um objeto ou uma pessoa de verdade.

Para saber um pouco mais a respeito desse universo, conversamos com os donos da página a respeito do trabalho que eles fazem por lá. Confira:

Fala!: Como surgiu a ideia de montar a página?
CAFA: Uma coisa é fato: Por mais que a gente cresça, a criança dentro de nós nunca morre. Quem coleciona action figures, coleciona pois essas figuras de plástico representam muito mais que um objeto. Elas representam os heróis e a nostalgia de um tempo que não volta. Com essas figuras, as crianças imaginam cenas, criam historias incríveis em suas cabeças e têm a possibilidade de imaginar os seus heróis em ação. Quando nós crescemos, brincar com os bonecos deixar de fazer um pouco de sentido por conta da maturidade ( e pelo fato de a sociedade não aceitar bem esse comportamento). Mas a necessidade de imaginar nossos heróis em ação não some simplesmente porque viramos adultos. Então o CAFA foi criado para suprir essa necessidade, utilizando a arte da fotografia para que voltemos a ter esses dias de aventura.

Fala!: Existem categorias de bonecos? Como bonecos de luxo, bonecos mais simples e outros mais sofisticados?
CAFA:
Até existem em outros grupos de colecionismo, mas no CAFA isso não faz diferença. No CAFA, não importa o tipo de figura que você use. O que importa é você criar arte e passar uma mensagem por meio dela. Todos os tipos de figuras são aceitos.

Felipe Madsen
Foto: Felipe Madsen.

 

Fala!: O que é essencial para tirar uma boa foto e publicar na página de vocês?
CAFA: As coisas essenciais são o amor pela arte, a vontade e a disposição para absorver e compartilhar conhecimento. No CAFA damos muito valor para o esforço acima de tudo.

Fala!: A página escala algum tipo de ranking para as melhores fotos?
CAFA: Não. Não existe foto ruim. Nós não damos mais ou menos importância para uma ou outra foto. O único tipo de seleção que nós fazemos é o álbum da semana, que é um instrumento que nós usamos para mostrar para o mundo o que é o CAFA. Nós prezamos pela rotatividade das pessoas que têm os seus trabalhos mostrados no álbum e não nos guiamos por like, comentários ou coisas do tipo.

Nelson Ferreira
Foto: Nelson Ferreira.

 

Fala!: O Brasil inteiro participa?
CAFA: Não só do Brasil. Temos membros de todas as partes do mundo, como, por exemplo, Inglaterra, Estados Unidos, México, Argentina, Japão etc… Mas o CAFA é todo em português por ser um grupo nacional.

Fala!: O que vocês acham que leva as pessoas a prepararem todo o cenário, pensarem numa cena e enviarem as fotos para vocês?
CAFA: Acreditamos que seja o amor pelo hobbie de criar arte com a sua coleção e expressar de forma subjetiva o que cada um sente.

Thais Lemos
Foto: Thais Lemos.

 

Fala!: Além das fotos, vocês pensam em agregar outros formatos para a página, como o stopmotion?
CAFA: Não no momento. Stopmotion, por mais que seja uma sucessão de fotos, tem uma linguagem  e uma forma de passar a mensagem diferentes da fotografia estática. Nosso foco agora é a fotografia clássica mesmo.

Fala!: Qual é o principal objetivo da CAFA?
CAFA:
É difundir esse estilo de arte e mostrar para o Brasil e o mundo que tem muita gente boa fazendo trabalhos incríveis com coisas simples.

Caio Botter
Foto: Caio Botter.

 

Fala!: Como funciona a interação com os membros do grupo?
CAFA:
Os membros postam fotos diariamente no grupo. Temos um fluxo de 50 fotos em média por dia. Tentamos sempre criar eventos, atividades, desafios, tutoriais e estimulamos que os membros se tornem amigos. Temos um projeto bem interessante chamado Instituto CAFA de Estudos Avançados, onde criamos vários chats com áreas de estudo específicas (intermediados por orientadores mais experientes em fotografia) em que os “cafeiros” aprendem técnicas e gambiarras avançadas para melhorar cada vez mais suas fotos.

Clique AQUI e acesse a página da CAFA no Facebook.

Clique AQUI e acesse o canal da CAFA no YouTube.

Confira mais fotos:

Ram¢n Costa
Foto: Ramon Costa.

 

Isabela Lazarotti
Foto: Isabela Lazarotti.

 

Fabio Jordao Poli
Foto: Fabio Jordao Poli.

 

Diego Ventapane
Foto: Diego Ventapane.

 

Daniel Medeiros
Foto: Daniel Medeiros.

 

Guilherme Borges
Foto: Guilherme Borges.

 

Cristiano Pellegrini
Foto: Cristiano Pellegrini.

 

Semy Filho
Foto: Semy Filho.

 

Connie Punx
Foto: Connie Punx.

 

Alex Bl†
Foto: Alex Bla.

 

Arthur Junior
Foto: Arthur Junior.

 

 

Por: Marcelo Gasperin – Fala!M.A.C.K

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas