Conheça cinco filmes considerados clássicos do cinema chinês
Menu & Busca
Conheça cinco filmes considerados clássicos do cinema chinês

Conheça cinco filmes considerados clássicos do cinema chinês

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça cinco filmes considerados clássicos do cinema chinês

O cinema chinês, junto ao de Hong Kong e Taiwan, é um dos três pilares da produção de filmes de língua chinesa. Na China, a arte cinematográfica chegou em 1896, e o primeiro filme data de 1905. 

Hoje, mais de cem anos depois, é possível enxergar alguns clássicos que se destacaram ao longo dessa história. Confira, aqui, cinco filmes clássicos do cinema chinês

Filmes clássicos do cinema chinês

1. Adeus, Minha Concubina (1993)

Esse filme do diretor Chen Kaige se passa na China de 1977, onde dois atores de ópera recordam como se conheceram, em 1925. Crescendo juntos, anos depois, integrariam a peça de teatro que dá nome ao filme. 

O filme venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes, além de um Globo de Ouro e um Bafta, de Melhor Filme Estrangeiro. 

2. A Fúria do Dragão (1972)

Protagonizado pelo mestre das artes marciais Bruce Lee, essa obra do diretor Lo Wei conta a história de Chen Zen, um estudante de artes marciais que descobre que seu mestre morreu sob circunstâncias misteriosas. Com isso, Chen descobre um grande esquema de tráfico de drogas, além de um plano imperialista japonês para dominar a China. 

3. Amor e Sedução (1990)

Nesse drama romântico, uma mulher casada com um agressivo e infértil agricultor tem um filho. Assim, precisa cuidar da criança sem que seu marido descubra.

Amor e Sedução recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991, além de ter sido nomeado à Palma de Ouro, em 1990. Dirigido por Heng Liu. 

Amor e Sedução (1990)
Amor e Sedução (1990). | Foto: Reprodução.

4. Terra Amarela (1984)

De Kaige Chen, Terra Amarela conta a história de um soldado comunista, mandado para a área rural da China. Lá, ele encontra o sofrimento de uma família. Mesmo voltando para o Exército, promete retornar para a menina Cuiqiao (Xue Bai).

O filme venceu um total de oito prêmios. 

cinema chinês
Cena de Terra Amarela (1984). | Foto: Reprodução.

5. A Cidade das Tristezas (1989)

Dirigido por Hou Hsiao-Hsien, esse filme narra os primeiros anos da República Chinesa, contando os desdobramentos e as consequências da queda da família do patriarca Lin Ah-lu (Li Tian-lu).

Venceu um total de sete prêmios. 

filmes clássicos do cinema chinês
Cartaz de A Cidade das Tristezas. | Foto: Reprodução.

______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas