Conheça cinco alimentos que fazem bem para a sua pele
Menu & Busca
Conheça cinco alimentos que fazem bem para a sua pele

Conheça cinco alimentos que fazem bem para a sua pele

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça cinco alimentos que fazem bem para a sua pele

Alimentos que já estão em nossa lista de supermercados e não devem ser excluídos da dieta

Você sabia que manter uma pele bonita e saudável também é uma manifestação de boa nutrição? Alguns nutrientes importantes encontrados nos alimentos são benéficos para o corpo humano, ainda mais benéficos para o corpo humano do que muitos cremes e cosméticos anunciados.

Portanto, um cardápio balanceado, rico em fibras, vitaminas, minerais e mudanças regulares na alimentação, refrescará seu corpo e refletirá diretamente na sua qualidade de vida; sem contar que essas substâncias são encontradas em diversos alimentos saudáveis ​​e são uma das razões para a maciez e o brilho natural da pele.

Todo alimento tem sua função no corpo e proporciona certos benefícios. Dentre os nutrientes que resistem ao envelhecimento precoce da pele, os antioxidantes, como o β-caroteno, muito encontrado em frutas e vegetais, podem proteger o corpo humano dos radicais livres, uma variedade de substâncias que causam problemas de pele.

Muitos são os fatores que podem causar danos à pele, desde poluição e raios ultravioleta até maus hábitos, como fumar. Portanto, é importante investir nesses nutrientes. Além da alimentação, uma medida que deve ser tomada é manter uma boa hidratação do corpo. Além de ajudar o corpo a se manter saudável, beber água também pode ajudar a pele a se manter saudável e bonita.

Os melhores alimentos para uma pele perfeita são principalmente os alimentos ricos em vitaminas A, B, C, E, ômega-3 e minerais (como selênio e zinco), como salmão e melancia, por exemplo. Os nutrientes possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatório e de proteção da pele, ajudando a manter a hidratação da pele – macia, firme e sem rugas.

Esses alimentos podem ajudar a tratar a acne, alergias ou psoríase e podem ser incluídos na dieta diária. O ideal é que os alimentos que mantêm a pele saudável sejam recomendados por um nutricionista, pois, embora possam trazer benefícios, podem não ser os alimentos mais adequados para o tipo de pele, por exemplo, podendo causar aumento da oleosidade ou diminuição da firmeza. Conheça alguns alimentos que ajudam a melhorar a pele e deixá-la perfeita e saudável.

alimentos
Conheça cinco alimentos que fazem bem para a sua pele. | Foto: Reprodução.

Alimentos que fazem bem para a sua pele

1. Salmão

O salmão é rico em ômega-3, principalmente o DHA, que é uma boa gordura e faz parte da membrana celular da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, elástica e sem rugas.

Além disso, o ômega-3 do salmão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir vermelhidão, acne, psoríase, lúpus ou alergias na pele e protegem a pele dos danos do sol, envelhecimento, rugas e linhas de expressão.

A abordagem ideal é comer salmão pelo menos 3 vezes por semana. Evite fritar ou cozinhar o peixe em altas temperaturas para evitar a perda de seus nutrientes.

2. Abacate

O abacate é rico em gorduras de alta qualidade, vitaminas C e E, essenciais para manter a pele macia e hidratada e combater as estrias, rugas e celulite. Além disso, a vitamina C presente no abacate tem efeito antioxidante e pode resistir aos radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

A vitamina C estimula a pele a produzir colágeno, reduz a flacidez da pele, aumenta a firmeza e elasticidade da pele e proporciona uma aparência mais bonita e saudável. Os abacates podem ser consumidos em sua forma natural ou usados ​​para preparar saladas, sucos, vitaminas ou temperos.

3. Laranja

As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C. A vitamina C é muito importante para a formação de colágeno.

Além de seu efeito antioxidante, pode evitar que os radicais livres danifiquem as células e retardar o envelhecimento precoce da pele. Também ajuda a formar uma pele firme. O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua ou 150ml de suco natural todos os dias para manter a pele saudável e bonita.

4. Melancia

A melancia é rica em vitaminas A, B, C e E, além de carotenóides como o licopeno, que possuem ação antioxidante e ajudam a proteger a pele, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, a melancia é rica em água, o que ajuda a manter a pele hidratada, sendo especialmente indicada para peles secas, pois este tipo de pele está mais sujeita à desidratação.

Portanto, a melancia ajuda a melhorar a aparência da pele e pode ser inserida na alimentação diária em sua forma natural ou na forma, por exemplo, de suco de frutas. Além de refrescante, a melancia também é uma fruta rica em água, minerais e vitaminas. Por ser uma fruta diurética, pode ajudar o corpo a eliminar toxinas e também é um hidratante natural para a pele.

5. Aveia

Esse grão também tem efeito antioxidante e se torna um grande aliado da pele por ser fonte de silício, que é um sal inorgânico que pode atuar na formação do colágeno, neutralizar os radicais livres com o colágeno e otimizar a hidratação da pele.

A aveia é um tipo de grão rico em vitaminas B1, B3, B6 e E, zinco e ácido fólico, que ajudam a manter a umidade da pele, formam uma barreira na superfície celular e promovem um desenvolvimento saudável.

As células da pele ajudam a combater o envelhecimento precoce, principalmente a formação de rugas e linhas de expressão. Se você planeja usar aveia e leite para esfoliantes naturais, além de remover impurezas, os cereais ainda podem hidratar a pele. Ao comer aveia todos os dias, você ainda pode evitar que sua pele escureça e resseque.

_____________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas