Conheça alguns alimentos que contêm colágeno
Menu & Busca
Conheça alguns alimentos que contêm colágeno

Conheça alguns alimentos que contêm colágeno

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça alguns alimentos que contêm colágeno

O colágeno é uma proteína muito abundante no nosso organismo e é o próprio corpo que o produz. Ele é responsável pela elasticidade e resistência da pele, pela saúde das unhas e cabelos, como também ele constitui as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como os ossos, músculos, tendões e, principalmente, a cartilagem das articulações.

Existem vários tipos de colágeno e cada um deles é responsável por uma função. O colágeno é muito importante para a saúde dos nossos tendões, articulações e pela saúde da nossa pele, é ele que promove elasticidade, firmeza, evita rugas e o envelhecimento precoce.

Entretanto, com o envelhecimento, o nosso corpo passa a produzir uma quantidade menor de colágeno, o que causa o aparecimento de rugas, a flacidez da pele, as dores nas articulações e as unhas enfraquecidas. Outros fatores inibem sua produção, como a alta exposição a radiação do sol, a poluição, o estresse e o uso do cigarro.

Sendo assim, principalmente após os 30 anos, quando o organismo diminui a capacidade de produção dessa proteína, é extremamente necessário consumir alimentos que estimulem a sua produção natural. E para estimular o colágeno, devemos nos alimentar com produtos ricos em aminoácidos, silício, zinco, proteínas magras, ômega-3, vitamina E, cobre, selênio e vitamina C.

Confira 10 alimentos que ajudam na reposição do colágeno!

colágeno
Alimentos ricos em colágeno. | Foto: Reprodução.

Alimentos que ajudam na reposição do colágeno

1. Ovo

Além de ser rico em proteína e, assim, estimular a sintetização do colágeno, a clara é uma ótima fonte de prolina, um ingrediente importante na produção do colágeno.

2. Peixe

Possui as vitaminas A, D e E e são ricos em ômega 3. O ômega 3 presente nos peixes protege as células da pele, reduzindo a inflamação e proporcionando elasticidade e firmeza. Porém, comparado à carne bovina, o peixe possui menos colágeno.

O melhor tipo de peixe para ajudar a repor o colágeno é o salmão, pois ele possui zinco, mineral essencial na produção da proteína.

3. Leguminosas e folhas escuras

São fontes de vitaminas A, C e K, ferro, cálcio e magnésio, componentes importantes para a produção e absorção de colágeno em nosso organismo.

Alimentos como espinafre, agrião, brócolis, rúcula, couve, feijão e lentilha também são ótimas fontes de ácido fólico, nutriente responsável pela formação de proteínas no corpo, uma delas sendo o colágeno.

4. Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, que é essencial na produção de colágeno, elas ajudam na síntese e na produção, contêm antioxidantes que reduzem a formação de rugas, combatem o envelhecimento precoce, além de auxiliarem na regeneração das células.

Por isso, abuse das frutas cítricas e tropicais – como abacaxi, laranja, limão, tangerina, acerola, manga, kiwi e goiaba. Principalmente a laranja e a tangerina, que também possuem silício, nutriente importante também.

6. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas têm cianidina, vitamina C e licopeno, antioxidantes que auxiliam na diminuição da perda natural de colágeno que ocorre com o envelhecimento.

O consumo de maçã, morango, cereja, tomate e até os legumes beterraba e pimentão previne o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.

6. Carne vermelha e frango

As carnes e outros derivados animais, como leite, possuem alto teor de colágeno, vitaminas do complexo B e proteínas. Adicionar esses alimentos à sua alimentação do dia a dia vai estimular a produção de colágeno.

O mocotó e o músculo bovino são uma excelente fonte da proteína e o frango, uma fonte de aminoácidos.

7. Alimentos ricos em enxofre

Aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana, cebola, batata-doce e algas. Esses são alguns dos alimentos ricos em enxofre, que é fundamental no estímulo à produção de colágeno.

Desses alimentos, o alho deve receber uma atenção maior, pois também contém taurina e ácido lipólico, componentes que reparam as fibras colágenas danificadas.

8. Castanhas, nozes e amêndoas

Possuem vitamina E, ômega 3, zinco, cobre e silício, nutrientes necessários para a produção da proteína e para a síntese. Mas são alimentos calóricos, então, não consuma exageradamente.

9. Abacate

Poderoso em antioxidantes, vitaminas A, C, D e E, combate o envelhecimento da pele, ajuda a prevenir a degradação do colágeno em nosso organismo, auxilia na produção desta proteína e da elastina.

10. Cenoura

Possui uma alta concentração de antioxidantes, vitamina A e vitamina C, por isso retarda o envelhecimento da pele e auxilia na restauração das células.

Mas e a gelatina, não produz colágeno?

gelatina
Gelatina. | Foto: Reprodução.

A gelatina possui colágeno em sua composição, o que é bom para a reposição dessa proteína. Mas, em comparação com os outros alimentos, um pacote convencional de gelatina industrializada com 20g possui apenas cerca de 5g de proteínas e 0,01g de vitamina C. Enquanto um pedaço de frango de 20g possui mais de 6,4g de proteína e duas acerolas, que totalizam 20g, possuem mais de 2,9g de vitamina C.

Sendo assim, a gelatina é uma fonte pobre de proteína e estimulantes para a produção de colágeno. 

______________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso

Tags mais acessadas