Conheça algumas das cidades mais antigas do Brasil e suas histórias
Menu & Busca
Conheça algumas das cidades mais antigas do Brasil e suas histórias

Conheça algumas das cidades mais antigas do Brasil e suas histórias

Home > Lifestyle > Viagens > Conheça algumas das cidades mais antigas do Brasil e suas histórias

O nosso país é rico em diversidade, cultura, turismo e belezas naturais. Mas será que todo mundo conhece as cidades antigas que também são ricas no quesito história? Pois é, através do passado que construímos nosso futuro. Confira, agora, algumas delas.

Cidades mais antigas brasileiras

Cananéia – Litoral de São Paulo

A histórica Cananéia está localizada no extremo sul do litoral paulista, a aproximadamente 264 km da capital. Além de ser a mais antiga do país, fundada em 1531, a cidade é Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) e também foi eleita pela revista americana Condé Nast Traveler como o melhor roteiro ecológico do mundo.

O primeiro povoado do Brasil foi fundado em Cananéia e, hoje, com pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade conta com lindas praias, praças, Centro Histórico, Museu e muito mais.

cidades brasileiras
Cananéia. | Foto: Reprodução.

São Vicente – SP

São Vicente é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada santista. Foi fundada no ano de 1532. No passado, teve sua primeira vila da América Portuguesa, a cidade é monumento da história da pátria. Suas praias, Ilhas e Pontes são encantadoras. Confira algumas de suas principais atrações turísticas:

melhores cidades brasileiras
São Vicente. | Foto: Reprodução.

Olinda – PE

Localizada a 6 km de Recife, além de ser conhecida pelo frevo e seu carnaval cheio de cores e bonequinhos, a cidade de Olinda, que foi fundada em 1535, também é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco e foi o segundo centro histórico do país a receber tal título.

Repleta de cultura, o frevo e o maracatu são os ritmos originais da cidade pernambucana.

cidades do Brasil
Olinda. | Foto: Reprodução.

Salvador – BA

A cidade de Salvador foi criada em 1549 e foi declarada a primeira capital do Brasil. Por conta dos problemas que o Brasil enfrentava enquanto ainda era colônia de Portugal, o governo português nomeou Tomé de Souza como governador-geral do Brasil e sua primeira decisão foi declarar Salvador a primeira capital, e assim foi durante 214 anos.

A cultura da capital baiana em sua grande parte é, por um lado, a religião católica e, do outro, o Candomblé. Essa mistura pode ser vista na culinária, manifestações culturais e personalidade do povo baiano.

cidades antigas do Brasil
Salvador. | Foto: Autoral e Reprodução.

São Paulo – SP

São Paulo é a cidade mais populosa do país, do continente americano e de todo o hemisfério sul. Fundada em 1554 por padres Jesuítas, hoje, agrega grande influência no cenário econômico, politico e cultural no Brasil e no mundo.

Com 12 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo conta com museus, teatros, parques, avenidas famosas, eventos e muita diversidade. Na história do país, São Paulo, junto com Minas Gerais, elegia candidatos à presidência, com a famosa república do Café com Leite.

Você sabia que em Sampa consumimos mais de 1 milhão de pizzas por dia? É por essas e outras que São Paulo é o destino de muitos turistas.

São Paulo
São Paulo. | Foto: Reprodução.

E aí, conhece ou teve vontade conhecer algumas dessas lindas cidades?!

_______________________________
Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas