Conheça 5 compositores mais famosos de todos os tempos
Menu & Busca
Conheça 5 compositores mais famosos de todos os tempos

Conheça 5 compositores mais famosos de todos os tempos

Home > Entretenimento > Música > Conheça 5 compositores mais famosos de todos os tempos

Quando pensamos no mundo da música, fica difícil vir apenas um nome em nossa cabeça. Entre tantas bandas, artistas e gêneros musicais, que possuem influência desde à música clássica até a contemporânea, o Fala! Universidades reuniu, para você, hoje, 5 compositores que não serão esquecidos tão cedo. Vamos lá? 

Compositores mais famosos de todos os tempos

Freddie Mercury

Dono de uma atitude e personalidade única, Freddie Mercury não poderia faltar nessa lista. Durante seu trabalho na banda Queen, o artista deixou claro para o que veio: sem medo de julgamentos, suas composições são atemporais e representam uma ruptura do que até então era considerado “rock clássico”. 

freddie mercury
Freddie Mercury. | Foto: Reprodução.

Durante sua jornada, podemos citar músicas clássicas como Love of my Life, balada romântica que ficou marcante na memória dos brasileiros que puderam vivenciá-la ao vivo no Rock in Rio de 1985. We Will Rock You também é um dos hits do grupo e, claro, Bohemian Rhapsody não poderia faltar. A faixa em questão faz parte do álbum A Night at the Opera (1975) e possui 5 segmentos musicais, que variam entre os vocais de Freddie Mercury, solos de guitarra de Brian May e, no meio disso tudo, uma seção de ópera, também composta pelo artista. Confira o clipe abaixo:

Importante lembrar, ainda, que o videoclipe foi considerado inovador para a época, abrindo espaço para a popularização dessa forma de entretenimento. O single rendeu várias premiações à banda e também virou título para um filme em tributo ao artista, o Bohemian Rhapsody, que foi lançado em 2018. 

Bohemian Rhapsody
Bohemian Rhapsody, filme de 2018 estrelado por Rami Malek | Foto: Reprodução.

David Bowie

Coincidentemente, David Bowie também era próximo de Freddie Mercury (ouça aqui a faixa Under Pressure, composta pela dupla) e foi conhecido popularmente no meio como o “camaleão do rock”. Com figurinos ousados e coloridos, o artista trouxe uma nova perspectiva sobre o ato de fazer música: em cada álbum e contexto de sua carreira, Bowie utilizava várias personas para representar aquilo que estava sentindo, como o conhecido “Ziggy Stardust“:

David Bowie
David Bowie como “Ziggy Stardust”. | Foto: Reprodução.

Além de sua carreira no mundo da música, David Bowie também participou e foi protagonista de diversos filmes, como O Homem que Caiu na Terra. Mas, quando se trata de composições, poderíamos listar diversas canções que fazem parte da trilha sonora de nossa vida – afinal, o artista foi e ainda representa um marco em nossa geração. Canções como Heroes e Life on Mars? consagraram David Bowie, mas foi no fim de sua jornada que pudemos conhecer o artista em sua maior expressividade. 

compositores
David Bowie retratando um dos personagens do videoclipe de Blackstar | Foto: Reprodução.

Composições como as de seu último trabalho de estúdio, Blackstar (2016), fizeram história: o álbum foi lançado dois dias antes de sua morte, que já era prevista pelas letras e videoclipes intensos e emocionais de David Bowie durante essa era.

Assista ao curta surrealista que dá nome ao álbum e é considerada a segunda canção mais longa do artista, da qual Bowie ficou responsável pelos vocais, guitarra acústica, mixagem, produção e arranjos de cordas:

Michael Jackson 

Como não mencionar o rei do pop nessa lista? Conhecido por grandes hits como ThrillerMichael Jackson fez história no mundo da música ao se reinventar diversas vezes através de seus videoclipes e produções experimentais, que o tornou número um das paradas musicais ao redor do mundo.

michael jackson
Michael Jackson com suas 8 premiações no Grammy de 1984. | Foto: Reprodução.

Além de cantor e compositor, o artista também se destacou como ator e filantropo. Sendo considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos, Michael Jackson lançou músicas como We are the World (1985), projeto com o propósito de arrecadar fundos para o combate a fome na África. Além de sua participação, outros artistas consagrados se juntaram ao rei do pop, como Lionel RichieBruce Springsteen, Cyndi Lauper e Stevie Wonder. Assista à apresentação:

John Lennon/Paul McCartney

Quando falamos sobre grandes compositores, não podemos deixar de lembrar de Beatles. Afinal, muitos dos artistas que escutamos hoje talvez não existiriam sem a influência do quarteto em sua trajetória. Aqui, John Lennon e Paul McCartney ficam creditados como um só: a dupla dinâmica assinava a maioria das suas músicas dessa forma, e discussões sobre a autoria de muitas das canções do grupo até hoje são presentes entre seu público.

melhores compositores
John Lennon e Paul McCartney. | Foto: Reprodução. 

Além de serem os “Reis do Iêiêiê” e de terem alcançado a popularidade falando sobre amor em um contexto histórico e político como o da Guerra Fria, o que muitos não recordam é do restante da discografia da banda, que reúne diversos experimentos e instrumentos musicais.

Um exemplo: George Harrison, também membro da banda e grande compositor, foi o responsável por ter usado uma citara indiana pela primeira vez em uma música pop, na faixa Norwegian Wood, do disco Rubber Soul (1965).

O grupo também é responsável pela gravação de muitas músicas consideradas polêmicas e “psicodélicas”, como Lucy in the Sky with Diamonds.

beatles
The Beatles. | Foto: Reprodução.

Mas, voltando a Paul e John, se Paul McCartney foi responsável por dar voz a hits que movem (e comovem) gerações, como Yesterday e Hey Jude (abaixo), John Lennon também não deixou escapar sua sabedoria através de composições e performances expressivas, como Happiness is a Warm Gun, todas creditadas a dupla. Durante sua carreira solo, o artista também se destacou com Imagine, música considerada um marco de hino pela paz.

Yesterday, inclusive, se tornou até nome de filme que fez tributo a banda, lançado em 2019 – a trama gira em torno da seguinte pergunta: “como seria o mundo se todos estivessem esquecido da existência dos Beatles?”.

compositores
Filme Yesterday, lançado em 2019. | Foto: Reprodução.

A indicação especial para conhecer um pouco da genialidade de Lennon-McCartney é A Day in the Life, onde é possível observar a miscelânea musical que fazia parte do grupo (e da dupla) e permitia que o ouvinte viajasse com eles, submerso entre notas e estrofes marcantes. Confira o videoclipe: 

Roger Waters

“We don’t need no education… We don’t need no thought control”. E aí, essa frase soou familiar para você? Se sim, é porque você conhece Pink Floyd, banda que também marcou a história da música a partir de canções progressivas e experimentais. 

compositores
A banda Pink Floyd. | Foto: Reprodução.

O músico, cantor e compositor inglês Roger Waters — conhecido como um dos fundadores da banda, é também considerado um ativista político e principal força criativa por trás de álbuns considerados clássicos de Pink Floyd.

Composições críticas como Another Brick in the Wall surgiram de concepções políticas, sociais e pessoais de Roger Waters. Assista ao videoclipe, também considerado um marco audiovisual: 

Segundo o artista, em entrevista concedida ao veículo de comunicação G1, durante sua última passagem pelo Brasil:

Se vocês, meus fãs, acharam que músicos devem apenas tocar suas músicas… É obviamente apenas errado. Não, não devemos. Nós temos responsabilidade como políticos e também como músicos. Eu acredito que todos os artistas, não interessa qual tipo de arte você faça, todos têm responsabilidades de usar a arte para expressar ideias políticas e criar demandas em favor dos direitos humanos para todos.

melhores compositores
Roger Waters durante sua última e polêmica passagem no Brasil | Foto: Reprodução

Importante mencionar, ainda, álbuns clássicos como The Dark Side of the Moon, que também não poderiam ser feitos sem David Gilmour, guitarrista da banda e, consequentemente, responsável pelas composições sonoras e riffs marcantes do grupo. Escute e viaje com Pink Floyd:

Alguns anos depois, em álbuns como Animals (1977), Roger Waters utilizou de metáforas orwellianas, como o livro de 1984, para questionar a nossa vivência enquanto indivíduos em sociedade moderna. Canções como Dogs se tornaram uma das grandes composições da carreira do grupo, contando com uma duração de 17 minutos. Confira:

E aí, ainda poderíamos ir longe, não é? Mas não esquenta que logo o Fala! Universidades te traz novas indicações de músicas e composições para embalar suas playlists. Até mais!

____________________________________
Por Tainara Fantin – Fala! Unioeste

Tags mais acessadas