Valentine's Day: conheça a origem da data comemorativa
Menu & Busca
Valentine’s Day: conheça a origem da data comemorativa

Valentine’s Day: conheça a origem da data comemorativa

Home > Entretenimento > Cultura > Valentine’s Day: conheça a origem da data comemorativa

O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é conhecido como o dia mais romântico do mundo. O dia celebra o que conhecemos no Brasil como Dia dos Namorados, a data é famosa até mesmo em alguns países muçulmanos, porém, nesses, geram-se polêmica e protestos.

Valentine's Day
Conheça a origem do Valentine’s Day. | Foto: Reprodução.

Valentine’s Day: conheça a sua origem

A origem do Valentine’s Day ou Dia de São Valentim, celebrado nos Estados Unidos, na Europa e na maior parte dos países do mundo, surgiu muito antes do Dia dos Namorados do Brasil.

Ele começou a ser celebrado no século V, mais especificamente em 14 de fevereiro de 496 d.C., quando o papa Gelásio instituiu o primeiro dia oficial do santo em homenagem a Valentim.

Existem algumas versões dessa mesma história, mas a mais famosa é a de que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século III.

O imperador daquela época era Claudius II e ele baniu os casamentos naquele século, pois acreditava que os homens casados se tornavam péssimos soldados. Assim, acreditava que os solteiros, por não terem nenhuma responsabilidade familiar, poderiam ser mais produtivos, seriam soldados melhores.

Entretanto, o padre Valentim defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e passou a organizar várias cerimônias em segredo. Quando o imperador descobriu, o padre foi preso e sentenciado à morte em 270. Porém, no período em que ficou preso, ele teria se apaixonado pela filha de um dos carcereiro.

No dia de sua morte, quando ocorreu o cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à garota, assinando como “do seu Valentim”, fato que deu origem à tradição de enviar cartões de presente para seus amores no dia 14 de fevereiro. No século II, o papa Gelásio declarou o Dia de São Valentim, a partir disso, a data passou a ser comemorada e o santo se tornou símbolo dos namorados e amores.

_____________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso

Tags mais acessadas