Confira tudo sobre Kayky Chagas e os garotos de Xerém
Menu & Busca
Confira tudo sobre Kayky Chagas e os garotos de Xerém

Confira tudo sobre Kayky Chagas e os garotos de Xerém

Home > Notícias > Esporte > Confira tudo sobre Kayky Chagas e os garotos de Xerém

Aos 17 anos de idade, o talentoso ponta carioca Kayky Chagas já foi vendido ao gigante Manchester City, onde irá atuar nos próximos cinco anos

Kayky Chagas
O jovem Kayky Chagas, jogador muito promissor revelado pelo Fluminense. | Foto: Mailson Santana/Fluminense.

Fluminense é um dos principais clubes brasileiros na questão de produção de novos talentos e lapidação de jovens jogadores que posteriormente são vendidos para o futebol europeu. Marcelo, Fabinho, Thiago Silva, João Pedro. Não são poucos os atletas que foram revelados no clube e depois saíram para brilhar em grandes times da Europa. Esse bom trabalho também reflete no desempenho em competições de base, como o Brasileirão sub-17, onde o tricolor carioca foi campeão no ano passado. O principal nome daquela conquista foi o ponta Kayky Chagas, nascido em 2003.

Início da carreira de Kayky Chagas

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Kayky começou no futebol jogando pelo futsal do Fluminense aos nove anos de idade. Ele passou por todo o processo de formação do clube carioca, incluindo a transição do jovem para a equipe de campo e a disputa dos primeiros torneios vestindo as cores grená, branco e verde.

O futsal é a nossa principal porta de entrada para o futebol de campo. Ver o Kayky se destacar no profissional nos deixa ainda mais orgulhosos e mostra que estamos no caminho certo. Temos como objetivo integrar cada vez mais os dois departamentos. Queremos que nossos jovens jogadores, ao entrarem em quadra, seja para treinar ou jogar, saibam que já estão fazendo parte da nossa academia de formação, estão sendo observados e preparados para a transição ao campo.

Disse o Diretor das Categorias de Base, Antônio Garcia, para o site do Fluminense.
futebol
Kayky Chagas ainda criança jogando pelo futsal do Fluminense. | Foto: Reprodução/Globo Esporte/Arquivo Pessoal.

Destaque nas categorias de base

Com o tempo, Kayky foi se desenvolvendo e pulando de categoria em categoria até chegar ao time sub-17. Conhecida como “Geração dos Sonhos”, o Fluminense brilhou no Brasileirão e levou o título, derrotando o Athletico-PR na final por 4×2 no placar agregado. O promissor ponta do tricolor foi o destaque do torneio, marcando 12 gols em 15 partidas. O elenco ainda tinha outros garotos promissores como o lateral-esquerdo Jefté, o volante Metinho, o meia Arthur e os atacantes Matheus Martins e João Neto. Essa equipe ainda foi vice-campeã da Copa do Brasil da categoria, perdendo para o São Paulo por 2×1.

Por conta de seu bom desempenho, o jovem atraiu olhares de grandes clubes europeus e não demorou muito para ser negociado. Anunciado oficialmente na sexta-feira (dia 23 de abril), mas que já estava encaminhado desde fevereiro, o Fluminense acertou a venda de Kayky Chagas para o Manchester City, da Inglaterra, por 10 milhões de euros, aproximadamente 65 milhões de reais. Esse valor ainda pode subir mais 11 milhões de euros caso o atleta alcance algumas metas, como número de jogos, uma certa quantidade de gols, títulos, entre outras coisas. Além dele, o tricolor carioca também negociou o volante Metinho ao Grupo City, transação que pode render até 13 milhões de euros. Ambos só irão desembarcar na Europa a partir de janeiro de 2022.

Pela seleção brasileira, Kayky ainda não disputou nenhuma competição oficial, apenas períodos de treinamento nas categorias sub-15 e sub-17. No sub-16, ele foi convocado em 2019 e disputou três amistosos vestindo as cores do Brasil: derrota para a França por 3×1, vitória sobre a Noruega por 4×1 e empate com a Inglaterra (de Jamal Musiala) por 2×2.

Seleção Brasileira
Kayky Chagas em um período de treinamentos pela Seleção Brasileira sub-17. | Foto: Reprodução/Instagram/@kaykysc10.

Suas características e a atual temporada

Kayky é avaliado por muitos olheiros e analistas ao redor do mundo como o maior talento do Brasil nos últimos anos, sendo chamado até de “Neymar canhoto”. Quase sempre atuando pela ponta-direita, ele tem extrema facilidade em driblar os adversários, através de movimentos rápidos e de muita velocidade. O jovem atleta também é muito criativo na construção das jogadas, que são facilitadas pelo seu grande controle de bola e boa visão de jogo. Seu chute também é um ponto forte, tanto cara a cara com o goleiro quanto de longa distância. Um jogador completo que realmente coloca em prática todo o potencial e todas as expectativas que existem sobre ele.

Sua estreia como profissional aconteceu na 1ª rodada do Campeonato Carioca de 2021, em uma derrota por 2×1 para o Resende, onde o clube das Laranjeiras escalou muitos jogadores da base. Seu primeiro gol aconteceu alguns jogos depois, agora contra o Macaé, na goleada por 4×0. Na partida seguinte, Kayky marcou mais uma vez (em cima do Nova Iguaçu), desta vez um golaço que viralizou em páginas de futebol ao redor do mundo nas redes sociais. Mesmo depois que o Fluminense começou a usar força máxima nos confrontos, o garoto continuou sendo titular da equipe, inclusive nas duas primeiras rodadas da Libertadores, contra River Plate e Santa Fe. Foram apenas poucos jogos, mas que já mostraram que o ponta criado em Xerém será muito útil no Fluminense ao longo do ano, para depois viajar para Manchester e brilhar nos gramados do futebol europeu.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas