Confira quais países já estão praticamente livres da Covid-19
Menu & Busca
Confira quais países já estão praticamente livres da Covid-19

Confira quais países já estão praticamente livres da Covid-19

Home > Lifestyle > Saúde > Confira quais países já estão praticamente livres da Covid-19

É fato que para nós, brasileiros, uma vida “normal”, sem preocupações e riscos em relação à Covid-19 parece minimamente distante. Mas, para fora de nossos limites territoriais, podemos ver países que obtiveram certo “êxito” na condução da pandemia, conseguindo bons números e, logo, controlando o vírus. Acima desses, existem nações que já estão livres do coronavírus.

Sabendo disso, a equipe do Fala! decidiu trazer uma lista de algumas dessas nações que nos causam inveja, mas também nos dão esperança!

Países que estão “livres” da Covid-19

Nova Zelândia

O país da Oceania se destacou em razão da sua rigidez e seriedade nas medidas contra o vírus, especialmente na questão do isolamento social, além de um programa eficiente de testagem e rastreamento de casos. A primeira-ministra Jacinda Ardem obteve domínio sob o vírus com seu ótimo estilo de liderança: franco e direto, tendo cerca de 80% de aprovação popular de seu país durante a pandemia.

Os números falam por si mesmos: a população de cinco milhões de habitantes registrou um total de 2.597 casos e apenas 26 mortes. Ainda assim, Jacinda se mantém firme: diz que as fronteiras não serão totalmente abertas enquanto a população não estiver 100% vacinada.

Jacinda Ardem
A primeira-ministra Jacinda Ardem. | Foto: Reprodução.

Austrália

O país vizinho da nação acima também recebe holofotes: 29.578 casos e 910 mortes entre os 25 milhões de australianos. Assim como a Nova Zelândia, a ilha vizinha apostou na rigidez e na sistematização governamental, tendo êxito no freamento do vírus e, consequentemente, das mortes – a primeira de 2021 aconteceu somente no dia 13 de março.

Com a ressalva de regiões especificas – como no Sul, onde restrições ainda são encontradas – a vida na Austrália pode ser considerada “normal” novamente: os locais voltaram ao seu funcionamento original, pessoas andam sem máscaras pelas ruas e até mesmo grandes eventos (como jogos de rúgbi para 70 mil pessoas) estão sendo realizados!

Na sexta-feira (26/3), o ator australiano Chris Hemsworth postou no Instagram uma foto em um estádio de Sidney, assistindo a outro jogo de rúgbi.  

Chris Hemsworth
Chris Hemsworth em estádio na pandemia. | Foto: Reprodução/Instagram (@chrishemsworth).

Islândia

A ilha se tornou o primeiro país europeu a adquirir sucesso perante a pandemia. Ainda que sua geografia e seus singelos 360 mil habitantes ajudem, é inegável a afirmação de que a gestão pandêmica foi exemplar em um território com apenas 29 mortes por Covid-19. A Islândia preparou uma força-tarefa contra o vírus, que iniciou as atividades antes mesmo do primeiro caso da doença ser identificado no local – testagem, rastreamento e isolamento foram tratados com rigor e empenho.

Hoje, a ilha demonstra costumes de superação à pandemia: restaurantes abertos, aglomerações permitidas e a volta do contato entre as pessoas, com beijos e abraços!

Covid-19
A Islândia é um exemplo no combate à Covid-19. | Foto: Reprodução.

Israel

Enquanto o mundo caminha para o agravamento da situação da pandemia, Israel toma o sentido contrário: o rumo da normalidade já é bem evidente na vida diária. As máscaras não são mais necessárias ao ar livre, restaurantes demonstram-se lotados, assim como escolas. O teatro ao vivo e os esportes também foram retomados e, consequentemente, a economia está aberta.

O país tem a maior taxa de vacinação do mundo com 55,3% da população imunizada e, junto a medidas de isolamento praticadas, obteve seu primeiro dia sem nenhuma morte pela doença em 10 meses.

pandemia Covid-19
Israel é destaque por conduta na pandemia. | Foto: Reprodução.

______________________________
Por Bruna Beato – Fala! Cásper

Tags mais acessadas