Confira cinco séries sobre política para entender o mundo
Menu & Busca
Confira cinco séries sobre política para entender o mundo

Confira cinco séries sobre política para entender o mundo

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Confira cinco séries sobre política para entender o mundo

Dicas de séries que explicam política de um jeito simples e são uma boa porta de entrada para entender melhor o que acontece e já aconteceu no Brasil e no mundo

Séries sobre política

Veep (HBO Go)

séries sobre política
Série Veep. | Foto: Reprodução.

A comédia liderada pela atuação histórica de Julia Louis-Dreyfus, ganhadora do Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia 6 vezes consecutivas durante as 7 temporadas da série, ganhou o Emmy de Melhor Série de Comédia 3 vezes e trouxe boas risadas à sua audiência, ao mesmo tempo em que mostrava os bastidores da casa branca e das disputas partidárias.

Homeland (Prime Video e Globoplay)

séries políticas
Série Homeland. | Foto: Reprodução.

Homeland conta a história de Carrie Mathison, uma oficial da CIA que foi informada que um prisioneiro de guerra no Iraque tinha entrado para a Al-Qaeda, grupo terrorista do país. Assim, com o retorno de Nicholas Brody, que havia sido dado como desaparecido desde 2003, para os Estados Unidos, Carrie começa a suspeitar de que ele é o traidor que sua fonte havia informado. A série mostra o serviço de espionagem americano, o medo do terrorismo após o 11 de setembro de 2001, entre outras coisas. Homeland ganhou 2 Globos de Ouro e 1 Emmy de Melhor Série de Drama.

House of Cards (Netflix)

house of cards
Série House of Cards. | Foto: Reprodução.

Uma das maiores responsáveis pelo sucesso das séries Originais Netflix, House of Cards conta a história do inescrupuloso Frank Underwood e todas suas ações para chegar e permanecer no topo do poder. No entanto, apesar das incríveis qualidades técnicas e atuações coadjuvantes, Kevin Spacey rouba a cena como o personagem principal. Suas quebras de quarta parede (quando o personagem fala com a câmera) mostram como funciona a mente desse gênio da política. A série mostra desde o lobby para aprovação de leis até temas como terrorismo doméstico e a articulação de um processo de impeachment.

Os Dias Eram Assim (Globoplay)

os dias eram assim
Série Os Dias Eram Assim. | Foto: Reprodução.

A novela mostra como eram os dias durante a Ditadura Militar Brasileira que começou no Golpe de 1964, passando pelo medo, censura e violência que cobriram esse período em todo o Brasil. Começando em 1970, a “supersérie” mostra também a história daqueles que não lutavam diretamente contra o regime, mas, mesmo assim, foram afetados por ele. Seus 88 capítulos são mais curtos que uma novela comum, mas contam com bastante conteúdo. 

The Americans (Prime Video)

The Americans
Série The Americans. | Foto: Reprodução.

The Americans é uma série única. Ela aborda a vida de dois espiões soviéticos infiltrados nos Estados Unidos durante a Guerra Fria, onde formam uma família e se estabelecem. No entanto, seu vizinho é nada mais, nada menos que um agente de contra-inteligência do FBI. A série, criada por um ex-agente da CIA, tinha que ter seus aprovados pelo serviço de inteligência norte-americano para não revelar mais do que a agência gostaria. Uma obra-prima, aclamada por público e crítica, sua última temporada, em 2018, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Série de Drama. 

Menção honrosa para uma maratona rápida – Years and Years (HBO Go)

séries
Série Years and Years. | Foto: Reprodução.

Com apenas 6 episódios, a série consegue trazer elementos alarmantemente reais que conquistaram e assustaram público e crítica. A minissérie britânica mostra as mudanças políticas, sociais e tecnológicas ao longo de 15 anos na vida dos personagens e do país, através de saltos temporais, explorando as consequências de escolhas em eleições e decisões do Estado.

______________________________
Por Pedro Cabral Marques – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas