Confira cinco documentários para assistir na Netflix
Menu & Busca
Confira cinco documentários para assistir na Netflix

Confira cinco documentários para assistir na Netflix

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Confira cinco documentários para assistir na Netflix

Por mais que a Netflix seja conhecida pelo seu catálogo recheado de grandes séries e filmes de ficção, isso não significa que essa gigante do streaming fique atrás quando o assunto são os documentários.

Pensando nisso, decidimos reunir uma lista com alguns grandes documentários disponíveis na Netflix.

netflix
Confira cinco documentários para assistir na gigante do streaming. | Foto: Netflix.

Documentários para assistir na Netflix

A 13° Emenda, de Eva DuVernay (2016)

Dirigido por uma das grandes cineastas de sua geração, esse documentário foca em revelar e denunciar o funcionamento do sistema carcerário estadunidense, que mantém os prisioneiros sob condições sub-humanas. O título do filme se refere à 13° emenda da constituição estadunidense, que lê-se: “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”.

Logo, o filme também faz reflexão a respeito da escravidão, se ela realmente acabou no país.

Icarus, de Bryan Fogel (2017)

Ao descobrir um grande esquema de dopping, Bryan Fogel viaja para a Rússia e decide ver como as coisas funcionam com seus próprios olhos. Em uma espécie de “Super Size Me”, Fogel se usa como principal face do documentário, registrando e se usando como “cobaia” para descobrir a “verdade”. 

The Carter Effect, de Sean Menard (2017)

Que Vince Carter foi um dos grandes da NBA, ninguém questiona, mas você sabe sua importância e a revolução que ele causou dentro liga? Esse documentário, produzido por LeBron James e Drake, serve para introduzir essa importantíssima figura para o esporte.

Rolling Thunder Revue, de Martin Scorsese (2019)

Dirigido por Scorsese, uma lenda viva do cinema, esse documentário recria a turnê Rolling Thunder, do igualmente lendário Bob Dylan. Misturando imagens de arquivo com um pouco de ficção, esse documentário é um prato cheio para os amantes de música.

Fyre, de Chris Smith (2019)

Contando a história de um dos maiores fiascos musicais dos últimos 40 anos, um grande festival que aconteceria em uma ilha, uma verdadeira experiência, mas tudo não se passava de uma grande mentira. Esse documentário tem como objetivo nos fazer simpatizar com os ricos passando por problemas de ricos, mas que não é tão bem-sucedido.

No mais, ele funciona muito bem se visto como uma comédia. Encarar as desventuras dos organizadores claramente mentindo nos anúncios e ainda assim conseguindo atenção é bem divertido. Melhor que isso só as entrevistas com os ricos influenciadores “enganados”.

O grande problema do documentário é se focar na história dessas pessoas ricas, que no máximo perderam um fim de semana na sua cobertura em Los Angeles, e não nos verdadeiros afetados: os trabalhadores que foram engados pelos organizadores e forçados a trabalhar em condições precárias na esperança de um dia serem pagos, mas até hoje não foram.

____________________________
Por João Pedro Baricatti Nascimento – Fala! Cásper

Tags mais acessadas