Confira cinco curiosidades sobre a antiga União Soviética
Menu & Busca
Confira cinco curiosidades sobre a antiga União Soviética

Confira cinco curiosidades sobre a antiga União Soviética

Home > Notícias > Política > Confira cinco curiosidades sobre a antiga União Soviética

A União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 até 1991. Neste artigo, serão apresentadas 5 curiosidades sobre a URSS. 

Curiosidades sobre a antiga União Soviética

1. Holodomor

A União Soviética passou por crises de fome, durante a década de 1930, devido à escassez de produtos agrícolas no território. A fome alcançou mais de 90 milhões de pessoas, atingindo locais desde Cazaquistão, Crimeia e Ucrânia.

Na língua ucraniana, “Holodomor” é uma palavra que significa “morte por fome; inanição” e sumariza claramente a barbaridade ocorrida nesta época.

Por tratar-se de um tema muito sensível e que pode ocasionar “gatilhos”, optei por não colocar fotos deste período.

2. Primeiro pouso em outro planeta

A sonda Venera-7 finalmente aterrissou na superfície de Vênus em 1971, após 16 tentativas anteriormente fracassadas. Uma segunda sonda “backup” foi lançada cinco dias depois, porém, esta descumpriu a sua missão ao se desviar da órbita da Terra. 

foguete venere-7
Lançamento do foguete com a sonda Venera-7. | Foto: Russia Beyond BR.

3. Era composta por 15 países

A União Soviética  era composta por 15 países, os quais eram: Rússia, Ucrânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Letônia, Estônia, Lituânia, Geórgia, Moldávia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Turcomenistão. 

países União Soviética
Mapa dos países associados à União Soviética. | Foto: Pinterest.

4. Teste de armas biológicas ao ar livre

Assinada pela URSS em 1948, uma lei permitia o uso de armas biológicas ao ar livre, como forma de teste, nas regiões próximas ao Mar de Aral. Assim, as pessoas contaminadas manifestaram os sintomas de antraz e da peste bubônica. Esse evento tornou-se público apenas em 2002.

Por tratar-se também de um tema sensível, assim como o primeiro item, as fotos serão dispensadas. 

5. A anexação da Ucrânia 

Enquanto ocorria a Revolução Russa, em 1917, a Ucrânia se revoltava contra o seu governante da época. Assim, em 1918, desencadeou-se a Revolução Ucraniana a fim de introduzir um sistema anarquista no país. No entanto, como o Partido Comunista Russo temia o desenvolvimento dessa rebelião até a sua área, anexou a Ucrânia em 1921. 

União Soviética
Retratado na figura, Nestor Makhno foi um militante anarquista da Ucrânia que liderou um exército organizado no país, em 1918. | Foto: Notícias Anarquistas.

__________________________
Por Amanda Pavilião Paulilo – Fala! Cásper

Tags mais acessadas