Confira as cinco melhores minisséries brasileiras
Menu & Busca
Confira as cinco melhores minisséries brasileiras

Confira as cinco melhores minisséries brasileiras

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Confira as cinco melhores minisséries brasileiras

Caracterizadas por terem apenas uma temporada e um enredo mais curto, as minisséries, assim como produções nacionais mais longas, vêm sendo aposta das grandes emissoras, bem como das plataformas de streaming nos últimos anos. Ganhando cada vez mais notoriedade, segue, abaixo, a lista com cinco indicações de minisséries brasileiras para os amantes de produções de qualidade, com excelentes roteiros, entretanto mais curtas.

Melhores minisséries brasileiras

1- Assédio

Escrita por Maria Camargo, com direção de Amora Mautner, a minissérie Assédio traz a luta das mulheres como eixo principal da trama. O enredo conta a história de mulheres que foram vítimas de abuso sexual cometido pelo famoso médico Roger Salada, especialista em fertilização.

Em apenas 10 capítulos, a produção mostra essas mulheres transformando suas dores e traumas, após terem seus sonhos destruídos, em desejo por justiça.

Disponível no Globoplay, Assédio ilustra a importância de denunciar e evidencia como a união das mulheres e a luta por seus direitos são capazes de combater o mal. Com grandes nomes no elenco, como Adriana Esteves, Antonio Calloni e Vera Fischer, a minissérie ganhou indicações em importantes prêmios culturais, além de vencer nas categorias de atuação, tornando-se uma das produções brasileiras mais exaltadas por sua temática e execução.

minisséries
Em Assédio, essas mulheres vão dar voz às denúncias de abuso sexual e buscar justiça. | Foto: Globo/ Divulgação.

2- Dois Irmãos 

Baseado na obra de Milton Hamoun, essa produção, também de autoria de Maria Camargo com direção de Luiz Fernando Carvalho, aborda os conflitos presentes em uma família de imigrantes libaneses. Ambientada em Manaus, a história é narrada por Nael, filho da empregada do clã, que testemunhou e vivenciou esses desafetos, marcados principalmente pela difícil relação entre os irmãos Omar e Yaqub.

Essa dramática produção traz aspectos históricos e sociais que contribuem para uma narrativa marcada por ciúmes, obsessão, memórias, angústia e desentendimentos. Apresentada em três tempos diferentes, a minissérie conta com Juliana Paes, Cauã Reymond, Eliane Giardini em seu elenco e, também, pode ser vista na plataforma do Globoplay.

melhores minisséries
Um dos aspectos abordados na trama é a predileção de Zana (Juliana Paes) por Omar, um dos seus filhos gêmeos. | Foto: TV Globo.

3- O Canto da Sereia

Essa minissérie estrelada por Isis Valverde e ambientada na Bahia conta, em quatro capítulos, a história de Sereia, uma famosa cantora de axé, que é assassinada durante uma de suas apresentações no carnaval baiano. O primeiro episódio é marcado pela cena da morte da protagonista, em cima do trio elétrico, dando, assim, início às inúmeras histórias que vão surgir a partir desse acontecimento.

O autor utiliza flashbacks para tentar desvendar o mistério por trás do assassinato, resgatando fatos e antigos relacionamentos de Sereia, segurando a atenção do telespectador diante do suspense. Assim como as demais produções da Globo, essa minissérie também está disponível no Globoplay para aqueles que estão à procura de uma boa produção, com excelentes interpretações e um desfecho surpreendente.

o canto da sereia
A trama de uma das minisséries mais aclamadas aborda o mistério por trás do assassinato de Sereia, uma grande estrela do axé. | Foto: Divulgação/ Globo.

4- Justiça 

Com parceria de Manuela Dias na autoria e José Luiz Villamarim na direção, essa minissérie foi um dos destaques da programação no ano de 2016. Indicada a melhor série dramática no Emmy Internacional, a trama apresenta quatro histórias diferentes, porém interligadas.

Quatro personagens cometem crimes na mesma noite do ano de 2009, em Recife, e são presos após seus atos. Sete anos depois, eles deixam a penitenciária e retomam a vida antes da prisão. Entretanto, a minissérie mostra como as marcas do passado e a nova realidade vão se configurar como desafios para eles, além de pôr em questão o que é ser justo, diante de situações distintas.

Abordando temas importantes, como eutanásia e racismo, ela é estrelada por Adriana Esteves, Déborah Bloch, Marjorie Estiano, dentre outros, e está disponível no Globoplay. Justiça se tornou uma das maiores minisséries nacionais mais aclamadas, sendo, portanto, imperdível para aqueles que desfrutam de um bom roteiro e ótimas atuações.

minisséries brasileiras
Quatro crimes diferentes cometidos na mesma noite dão vida à trama Justiça. | Foto: Ellen Soares/ Gshow.

5- Amores Roubados 

Exibida em 2014, de autoria de George Moura e direção de José Luiz Villamarim, essa minissérie conquistou o público com um consistente roteiro, boas atuações e excelente fotografia, tornando-se alvo de grande audiência.

A trama conta a história de Leandro, um jovem nordestino, criado, em São Paulo, pela mãe prostituta, Carolina. Cria do sertão, ele retorna a sua cidade natal e se envolve com Celeste e Isabel, duas mulheres casadas, além de se apaixonar por Antônia, filha de Isabel.

Misturando ação e sensualidade, Amores Roubados também agradou os telespectadores com a diversidade do seu elenco, por trazer atores mais experientes, como Dira Paes, Cauã Reymond, Isis Valverde e Patrícia Pillar, bem como apresentar novos atores nordestinos, como Jesuíta Barbosa.

Vencedora do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais), essa minissérie superou as expectativas e é uma ótima indicação para quem deseja assistir a uma produção de qualidade.

Amores Roubados
Em Amores Roubados, Leandro (Cauã Reymond) se envolve com três mulheres. | Foto: Reprodução/ Globo.

_______________________________
Por Isadora Diniz – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas