Comprar imóvel na planta: conheça todas as vantagens
Menu & Busca
Comprar imóvel na planta: conheça todas as vantagens

Comprar imóvel na planta: conheça todas as vantagens

Home > Notícias > Mercado > Comprar imóvel na planta: conheça todas as vantagens

Depois de um ano bastante turbulento, o mercado imobiliário apresenta fortes indícios de crescimento, o que pode representar um ótimo momento para comprar imóvel. Mas o que é mais interessante: comprar imóvel na planta ou já construído? Conheça as principais vantagens da primeira opção.

apartamento na planta
Saiba tudo sobre comprar imóvel ainda em construção | Foto: Unsplash

Por que comprar imóvel na planta?

Seja para morar ou investir em imóveis, o momento da compra é muito importante. Durante o processo de negociação, costuma-se visitar o prédio desejado mais de uma vez. Essa é considerada até uma etapa de segurança. No entanto, quando se fala em comprar imóvel na planta, essa possibilidade de visita não existe. No máximo, é possível visualizar a maquete da construção. Talvez, essa impossibilidade de ver algo concreto deixe as pessoas desconfiadas para comprar um imóvel na planta. Contudo, essa modalidade de compra oferece uma série de vantagens que podem ser aproveitadas pelo comprador. Entre elas estão:

Possibilidade de negociação

A compra de um imóvel na planta apresenta uma melhor possibilidade de barganha. E quem não quer economizar, não é? Como o prédio ainda está em construção, pode-se negociar alguns pontos para baratear o valor. Também é comum que as imobiliárias ofereçam imóveis na planta por preços um pouco mais baixos do que os dos imóveis já construídos, mas não é uma regra. Portanto, é importante pesquisar para escolher uma imobiliária que ofereça opções vantajosas.

Ainda existem outros fatores que podem influenciar o preço final, como a entrada que será oferecida pelo comprador, por exemplo. Caso se trate de um apartamento ainda em construção, é possível escolher qual o andar e posição (nascente/poente) para conseguir um desconto.

Infraestrutura

Essa é uma grande vantagem de comprar um imóvel na planta. O prédio já virá equipado com uma infraestrutura moderna e pronta para uso. A compra de um imóvel já usado pode requerer reformas estruturais com o passar do tempo. Ou seja, ao comprar um imóvel novo na planta, possivelmente irá demorar para que ele necessite de reformas estruturais.

Personalização

Outra vantagem de comprar imóvel ainda na planta é a possibilidade de personalização. Enquanto na compra de um imóvel já construído existe pouca chance de personalizar, nos imóveis em construção essa possibilidade é real. Poder escolher a cor das paredes, as janelas e as cerâmicas é algo muito interessante, principalmente se o objetivo é morar no imóvel: uma vantagem importante em comparação aos imóveis já construídos, onde isso ocorre posteriormente à compra.

Menos burocracia

A compra de um imóvel ainda em construção também simplifica a documentação. Como o prédio nunca pertenceu a nenhum outro dono, os trâmites burocráticos são facilitados. Essa simplificação pode até representar economia, já que muitos desses procedimentos requerem taxas, que eventualmente podem ser bem caras.

Valorização

Adquirir um imóvel ainda na planta pode ser um ótimo negócio para quem deseja investir em imóveis. Pois, além da possibilidade de um preço mais baixo na compra, ainda existe a valorização. Para aproveitar, a dica é observar onde o prédio será construído. A localização terá grande influência sobre o valor futuro do imóvel. Foque nos bairros com potencial de crescimento, que geralmente são os preferidos das construtoras.

Fique de olho!

Muitos ficam receosos de fechar negócio com o imóvel ainda na planta: existem realmente alguns riscos. Talvez, o maior de todos seja a possibilidade de atrasos na entrega ou até mesmo a não entrega do imóvel. A construtora pode “quebrar”, por exemplo, e mesmo que a legislação proteja os compradores nessas situações, geralmente travam-se embates judiciais. Uma situação desgastante e que muitas das vezes implica em gastos adicionais com advogados.

Outro fator que deve ser levado em conta é a semelhança entre o projeto e a construção em si. Normalmente, o que se mostra ao comprador são imagens do projeto que será realizado. No entanto, podem ocorrer mudanças ao longo da construção ou simplesmente as fotos podem não corresponder ao imóvel construído. Por isso, é muito importante conhecer a construtora com a qual está se fechando negócio. Uma confiável irá assegurar a entrega do imóvel, cumprindo sempre que possível com os prazos iniciais e entregando um prédio condizente com as ilustrações.

Uma dica é contar com o auxílio de corretores ou de uma imobiliária na hora de procurar os imóveis. O corretor facilita o processo de encontrar o local perfeito para você, seja para morar ou investir, além de conhecer quais são os negócios mais seguros. Clique aqui e leia sobre as vantagens desse profissional no processo de compra de imóveis.

Conheça a FR Prime

Está pensando em comprar imóvel? A FR Prime pode ajudar. A empresa conta com uma vasta experiência no mercado imobiliário de Volta Redonda – RJ e já ajudou a realizar o sonho da casa própria de várias pessoas. Entre em contato e conheça as opções de imóveis à venda.

___________________________________
Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas