Como o mercado cinematográfico coreano foi impactado pelo K-pop?
Menu & Busca
Como o mercado cinematográfico coreano foi impactado pelo K-pop?

Como o mercado cinematográfico coreano foi impactado pelo K-pop?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Como o mercado cinematográfico coreano foi impactado pelo K-pop?

Após a guerra, a Coreia do Sul ficou completamente devastada e tomada pela pobreza. A forma que o país encontrou de se recuperar foi investindo na educação e na cultura. Dessa forma, a ascensão cultural coreana se tornou cada vez mais evidente e está relacionada, principalmente, com o sucesso do K-pop, gênero de música pop coreana, ao redor do mundo. 

A “onda coreana”, também conhecida como Hallyu, tomou conta do mercado de entretenimento global com músicas, séries, filmes, livros e jogos. Por conta do alcance mundial, até a procura pelo aprendizado da língua oriental aumentou, assim como o interesse por roupas, cosméticos e acessórios de origem coreana. 

K-pop e o mercado cultural

O K-pop é, sem dúvida, o principal produto consumido dentro do mercado de entretenimento e cultura coreanos. Apenas o BTS, maior e mais conhecido grupo do gênero musical, movimenta cerca de 3,7 bilhões de dólares por ano na economia da Coreia do Sul. Em 2020, a gravadora responsável pelo grupo, até então conhecida como Big Hit Entertainment, registrou um aumento nos lucros e conseguiu atingir o valor de 963 bilhões de wons para o IPO, tornando-se, assim, uma empresa de capital aberto na bolsa de Seul. Além disso, a gravadora coreana, agora denominada HYBE Corporation, adquiriu recentemente a americana Ithaca Holdings, do empresário musical Scooter Braun.

K-pop
Bang Si Hyuk e Scooter Braun. | Foto: Reprodução.

Além de conquistarem o topo da Billboard Hot 100 três vezes, com Dynamite, e uma vez com Life Goes On, o grupo conta com indicações em renomadas premiações estrangeiras como BBMAs, AMAs e até Grammy Awards.

bts
Grupo BTS no Grammy 2021. | Foto: Reprodução.

Como consequência do impulso que o K-pop gerou e com produções que muitas vezes se igualam às maiores bilheterias de Hollywood, o mercado cinematográfico coreano também vem ganhando destaque nos últimos anos. O fato ficou ainda mais evidente quando, em 2020, o filme sul-coreano Parasita foi o maior vencedor na cerimônia do Oscar, levando 4 estatuetas para casa: Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.

parasita
Elenco de Parasita no Oscar 2020. | Foto: Reprodução.

E o sucesso nas premiações não parou por aí, dirigido por Bong Joon-ho, o longa foi indicado no Critics Choice Awards para Melhor Direção, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Elenco, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme e Melhor Edição, saindo como vencedor nas duas primeiras categorias. Além disso, também obteve indicações no Globo de Ouro com Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme em Língua Estrangeira, sendo reconhecido como vencedor na última categoria mencionada.

____________________________________
Por Maísa Balsan – Fala! Cásper

Tags mais acessadas