Como conciliar a vida acadêmica com a pessoal de maneira saudável?
Como conciliar a vida acadêmica com a pessoal de maneira saudável?

Home > Universidades > Como conciliar a vida acadêmica com a pessoal de maneira saudável?

A vida universitária é um grande passo tanto pessoal quanto profissional para os jovens. Com isso, muitas inseguranças vêm à tona, ao passo que conciliar a vida acadêmica – com estudos, provas, aulas e estágio – com a vida pessoal parece difícil em primeira instância.

A rotina universitária não é fácil, e exige muito dos alunos, que acabam se desgastando e deixando de lado o lazer. Diversos estudantes relatam que se afastaram de amigos e do convívio social devido à dificuldade de conciliar a vida acadêmica e a pessoal.

Inúmeros alunos iniciam suas faculdades com a ideia de que terão 24 horas dedicadas somente aos estudos, entretanto, isso acaba por prejudicá-los. Não ter momentos de lazer pode levar ao estresse, podendo desenvolver distúrbios físicos. Dessa maneira, muitos acabam diminuindo seu desempenho na faculdade e, até mesmo, desistindo por não estarem satisfeitos consigo mesmos.

vida acadêmica
Saiba como conciliar a vida acadêmica com a vida pessoal. | Foto: Reprodução.

Como conciliar a vida acadêmica e a pessoal

Aproveite as aulas

Dedicar-se às aulas é uma grande dica para conseguir mais tempo disponível para a vida fora da universidade. Frequentar as aulas, prestar atenção e fazer anotações é uma das maiores formas de fixar os conteúdos, que assim poupam seu tempo na hora de estudar.

Seja um aluno que participa efetivamente das aulas. Questione, dê opiniões e tire dúvidas, isso fará com que os professores também se recordem de quem você é. Agora, no período de quarentena, atente-se a estar disposto para as aulas. Não assista à aula deitado na cama, isso só tornará ainda mais difícil um acompanhamento bom e proveitoso das aulas.

Monte um cronograma de estudos

Organização é a palavra-chave. Essa é uma dica extremamente importante para conseguir manter os estudos e trabalhos em dia. Seu tempo deve ser organizado de modo que consiga distribuir tarefas, estudos e lazer de forma saudável.

Crie um cronograma com tudo o que você quer incluir na sua semana, indo além dos estudos e obrigações. Sua vida pessoal também deve ser organizada para obter sucesso na execução de todas as tarefas.

Não esqueça do seu hobby

Faculdade não é sinônimo de abandonar suas realizações pessoais. Não abra mão do seu hobby devido aos estudos. Adicione seus hobbys também no cronograma de estudos, faça com que isso se torne parte da sua rotina ao invés de abandoná-lo. Reserve, no mínimo, dois períodos da semana dedicados a eles. Isso tornará o dia a dia mais leve e gratificante, além de contar com diversos impactos positivos em sua saúde mental.

Pense no estágio

Além de estudos e lazer, é preciso pensar no estágio que é realizado durante o período universitário. Comprometa-se com a atividade e dedique-se ao máximo, sem ultrapassar seus limites.

O estágio é um complemento à sua formação, portanto, aproveite a oportunidade para agregar ainda mais em sua vida profissional e pessoal. Não transfira tarefas da sua empresa para o horário de aula. Saiba administrar o tempo e, assim, conseguirá desenvolver tanto as atividades da faculdade quanto as do estágio com êxito.

Preze a saúde mental

Como já foi dito, às vezes, não rendemos o quanto gostaríamos e está tudo bem. Precisamos reconhecer nossos limites, para não ficarmos com a cabeça cheia e acarretar ainda mais angústias.

Parar tudo não é sinônimo de desistência, e sim de reconhecer que a sua saúde mental precisa ser mais valorizada. Tire o dia para você mesmo. Fazer uma caminhada, conversar com amigos ou passar o dia debaixo das cobertas vendo séries, o que lhe fizer melhor é válido.

Uma noite de sono boa é essencial para uma vida saudável e organizada. Não deixe para estudar de madrugada. Descanse quando necessário, mas tenha em mente que trocar a noite pelo dia não é a melhor solução.

Curta a vida acadêmica

Esse é um momento único na sua vida e, depois de formado, que histórias você irá contar? Nem só de estudos se vive, e isso vemos ainda mais na época da faculdade.

Em meio a tantas experiências, permita-se viver momentos que também somarão em sua vida profissional posteriormente. A vida acadêmica vai muito além de ser um estudante universitário. Aprenda a valorizar todos esses momentos que serão tão válidos quanto seu diploma no final do curso.

Com isso, é preciso compreender a necessidade do equilíbrio que, junto à disciplina, planejamento e foco, é possível ter uma vida acadêmica e pessoal saudável. Não se cobre demais e reconheça suas limitações. Com a mente descansada e relaxada, você conseguirá passar pela faculdade com êxito e sem grandes preocupações.

Por Júlia Wasko Martins – Fala! Mack