Antes de começar, eu gostaria de deixar claro que: eu estou surtando. E está tudo bem. A maioria das pessoas está ou sendo absurdamente produtivo ou olhando stories no Instagram de pessoas sendo absurdamente produtivas.
E se você está lendo esse texto, imagino que faça parte do segundo grupo de pessoas. Assim como eu. Mas, o que esquecemos de olhar quando nos culpamos pela nossa indisposição é que estamos em uma pandemia, a vida de todo mundo mudou do dia para a noite e, é claro que isso tudo nos afeta muito.
Não tem como continuar nossa vida normalmente, mesmo se você já for acostumado com EAD e home office. Porque tudo mudou.
Porém, quando cheguei aos meus 30 dias de isolamento social, percebi que meu único objetivo era sobreviver. E nós todos sobrevivemos. Agora, precisamos, além de sobreviver, pegar aqueles planos e objetivos que estavam sendo deixados de lado e começar a executar.
Assim, temos a oportunidade de trabalhar de home office, o que pode ser ótimo, pois você não perde o tempo de locomoção e pode almoçar em casa e trabalhar da cama ou do sofá. Porém, muitas atitudes que começamos agora, na quarentena, podem não ser boas a longo prazo.
Por que é preciso ter uma rotina própria?
Primeiro porque é muito mais fácil você se perder nos horários. E, então, você não saberá exatamente que horas você está descansando e que horas você começa a trabalhar ou estudar. Assim como comer enquanto estuda e mudar seu horário de dormir completamente.
Essa falta de organização vai atrapalhar seu progresso no trabalho ou estudo e o manterá menos produtivo e mais propenso a se distrair. E, então, você para e decide fazer um arroz ou varrer o chão, entra nas redes sociais e pronto, já são 18 horas e você não trabalhou nada.
Como posso me organizar melhor para ser mais produtivo?
Com uma rotina, por mais simples que ela seja, você ganha propósito, metas diárias e a organização dos seus horários melhora seu desempenho. Se bem planejada, você ganha mais tempo de descanso e um trabalho e estudo que rendem muito mais em menos tempo.
Também, ao fazer uma lista de tarefas e realizá-las, mesmo que sejam poucas, você se sente mais feliz e motivado, pois está progredindo com seus objetivos.
Busque um espaço de trabalho confortável, assim, você terá um lugar para focar, e a sua cama ou sofá serão apenas para descanso. Quando você tem uma divisão física do que é seu trabalho e do que é sua casa ou seu momento de descansar, seu cérebro se acostumará a ser produtivo quando estiver sentada trabalhando e relaxar quando estiver deitada descansando.
Uma boa dica também é se arrumar, não precisa ser muito, mas tirar o pijama já faz uma grande diferença para que você conseguir perceber quando você precisa começar a trabalhar.
______________________________________
Por Gabriella Aragone – Fala! ESPM