terça-feira, 23 abril, 24
HomeUniversidadesEm 2023, Brasil terá mais alunos de EAD do que em cursos...

Em 2023, Brasil terá mais alunos de EAD do que em cursos presenciais

O EAD (Educação a Distância ou Ensino a Distância) é uma modalidade de ensino virtual no qual professor e aluno interagem on-line. Hoje, esse método soma cerca de 26% do total de estudantes.

De acordo com uma pesquisa do Sagah, calcula-se que mais estudantes estarão matriculados em um curso EAD do que em um curso presencial em 2023.

Sendo assim, esse ensino não possui um ambiente físico presencial e nem horários fixos. Por isso, tem conquistado o campo educacional, uma vez que permite que o aluno estude no período que desejar.

Com a evolução tecnológica, as barreiras físicas não impedem mais que uma pessoa obtenha sua graduação. Dessa maneira, o estudante tem a possibilidade de estudar quando e onde quiser.

Diante disso, a professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Ana Cristina Echevenguá Teixeira afirma que há prós e contras desse método. Segundo ela, os laços afetivos podem ser afetados negativamente.

De acordo com ela, as relações pessoais ficam abaladas. Ainda, Echevenguá comenta que esse ensino reforça a liquidez das relações sugerida por Bauman.

EAD - entenda o que é, como funciona e qual seu público-alvo | foto: Reprodução
EAD – entenda o que é, como funciona e qual seu público-alvo | foto: Reprodução

Apesar dessa opinião, vários profissionais discordam desse pensamento, afirmando que tal tenologia abre portas aos estudantes que não têm tempo de sobra.

No entanto, como fica em relação a trabalho ou estágio? O ensino a distancia pode ou não dificultar o ingresso no ramo empregatício?

Funcionamento do EAD

Para iniciar um curso a distância, há duas primeiras etapas essenciais: ter um computador e uma internet. Além disso, indica-se que o aluno tenha também alguns conhecimentos básicos de informática.

Após isso, o processo torna-se mais fácil. Assim, é necessário que o interessado escolha seu curso e sua faculdade. Depois disso, basta esperar pela aprovação ou não no processo seletivo.

No entanto, se engana quem acredita que o EAD é somente virtual. Diante disso, algumas áreas exigem que o estudante compareça presencialmente em certas aulas no decorrer do curso. Dessa maneira, recomenda-se que a instituição escolhida esteja próxima do aluno para que não haja problemas relacionados ao trânsito ou às longas distâncias.

Já com relação aos trabalhos e prazos, o ensino a distância se assemelha bastante ao presencial. Portanto, datas de entregas e locais destinados a debates e conversas são características em comum e que devem ser levados a sério.

EAD - entenda o que é, como funciona e qual seu público-alvo | foto: Reprodução
EAD – entenda o que é, como funciona e qual seu público-alvo | foto: Reprodução

Público-alvo do EAD

Nesse sentido, recomenda-se o ensino a distância às pessoas com pouco tempo livre, seja porque trabalham ou porque possuem outros afazeres importantes para realizar.

Por outro lado, não existe uma faixa etária que defina o perfil dos estudantes. Afinal, idade não mede tamanho de responsabilidade.

Assim, o público-alvo do EAD é quem possui pouco tempo livre e necessita de um ensino mais prático e de fácil acesso. Por ser virtual, acaba por garantir essa flexibilidades de horários.

A estudante Juliana Emygdio confirma a praticidade do ensino EAD e relata que “[curso EAD] complementa meu trabalho, mas também, tal graduação me possibilita novas oportunidades, novos concursos.”.

O que esperar para os próximos anos

Sobre o futuro, a tendência é que a educação a distância alcance mais estudantes. Inclusive, algumas universidades grandes já oferecem cursos EAD. Dentre elas estão Unifesp, UFRJ, UFLA, UFMG e FGV-EAESP.

Além disso, discute-se a possibilidade de que o aluno realmente faça a faculdade, ou seja, que ele faça as matérias básicas da graduação escolhida e, ao mesmo tempo, se especialize em outras áreas de interesse.