Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Comic Con 2016 – maior evento GEEK da América Latina reúne mais de 196 mil pessoas

pokemon 2016 comic con sdcc2016 stormtrooper

Fãs de séries, quadrinhos, cinema, games e música se juntam em 4 dias de experiência nerd

A Comic Con Experience (CCXP) aconteceu no final de semana (3) e esteve recheado de muita diversão e novidades do universo pop.

Voltado para fãs de cultura pop, a Comic Con existe em aproximadamente 40 lugares espalhados pelo mundo e cresce a cada ano. No Brasil, a edição de 2015 agrupou 142 mil fãs em 120 estandes e 600 horas de programação simultânea, enquanto a edição de 2016 juntou 196 mil pessoas com mais programações ainda.

Entenda um pouquinho como funcionou a 3ª edição: as atrações e os destaques.

01. ESTANDES

Tinham vários pavilhões espalhados pelo São Paulo Expo. Alguns com temas específicos, como a AnimeGames, a Mini Con, feita para as crianças e a Music Con. Outros davam lugar a grandes estúdios como Netflix, Telecine, HBO, FOX, Warner e AXN. Lá você podia interagir em realidade virtual, ver exposições, participar de jogos e brincadeiras com direito a brindes e tirar muitas fotos em lugares como o trono de ferro, a parede de Stranger Things ou com o taco de basebol de The Walking Dead. Em alguns estandes, como o da Warner, aconteciam entrevistas e debates.

untitled-1
Estande da AXN disposto nos 4 dias do evento. Foto: divulgação.

02. PAINÉIS

Uma das partes mais aguardadas da CCXP se encontra dentro dos auditórios. Eram três, onde ocorriam exibições inéditas de trailers, pedaços e até filmes inteiros, além de entrevistas com celebridades, revelações de projetos, explicações de como ocorre o desenvolvimento de trabalhos artísticos, encontro de podcastersyoutubers e muitas palestras.

Dentre tantos painéis, os que se destacaram esse ano foram:

1. HBO – Natalie Dormer: a atriz de Jogos Vorazes e Game of Thrones revelou detalhes de como será a próxima temporada da série.
  2. Paramount – A empresa mostrou conteúdos exclusivos de TransformersGhost In The Shell e xXx: Reativado. Para divulgação deste último, Vin Diesel, Nina Dobrev e Michael Bisping participaram de um painel no 1º dia da Comic Con.
  3. Evanna Lynch – atriz que deu vida a Luna Lovegood de Harry Potter descreveu como foi que conseguiu o papel, falou sobre possibilidades de voltar para o universo e deu sua opinião sobre o rumo que a franquia está tomando.
    untitled-2
    Painel da Evanna Lynch no auditório Cinemark. Fotos: Daniel Deak

4. Marvel – James Gunn, o diretor de Guardiões da Galáxia, dirigiu um painel em que mostrou pela primeira vez o trailer do 2º filme dos heróis. O painel também contou com dois vídeos de material inédito e confirmou a segunda temporada de Luke Cage.
    untitled-2-2
    No auditório Cinemark com o diretor James Gunn, de guardiões da Galáxia. Foto: Daniel Deák.

5. Paris Filmes – O destaque ficou para Power Rangers e o ator Carlos Villagrán, o Quico do seriado Chaves. Quatro dos cinco rangers abriram o jogo e contaram como vai ser o filme que estreia em janeiro. Carlos Villagrán esteve com Danilo Gentili para divulgar o longa Como se Tornar o Pior Aluno da Escola.
  6. Disney – Além de falar de possibilidades de próximas produções, os diretores John Musker e Ron Clements discutiram Moana, Um Mar de Aventuras, com direito a pré-estreia.
  7. Netflix – Com elenco de Sense 8, Shadowhunters, 3% e a presença de Neil Patrick Harris, a Netflix exibiu trailers inéditos e confirmou que haverá 2ª temporada de Shadowhunters e a série brasileira 3%.
    untitled-2-3
    Painel da Netflix com o ator Neil Patrick Harris. Foto: divulgação.

03. CONCURSOS

O evento proporciona concursos para a diversão dos fãs, com direito a grandes brindes. O mais aguardado é o de cosplayers. Desde heróis da Liga da Justiça até personagens de animes e games, os competidores participam de desfiles com renomados jurados. Outro concurso é o de Just Dance. Um estande exclusivo para o jogo dá liberdade para que experimentem as novidades da franquia.

untitled-3
Concurso Cosplay Experience. FOTO: Andre Conti.

untitled-3-1
Vencedora da categoria Cosplay Destaque: Albani Paiva (Muriel de Coragem, o Cão Covarde). FOTO: Andre Conti.

04. ARTISTAS

Vários artistas tem um espacinho nas Comic Con’s ao redor do mundo, mas a de São Paulo permite que mais de 300 quadrinistas exponham seus materiais e estejam disponíveis para fotos, autógrafos e até para fazer desenhos personalizados. O Artists’ Alley é o espaço dedicado a esses profissionais, que além de servir como oportunidade para os fãs, é também essencial para maior abertura desse ramo no país.

É possível também ter autógrafos e fotos com as celebridades que vão aos painéis. Com sessões marcadas, pode-se chegar pertinho de atores mundialmente conhecidos. Esse ano os destaques foram para Evanna Lynch, Neil Patrick Harris, o elenco de Sense 8 e Mark Pellegrino. Detalhes: a Netflix não cobra o autógrafo e alguns dos atores saem das cabines para tirar fotos na grade. Assim, quem está perto também tem chance de conseguir fotos com os famosos.

ghd evanna lynch fc evanna lynch

05. LOJAS

Lojas licenciadas trazem produtos exclusivos e muitas novidades para quem vai ao evento.  Quem pretende terminar a coleção tem sua grande oportunidade, bem como aqueles que buscam por variedade de produtos customizados. As lojas Harry Potter, DC, Marvel, Legião dos Heróis, Panini, Piticas, Riachuelo Geek e Companhia das Letras foram algumas das opções de quem estava na CCXP.

untitled-5
Produtos oficiais eram vendidos na loja da CCXP dentro do evento. Foto: divulgação.

A Comic Con Experience vem crescendo a cada ano. Em 2017 haverá a CCXP Tour, em que pela primeira vez o evento acontecerá também fora de São Paulo.

Confira o vídeo oficial do evento:

Por: Tatiane Vieira de Melo – Fala!M.A.C.K