Cinco cuidados que você deve ter com os cabelos durante o inverno
Cinco cuidados que você deve ter com os cabelos durante o inverno

Home > Lifestyle > Saúde > Cinco cuidados que você deve ter com os cabelos durante o inverno

Durante o frio do período de inverno, é comum que os cabelos passem por mudanças. A diferença nos fios já é percebida em vista da alteração da umidade do ar, causando ressecamento e outras consequências que podem ser agravadas se não forem tomados os devidos cuidados

Em entrevista, a hair stylist e maquiadora Michele Noronha (@michelenoronha) falou sobre os cuidados recomendados com os cabelos durante esse período. Confira, abaixo, cinco dicas da profissional que podem ser de grande utilidade na hora de manter a saúde dos fios no inverno.

cuidados com os cabelos
Cuidados que você deve ter com os cabelos durante o inverno. | Foto: Reprodução.

Cuidados com os cabelos no inverno

1 – Evite a água quente

Especialmente durante o frio, é comum – e até mais agradável – tomar banhos mais quentes. Contudo, a água quente gera complicações ao couro cabeludo e aumento da queda capilar, além de elevar a oleosidade e acentuar a caspa, para os que já sofrem com a questão.

“Todos os problemas que uma pessoa pode vir a ter [com os cabelos], a água quente só aumenta”, ressalta Michele. Para não passar frio e, ao mesmo tempo preservar seus fios, a recomendação é diminuir a temperatura da água na hora de utilizar o shampoo e o condicionador e também no enxágue, amenizando o contato direto com a água mais quente.

2 – Proteja seus fios

Além dos banhos quentes, a secagem dos cabelos por meio de secadores, chapinhas e outros mecanismos do tipo também torna-se mais constante no inverno. Nesses casos, é fundamental usar um protetor térmico para abrandar o efeito da alta temperatura, que pode deixar os fios ressecados e quebradiços.

Mas os cuidados não param por aí: “Sempre recomendo usar depois, também, um reparador de pontas ou outro produto com a consistência mais oleosa, para formar uma barreira e manter a água dentro do cabelo. Pode aplicar várias vezes ao dia, não necessariamente apenas quando termina de secar o cabelo.”. Desse modo, ele fica selado e mais protegido contra agressões externas.

Outra dica, especialmente para os que praticam atividades ao ar livre, é prender o cabelo adequadamente e procurar sempre lavá-lo após o treino. O sal presente no suor já não traz bons efeitos aos fios e, ao juntar-se também ao vento, pode provocar um intenso ressecamento.

Antes de fazer qualquer esporte, recomendo passar o óleo para cabelos e prendê-lo bem, mas da maneira correta: pentear o cabelo e depois fazer uma trança ou rabo de cavalo, para evitar o contato durante a atividade. Logo depois, é preciso lavar, não deixando o cabelo secar com o suor por um longo período de tempo, pois, enquanto isso, o sal danifica o fio.

Disse a entrevistada.

3 – Não descuide da hidratação dos cabelos

Hidratar tanto a pele quanto o cabelo é um cuidado primordial não apenas para o inverno, mas que deve ser intensificado nesse período para uma melhor manutenção.

Uma boa opção para isso, em especial para os cabelos que possuem luzes ou alguma coloração, é substituir o condicionador por uma máscara, por exemplo, que possui um poder de hidratação mais intenso.

Uma visita mensal ao salão, se possível, é também importante, a fim de que seja realizada uma cauterização ou outros procedimentos mais completos para hidratar os fios ressecados com o frio.

Segundo Michele, é importante lembrar que tanto esses produtos de hidratação quanto os óleos capilares já citados anteriormente devem ser utilizados no comprimento e/ou pontas do cabelos, apenas: “O único produto feito para a raiz do cabelo é o shampoo, que é para limpeza”, pontuou ela.

Não é necessário passar o condicionador na raiz, pois é uma região que já temos uma hidratação natural. Conforme o fio vai crescendo, é dificultada a chegada dessa hidratação no comprimento, e é aí que entra o condicionador, as máscaras e outros.

4 – Opte por produtos mais naturais

Usar produtos de qualidade, com atenção especial para sua procedência, é outro ponto indicado pela hair stylist. Os produtos naturais são a escolha ideal para um tratamento capilar mais cuidadoso e, atualmente, estão cada vez mais presentes nas prateleiras.

“Hoje em dia, temos muitos produtos totalmente naturais, produtos veganos feitos sem parabenos e sulfatos que agridem a fibra do cabelo. Isso é muito bom”, afirma ela. Logo, investir num tratamento com produtos de melhor procedência é um ponto a se considerar, especialmente durante o período de baixas temperaturas.

5 – Atenção com sua saúde

Por fim, Michele Noronha destaca que todos os cuidados recomendados não dispensam uma boa alimentação e acompanhamento médico:

Nessa época, em conjunto com o momento que estamos passando, tivemos um aumento muito grande na queda de cabelo. É importante que a pessoa procure um médico caso ela veja que teve esse aumento, também ter uma boa hidratação, uma boa alimentação. Se você fica estressado, possui uma má alimentação, um dos primeiros sinais que você terá na sua saúde é a queda de cabelo. Às vezes, pode até fazer alguma suplementação com uma vitamina própria, mas sempre procurando um médico para fazer exames e checar se está tudo em ordem.

Portanto, cabelos e saúde estão interligados – e devem ser cuidados em todas as quatro estações.

Por Isadora Noronha Pereira – Fala! Cásper