Cigarro: efeitos, duração e abstinência
Menu & Busca
Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Home > Lifestyle > Saúde > Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Que o cigarro faz mal, é cheio de toxinas, altamente viciante e causa câncer, todos já sabem. O que você vai ver aqui é a real descrição das sensações causadas pelo cigarro, além das reais consequências dele em nosso organismo.

Cigarro (tabaco, fumo, cigarrete, pito, estoura-peito, careta)

Forma de ingestão:  oral

Duração dos efeitos do cigarro no corpo: de 30 minutos até 4 horas

Risco de dependência psicológica do cigarro: alto

Risco de dependência física do cigarro: alto

Cigarro: efeitos, duração e abstinência
Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Efeitos do Cigarro

Em curto prazo e em quantidades moderadas, o cigarro causa relaxamento e contração dos vasos sanguíneos. Em grandes quantidades, pode causar dores de cabeça, perda de apetite e náusea. Em longo prazo, prejudica a respiração, pode causar doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer e pode levar à morte.

Efeitos do Cigarro No Corpo

Ao entrar em contato com os vasos capilares dos pulmões, a nicotina se mistura com o sangue já oxigenado, chega até o coração e consequentemente é bombeada para todo o corpo. Este processo é tão rápido que atinge o cérebro entre 6 e 10 segundos.

No cérebro, as moléculas da nicotina se prendem aos neurônios, inicialmente os deixando relaxados, mas posteriormente agitando-os e fazendo com que seja necessária uma nova dose de nicotina para acalmá-los.

cigaro cigarette efeitos sensacoes abstinencia
Os efeitos do tabaco no corpo.

Abstinência do Cigarro

Os sintomas da abstinência do cigarro incluem oscilação de humor, tremor, aumento de suor, aumento de apetite, aperto no peito e tosse, secreção nasal, insônia e prisão de ventre.

O cigarro de palha faz mal?

Como o cigarro industrial, o cigarro de palha faz mal à saúde. Também conhecido como palheiro, o cigarro de palha está fortemente associado a câncer de boca e de garganta. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde da Nova Zelândia, os cigarros de palha modernos, vendidos pela indústria como “enrole seu próprio cigarro”, tem maiores níveis de alcatrão que cigarros industrializados convencionais, além de ter mais nicotina em sua composição.

Cigarro efeitos, duração e abstinência
Tabaco: efeitos, duração e abstinência

Curiosidades do Tabaco

O consumo do tabaco iniciou-se com fins medicinais e como um acessório cerimonial. Os indígenas da América Central, há cerca de 1000 a.C, usavam o tabaco em rituais mágicos e religiosos, para purificar e fortalecer os guerreiros. Eles acreditavam também que com o uso do tabaco podia prever o futuro.

Além do cigarro, você pode ler sobre os efeitos de vários tipos de drogas, como os efeitos da bala, do álcool, da cocaína, da maconha, do lança perfume, da heroína e do LSD.

Leia também o que acontece no corpo quando misturamos drogas.

E há ainda as drogas que são legalizadas – embora letais.

E veja ainda os famosos antes e depois das drogas.

0 Comentários

Tags mais acessadas