Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Que o cigarro é cheio de toxinas, altamente viciante e causa câncer, todos já sabem. O que você vai ver aqui é a real descrição das sensações causadas pelo cigarro, além das reais consequências dele em nosso organismo.

Cigarro (tabaco, fumo, cigarrete, pito, estoura-peito, careta)

Forma de ingestão:  oral

Duração dos efeitos do cigarro: de 30 minutos até 4 horas

Risco de dependência psicológica do cigarro: alto

Risco de dependência física do cigarro: alto

Cigarro: efeitos, duração e abstinência
Cigarro: efeitos, duração e abstinência

Efeitos do Cigarro

Em curto prazo e em quantidades moderadas, o cigarro causa relaxamento e contração dos vasos sanguíneos. Em grandes quantidades, pode causar dores de cabeça, perda de apetite e náusea. Em longo prazo, prejudica a respiração, pode causar doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer e pode levar à morte.

Efeitos do Cigarro No Corpo

Ao entrar em contato com os vasos capilares dos pulmões, a nicotina se mistura com o sangue já oxigenado, chega até o coração e consequentemente é bombeada para todo o corpo. Este processo é tão rápido que atinge o cérebro entre 6 e 10 segundos.

No cérebro, as moléculas da nicotina se prendem aos neurônios, inicialmente os deixando relaxados, mas posteriormente agitando-os e fazendo com que seja necessária uma nova dose de nicotina para acalmá-los.

Efeitos do Cigarro
Efeitos do Tabaco

Abstinência do Cigarro

Os sintomas da abstinência do cigarro incluem oscilação de humor, tremor, aumento de suor, aumento de apetite, aperto no peito e tosse, secreção nasal, insônia e prisão de ventre.

Curiosidades do Tabaco

O consumo do tabaco iniciou-se com fins medicinais e como um acessório cerimonial. Os indígenas da América Central, há cerca de 1000 a.C, usavam o tabaco em rituais mágicos e religiosos, para purificar e fortalecer os guerreiros. Eles acreditavam também que com o uso do tabaco podia prever o futuro.

Além do cigarro, você pode ler sobre os efeitos da balinha, do álcool, da cocaína, da maconha, do lança perfume, da heroína e do LSD.

Leia também o que acontece no corpo quando misturamos drogas.

E há ainda as drogas que são legalizadas – embora letais.

E veja ainda os famosos antes e depois das drogas.

0 Comentários

Tags mais acessadas