Ciclo de treinamento: veja como criar o seu aqui no Fala Fit
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Saiba o que é ciclo de treinamento e como criar o seu modelo ideal

Saiba o que é ciclo de treinamento e como criar o seu modelo ideal

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Com a popularização do fisiculturismo e do mundo fitness, a preocupação com a estética e a saúde corporal vem cada vez mais aumentando. Com isso, as academias têm sido um ambiente que está presente na rotina de muitos dos brasileiros. Desse modo, para que se tenha resultados a curto, médio e longo prazo, é necessário que haja um planejamento e acompanhamento feito por profissionais, para criar de forma personalizada o seu ciclo de treinamento.  

ciclo de treinamento
Saiba tudo sobre o ciclo de treinamento. | Foto: Freepik.

O que é o ciclo de treinamento?

O ciclo de treinamento nada mais é do que determinar, de acordo com o objetivo pessoal, quais são os exercícios a serem feitos, durante tal período. Os ciclos de treinamento servem para determinar, conforme as mudanças corporais, o que é mais adequado para se fazer visando um objetivo a curto, médio ou longo prazo.

Qual a importância do ciclo de treinamento?

Para entender a importância do ciclo de treinamento, é preciso entender sobre o que se trata a evolução. A teoria da evolução diz que os seres vivos precisam se adaptar às condições a fim de sobreviver. 

Quando se fala em músculo é exatamente assim, a evolução dele é condicionada à necessidade dele se adaptar. Isso se dá pelos exercícios com uma carga superior a que eles estão acostumados, que vai causar uma série de pequenas lesões nas fibras musculares e quando recompostas aumentam o volume do músculo. 

O ciclo de treinamento é justamente para evitar que o seu músculo se acostume com tal exercício e pare de evoluir, por não estar sendo estimulado a se readaptar.  

Quais são os ciclos de treinamento?

Existem 3 tipos diferentes de ciclo de treinamento, e eles se diferenciam, majoritariamente, por sua duração. Desse modo, abaixo, estão as definições de como é cada ciclo e o que ele busca priorizar.

Macrociclo

O macrociclo tem a duração mais longa, de aproximadamente 1 ano. Dessa forma, esse ciclo de treinamento tem como objetivo principal, algo a longo prazo, como, por exemplo, quando você junta dinheiro para fazer uma viagem, ou um time que se prepara para vencer um campeonato. 

Existem diversas práticas que vão ter que ser feitas durante esse período, mas o objetivo final é o longo prazo. Normalmente esse ciclo de treinamento é dividido em 3 períodos: preparatória, competitiva e transitória. Esses períodos, por sua vez, são divididos em ciclos menores, com duração de 2 a 6 semanas, que são os mesociclos.

Mesociclo

Com um intervalo de 2 a 6 semanas, o mesociclo é dividido em 3 etapas preparatórias (a geral, a especial e a competitiva), uma pré-competitiva imediata e a etapa transitória. Cada etapa é definida com um objetivo a médio prazo previamente definido. 

Seria, a modo de comparação, como guardar parte do salário todos os meses para viajar no final do ano – ou seja, são ações de médio prazo, que visam o cumprimento do mesociclo no longo prazo. Essas etapas, por sua vez, são divididas em ciclos menores de 1 a 4 semanas de duração, são esses os microciclos.

Microciclo

Tendo duração de 1 a 4 semanas, esse ciclo de treinamento tem objetivos definidos a curto prazo, e que têm o resultado a cada sessão. 

Na metáfora da viagem ao final do ano, esse ciclo é o equivalente a colocar as moedinhas no cofrinho, é algo que, a curto prazo, faz alguma diferença, mas isso só vai se tornar, de fato, notável a longo prazo. São utilizados exercícios para aprimorar a técnica e/ou melhorias físicas específicas.  

Quais os tipos de periodização nos treinos?

A periodização dos treinos é de extrema importância, pois muitas pessoas têm a visão de que basta apenas aumentar a carga que você conseguirá atingir o objetivo final. E, na verdade, aumentar a carga faz parte de um ciclo que tem que ser bem definido de acordo com a periodização. E isso garante com que você ou o atleta em questão consiga ter um período de descanso e recuperação muscular completa a ponto de conseguir sempre atingir o seu máximo sempre que for necessário. 

Aos fãs de Karate Kid, é como o ditado “Wu ji bi fan”, que significa “muito de uma coisa só, faz mal”, ou seja, é necessário que se crie uma planejamento físico que respeite essa periodização. Esse processo pode ser dividido em vários modelos diferentes, sendo eles:

musculação
Ciclo de treinamento: conheça os tipos de periodização nos treinos. | Foto: Freepik.

Clássico

Desenvolvido por Matveev, consiste em três fases: preparatório, competitivo e de transição. 

Modular

Trabalha com um objetivo específico voltado ao desempenho, deixando de trabalhar habilidades pouco relevantes para a realização de tal esporte. 

Pendular

Adapta o método de Matveev em microciclos, fazendo com que o atleta em questão consiga manter um bom condicionamento por todo o ano. 

Blocos

Surge como uma crítica ao modelo clássico. Trabalha todas as habilidades do atleta de forma paralela, na qual os blocos nunca são independentes. 

Ondulatório

Essa é a mais comum periodização na musculação, uma vez que, nessa modalidade, o atleta costuma ter ganhos mais rápidos.  

Como são definidos os ciclos e quais são os seus objetivos?

Os ciclos de treinamento são definidos a partir de um profissional que irá, juntamente com o atleta, estipular objetivos realistas e um prazo para a conquista deste objetivo. São levadas em consideração as condições do atleta, após isso, é determinado um ciclo em dias, meses ou anos, a fim de atender as expectativas do atleta. 

O objetivo dos ciclos é diminuir as lesões e evitar o overtraining, que é o esgotamento pelo excesso de exercícios. Alguns atletas de alto rendimento, com acompanhamento de profissionais de nutrição juntamente com educadores, fazem um ciclo na musculação para potencializar a hipertrofia através do uso de anabolizantes, isso é o que é ciclar na musculação.  

Como criar o seu ciclo de treinamento ideal

Seu ciclo de treinamento deve ser montado junto de profissionais capacitados para tal função, levando em conta as suas condições físicas atuais e aquilo que você almeja atingir em um determinado período de tempo. 

O site Fala Fit é composto por diversos profissionais de educação física e tem diversas dicas para você adotar a periodização nos seus treinos e escolher o ciclo de treinamento que mais se adequa a você. Para saber mais sobre o mundo da musculação e o mundo fit em geral, acesse o site Fala Fit.

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Por Bernardo Augusto E Silva Monteiro – Fala! Uerj

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