sexta-feira, 29 março, 24
HomeLifestylePor que nos interessamos tanto pela vida das celebridades?

Por que nos interessamos tanto pela vida das celebridades?

Se você tem uma conta no Instagram, há grandes chances de seguir pelo menos um(a) celebridade ou subcelebridade. Mas o que são essas pessoas? Não são famosos, porém têm mais seguidores do que a grande maioria das “pessoas comuns” nas redes sociais.

celebridades
Redes Sociais de Celebridades

Estão ali postando dicas de alimentação, dividindo com seus seguidores séries de exercícios, fotos com o pet, vídeos de auto maquiagem, ou de qualquer forma, exibindo suas vidas. E tem muita gente interessada no assunto!  Só para ter uma ideia, o canal da Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida como Inês Brasil (@inesbrasiltv) tem mais de 480 mil seguidores.

Ines Brasil
Inês Brasil participou de uma chamada para a série Orange is The New Black, da Netflix.

Para quem não lembra, a musa dos memes ganhou notoriedade após o vídeo de sua inscrição para o Big Brother Brasil 13 vir à tona, onde ela exibia uma performance bem ousada. Sua “fama” lhe garantiu uma vaga em uma chamada para a famosa série Orange is The New Black, do serviço de streaming Netflix.

A audiência é grande

De acordo com a pesquisa sobre hábitos, frequência e preferências no Instagram, feita em 2018 pelo site opinionbox.com, 51% dos entrevistados afirma utilizar a rede para acompanhar a vida de blogueiros e influenciadores digitais. E esse número parece crescer abruptamente.

É o que fica claro quando analisamos o Instagram de fofocas @garotxdoblog. Em 5 meses de criação, a conta já ultrapassou os 900 mil seguidores. De acordo com o criador, a conta foi criada na época da polêmica entre Débora Nascimento, José Loreto e Marina Rui Barbosa, e tinha como objetivo defender essa última. Os seguidores cresciam exponencialmente a cada novidade no caso e hoje, outros conteúdos foram ganhando espaço na conta.

“Gravidez e nascimento de filhos de celebridades e subcelebridades são os conteúdos que mais geram curtidas e acessos”.

revelou o criador ao Fala! Universidades, que é conhecido por famosos mas prefere ficar no anonimato. Outro personagem que também segue a linha de noticiar a vida das celebridades e subcelebridades é Leo Dias, que além de ter uma conta no Instagram com mais de 3 milhões de seguidores, também faz parte do quadro de apresentadores do programa Fofocalizando, no SBT, que disputa a audiência das tardes com outros dois programas da mesma linha: A Hora da Venenosa na Record e A Tarde é Sua na RedeTV!.

Instagram @garotxdoblog
O Instagram @garotxdoblog atingiu quase 1 milhão de seguidores em 5 meses, noticiando a vida de celebridades e subcelebridades.

Por que nos interessamos pela vida de subcelebridades?

Afinal, por que a vida de pessoas que nem conhecemos – e que quase sempre não tem um conteúdo relevante a oferecer – nos interessam tanto? Seria pouco honesto dizer que não nos interessamos por pelo menos 5% da vida alheia. E essa porcentagem não se refere apenas a parte ruim.

O criador do @garotxdoblog, que tem um dos maiores Instagrams de fofocas atualmente explica:

Nos interessamos pela viagem que nosso vizinho fez, pelo carro ou casa nova que ele comprou. Ficamos felizes com essas conquistas. E quando ficamos sabendo que a filha da vizinha teve um caso com o filho do vizinho casado? Ficamos interessados no desfecho da história. A mesma coisa acontece nas plataformas digitais, especificamente em Instagram de fofoca. As pessoas se interessam em saber o que as celebridades estão fazendo, e que seus perfis oficiais não mostram”.

Fica claro então que as celebridades ou subcelebridades têm um grande público e parece que vai ser assim por um bom tempo. O fato de que o Instagram ocultou o número de curtidas para usuários pode mudar um pouco a forma de divulgação de conteúdo e parcerias para os blogueiros e influenciadores digitais, mas isso só o tempo dirá.