Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Carnaval: fantasias que não deveriam ser fantasias

Carnaval: fantasias que não deveriam ser fantasias

Por Joyce Cardoso – Fala!Cásper

Algumas fantasias podem reproduzir preconceitos contra diferentes povos e crenças.

A época do ano mais aguardada por muitos brasileiros chegou: o Carnaval. Já pode tirar do armário as roupas brilhantes, as fantasias, tudo que você vem guardando desde o ano passado. Mas, antes de se vestir é preciso ter atenção, já que as fantasias podem trazer preconceitos enraizados na nossa sociedade.

Confira abaixo uma lista com quatro fantasias consideradas “close errado”:

Fantasia de Índios

Se fantasiar de índio é forçar um estereótipo de que todos são iguais, sendo que a cultura indígena é bem diversa. Vestir-se de índio é tratar como brincadeira a existência de povos e despeitar uma cultura inteira.

Fantasia de Nega Maluca

(Reprodução – Pinterest)

Só pelo nome já podemos perceber que a fantasia ridiculariza os negros, além de trazer a sexualização da mulher. Nas palavras de Djamila Ribeiro, “uma mulher negra com cabelo crespo comumente ouve piadas e é discriminada e, no Carnaval, a mesma pessoa que ridiculariza nossos cabelos quer se vestir de “nós” para seguir ridicularizando”.

Fantasias de Religiões

Jesus, Iemanjá, Exu, entre outros. Vestir-se como qualquer um desses exemplos pode ofender fiéis de diversos credos. Não é legal transformar em brincadeira algo que alguém acredita e segue.

Fantasia – Transexuais

Se vestir tentando imitar LGBT’s faz com que você ridicularize toda a luta que eles passam todos os dias, e só evidencia ainda mais o preconceito. Um exemplo disso foi quando Caitlyn Jenner foi capa da revista Vanity Fair e as lojas começaram a vender fantasias dela. Isso não é homenagem, é transformar um assunto sério em brincadeira.

O Carnaval é para ser uma festa que traz alegria para o povo, então quando for se fantasiar se pergunte: será que estou somente me divertindo ou estou ofendendo alguém?

1 Comentário

  1. Zezi
    6 meses ago

    Ridículo . Quanta frescura e mimimi

Tags mais acessadas