Capacitismo no BBB21: Entenda a polêmica do reality relaciona as PCD's
Menu & Busca
Capacitismo no BBB21: Entenda a polêmica do reality que relaciona as PCD’s

Capacitismo no BBB21: Entenda a polêmica do reality que relaciona as PCD’s

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Capacitismo no BBB21: Entenda a polêmica do reality que relaciona as PCD’s

Victor Di Marco, influencer, diretor e roteirista em formação, comenta sobre capacitismo no BBB21 após tratamento de Arthur e Caio

Capacitismo no BBB21
Capacitismo no BBB21. | Foto: Montagem/ Reprodução.

Victor Di Marco comenta sobre Capacitismo dentro do BBB21

O influencer Victor Di Marco comentou em suas redes sociais sobre capacitismo dentro do BBB21: “Nos últimos dias, um dos participantes, o Caio, está com mobilidade reduzida e o Arthur está com o braço enfaixado, o que tem feito com que a gente se depare com falas e atitudes bem violentas“.

O apresentador, Tiago Leifert, por exemplo, fez um comentário dizendo que Caio e Arthur juntos não davam um. Ou seja, as duas únicas pessoas com algum tipo de redução de mobilidade não valiam o mesmo do que qualquer outro participante.

Disse Victor Di Marco em vídeo publicado em sua conta no Instagram.

O Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou cognitiva. O comentário do ator sobre a discriminação de PCD’s dentro do BBB21 se deu após o tratamento da produção com Arthur, que está com o braço enfaixado, e Caio, que atualmente se encontra com a mobilidade reduzida, após escorregar e cair em uma das festas do reality show.

A questão aqui é, e a gente sempre volta na mesma estaca, que o valor da vida está atrelado ao corpo eficiente e consequentemente o corpo válido. No mesmo dia, o apresentador ainda falou que nenhum dos dois teriam nenhum benefício por estarem na condição em que estão. Ou seja, mais uma vez uma distorção real do que é a acessibilidade.

Falou o ator.

Em seu vídeo, Victor comenta sobre a cena em que Caio toma banho no chão após ter sido impedido de utilizar uma cadeira para servir como apoio devido à sua falta de mobilidade. Ao verem a cena, os internautas e telespectadores do BBB21 se revoltaram com a falta de acessibilidade dada ao brother.

Mas o que mais chocou todo mundo foi a cena de Caio tendo que tomar banho no chão por ter sido impedido de utilizar uma cadeira como apoio. De novo a gente volta à problemática da acessibilidade. Muito mais do que isso, é a dificuldade do programa de assumir uma pessoa com mobilidade reduzida dentro da casa. Se o programa mesmo demorou muito tempo para dar muletas para a casa, o que esperar da produção depois que ela fez “o mínimo”?

O influencer continuou: “O que mais me doí é perceber a imagem que se cria de uma mobilidade reduzida e, consequentemente, de uma pessoa com deficiência: uma pessoa que não pode ser autônoma e que está sempre pedindo favor aos outros“.

O BBB volta a ser um reflexo não apenas da nossa sociedade, mas do tipo de imagem que a gente tem de pessoas com deficiência. É importante falar aqui também que, assim que Caio e Arthur se acidentaram, um dos participantes falou que ninguém mais teria coragem de votar neles e os dois iriam atrapalhar o jogo pois estavam debilitados. E aqui está mais uma imagem que se tem de uma PCD, a pena.

Disse o influencer.

Por fim, o estudante de audiovisual deixa um recado para seu público: “Então, o que eu quero com esse vídeo é frisar que acessibilidade não é um favor e nem um benefício. Né, Tiago Leifert? Quero convidar vocês a prestigiar outras pessoas com deficiência que estão criando outras narrativas a partir da sua imagem, além dessas que a gente já tá de saco cheio“.

Tags mais acessadas