Brasileirão: veja uma prévia das semifinais do sub-17
Menu & Busca
Brasileirão: veja uma prévia das semifinais do sub-17

Brasileirão: veja uma prévia das semifinais do sub-17

Home > Notícias > Esporte > Brasileirão: veja uma prévia das semifinais do sub-17

Há um pouco mais de um ano, a seleção brasileira se sagrava campeã da Copa do Mundo sub-17, com a final realizada em Gama, no Distrito Federal. A conquista deu holofotes a vários jogadores do país, que inclusive já exportaram alguns desses talentos para o exterior, como os casos do lateral Yan Couto, que trocou o Coritiba pelo Manchester City, do goleiro Marcelo Pitaluga, que foi para o Liverpool, também da Inglaterra, e do volante Diego Rosa, que irá se transferir do Grêmio a um dos times do Grupo City em janeiro.

Buscando manter o legado do elenco campeão, a geração 2003 vem mostrando muito talento com nomes bastante promissores no cenário nacional. Após a não realização da Taça BH de Futebol Júnior, o Brasileirão sub-17 se tornou a principal competição da categoria neste ano. Depois de uma fase de grupos e as quartas de final, o torneio chega às semifinais com os duelos entre Fluminense x São Paulo e Flamengo x Athletico-PR. Confira abaixo um resumo dos 4 participantes ainda vivos no campeonato!

Brasileirão sub-17
Werton (Flamengo), Renan (Athletico-PR), Kayky (Fluminense) e Patryck (São Paulo) são destaques do Brasileirão sub-17. | Foto: Globoesporte, Instagram/@renanviana_09, Twitter/@FluminenseStuff, Lance.

Brasileirão sub-17

Fluminense

Considerado por muitos a principal equipe sub-17 do país, o Fluminense chega como um dos favoritos a conquistar o Brasileirão e irá enfrentar o São Paulo na semifinal, sendo a primeira partida realizada no Morumbi, na sexta-feira (27), e a volta no dia 7 de dezembro, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Após conquistar sete vitórias em 9 jogos na fase de grupos, o tricolor carioca derrotou o Vasco nas quartas de final, vencendo as duas partidas.

O principal destaque do clube é o ponta Kayky Chagas, artilheiro da competição com 9 gols marcados e, após a subida do meia Ângelo para os profissionais do Santos, o melhor jogador das categorias de base do Brasil. Ao lado dele, Matheus Martins também vem tendo grandes atuações, já tendo feito 6 gols no torneio.

Mais atrás, o volante nascido no Congo e capitão Metinho tem um enorme potencial, sendo lembrado neste ano pela lista dos 60 jogadores mais promissores do mundo feita pelo jornal inglês The Guardian. Vale destacar também o meia Arthur, nascido em 2005, que foi campeão do Sul-Americano sub-15 no ano passado.

São Paulo

são paulo futebol
O talentoso Patryck comemorando um gol na goleada por 8×1 contra o 1ºBPM-TO pela Copa do Brasil sub-17. | Foto: Igor Amorim/saopaulofc.net.

Com uma das melhores estruturas do país, o São Paulo apresenta um elenco muito forte e com plenas condições de conquistar o título do torneio. O clube paulista fez uma campanha excelente na fase de grupos, liderando o grupo B após vencer 8 das 9 rodadas. Nas quartas de final, o clássico Majestoso contra o Corinthians foi bastante equilibrado e emocionante. Após vitória corintiana por 3×2 no jogo de ida, o tricolor venceu a volta por 2×1 com dois gols do atacante Caio, levando a disputa para os pênaltis. Nas penalidades, a estrela do goleiro Leandro brilhou e o atleta são-paulino defendeu duas cobranças, colocando a sua equipe nas semifinais.

O jogador com mais bagagem do elenco é o lateral-esquerdo Patryck, que foi titular na conquista do Mundial sub-17 pelo Brasil no ano passado, sendo o mais jovem daquele time. Outro grande destaque é o ponta Marquinhos, que também já possui passagem por seleções brasileiras de base. Fazendo companhia a ele no ataque, o meia João Pedro Palmberg e o atacante João Adriano também são muito efetivos na criação de jogadas da equipe, tendo marcado 7 gols somados.

O São Paulo ainda terá os desfalques do goleiro Leandro, do lateral João Douglas e do centroavante Rodrigo, todos convocados pelo técnico Paulo Victor Gomes da seleção brasileira sub-17 para um período de testes na Granja Comary.

Flamengo

Um dos times que mais utilizou jogadores da base nos profissionais este ano, com destaque para o goleiro Hugo Souza, os laterais Matheuzinho e Ramon e os zagueiros Natan e Gabriel Noga, o Flamengo fez uma campanha mediana na fase de grupos, com 5 vitórias, um empate e 3 derrotas, se classificando apenas 4ª colocação do grupo B.

Nas quartas, os cariocas enfrentaram o bom time do Palmeiras. Na ida, uma grande vitória por 5×2 na Gávea deu muita vantagem ao time da casa. E com apenas um empate por 1×1 na volta em São Paulo, o Flamengo se classificou para a semifinal. A primeira partida contra o Athletico-PR será na segunda-feira (30), em Cariacica, no Espírito Santo. A volta será disputada em Curitiba dia 7 de dezembro, assim como a outra semifinal.

O principal nome da equipe rubro-negra é o atacante amazonense Werton, que já marcou 4 gols na competição e vive um grande momento na temporada. Outro destaque é o ponta Wiverson, autor de um dos gols da goleada contra o Palmeiras.

O Flamengo também irá para o confronto desfalcado de 2 jogadores muito talentosos: o meia Matheus França e centroavante Mateus Lima, o Mateusão, ambos convocados pela seleção brasileira para o período de testes na Granja Comary. Também vale destacar o bom meia-atacante Victor Hugo e o zagueiro Diego Santos.

Athletico-PR

brasileirão
Jogadores do Athletico-PR festejando um gol marcado no Brasileirão sub-17. | Foto: Site oficial/athletico.com.br.

Em grande ascensão no futebol brasileiro, o Athletico-PR chega como uma grande surpresa nessa fase do Brasileirão sub-17. Após uma bela campanha na fase de grupos, com 7 vitórias em 9 partidas, os paranaenses enfrentaram o Grêmio nas quartas de final. E o confronto foi um verdadeiro massacre dos athleticanos. Após uma vitória de virada por 2×1 lá no Rio Grande do Sul, o Athletico-PR goleou por 5×0 na partida de volta, não dando a menor chance dos gaúchos reverterem a desvantagem da ida.

O grande craque do time é o centroavante Renan, ex-jogador do Flamengo e que é o artilheiro da competição, com 9 gols marcados (ao lado do Kayky do Fluminense). Com sete tentos, o meia Jader também é um dos destaques, formando uma grande dupla com Renan. Os pontas Lucca e Emersonn, o goleiro Mycael e o lateral Ataíde também ficarão de fora do jogo de ida por conta do período de testes da seleção brasileira no CT da Granja Comary. Olho também no zagueiro João Pedro.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas