Brasileirão sub-17: veja os destaques da primeira rodada
Menu & Busca
Brasileirão sub-17: veja os destaques da primeira rodada

Brasileirão sub-17: veja os destaques da primeira rodada

Home > Notícias > Esporte > Brasileirão sub-17: veja os destaques da primeira rodada

10 jogos e 26 gols marcados animaram os primeiros jogos da principal competição do Brasil, o Brasileirão, na categoria

Palmeiras x Flamengo
Confronto entre Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque, último jogo da 1ª rodada do Brasileirão sub-20. | Foto: Fabio Menotti/Palmeiras.

Após quase cinco meses depois da final entre Fluminense x Athletico-PR, o Brasileirão sub-17 teve o seu início na última sexta-feira (7), com a partida entre Cruzeiro e São Paulo, que terminou em um empate por 1×1 (gols marcados por Vitor Roque, para os mineiros, e Rodriguinho, para os paulistas). Ao todo, 20 equipes são divididas em dois grupos, onde oito se classificam para as quartas de final e, posteriormente, seguem para as semifinais e a grande decisão. Lembrando que este ano a geração 2004 é a maioria dentro dos clubes, porém com muitos atletas nascidos em 2005, e até alguns de 2006, também presentes. Confira os destaques da primeira rodada do torneio!

Brasileirão sub-17: destaques da 1ª rodada

Emersonn, o artilheiro do Furacão

Brasileirão sub-17
O atacante capixaba Emersonn, jogador do Athletico-PR. | Foto: José Tramontin/athletico.com.br.

Em seus primeiros jogos, o Brasileirão sub-17 acumulou 26 gols marcados, três deles feitos pelo atacante Emersonn, do Athletico-PR. Em partida realizada no CT do Caju, em Curitiba, o clube paranaense goleou o Santos por 4×0, sendo a vitória com a maior diferença de gols da rodada. Primeiro, o jovem marcou de cabeça, após bom cruzamento vindo do lado direito do campo, aos 42 minutos do 1º tempo. Na etapa final, o capixaba marcou mais dois gols em sequência: “cara a cara” com goleiro, aos 14 minutos, e arrancando desde do meio-campo, aos 16. O último tento foi marcado pelo meia e capitão Marcos Vinicius. Emersonn é o atual artilheiro da competição e foi campeão do Sul-Americano sub-15 em 2019 pela seleção brasileira.

Estreia do atual campeão

Brasileirão
Jogadores do Fluminense comemorando um dos gols da vitória sobre o Fortaleza. | Foto: Mailson Santana/Fluminense FC.

Último vencedor do torneio, o Fluminense encantou as categorias de base do futebol brasileiro com a sua ótima geração nascida em 2003. Dois atletas já foram vendidos ao Grupo City por 15 milhões de euros somados: o volante Metinho e o ponta Kayky Chagas, que devem viajar para o futebol europeu apenas em janeiro de 2022. Além deles, o lateral-esquerdo Jefté e os atacantes Matheus Martins e João Neto também tiveram muito destaque e já integram o elenco profissional. Apesar das perdas, o time do tricolor carioca continuou bastante qualificado, comandado pelo meia Arthur (2005) e alguns remanescentes do título de 2020, como os atacantes Gustavo Lobo e Gabriel Lyra (ambos nascidos em 2004).

Na estreia do Brasileirão sub-17, o Fluminense enfrentou o Fortaleza no Estádio das Laranjeiras. O primeiro gol do tricolor carioca saiu aos 20 minutos de jogo, após uma belo chute de esquerda do atacante Samuca. Três minutos depois, o craque Arthur ampliou cobrando pênalti. Antes que o relógio marcasse 30 minutos de bola rolando, Gabriel Lyra driblou o goleiro e fez o terceiro para o time da casa. Na etapa final, Luis Roberto descontou para o Leão do Pici e fechou o placar em 3×1. Na próxima rodada, o Fluminense duela contra o Internacional fora de casa, enquanto o Fortaleza recebe o Athletico-PR na capital cearense.

Rivalidade no profissional e nas categorias de base

futebol
Atletas do Flamengo comemorando o importante triunfo sobre o Palmeiras. | Foto: Carlos Santana / Portal da Base Brasil.

No dia 11 de abril, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na Supercopa do Brasil no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Após um jogo de grande qualidade técnica, a equipe carioca conquistou o bicampeonato nas cobranças dos pênaltis, colocando mais um título à frente dessa rivalidade que vem crescendo nos últimos anos. Desde 2016, quando os dois clubes se firmaram como os mais estruturados do país, são três vitórias do Flamengo, seis empates e duas vitórias do Palmeiras. E esses duelos também são muito equilibrados nas categorias de base. Em 2019, o rubro-negro conquistou o Brasileirão sub-17, enquanto o Verdão levou para casa a Copa do Brasil e a Supercopa da categoria.

Marcado como o jogo que fechou a primeira rodada da competição, Palmeiras e Flamengo jogaram no Allianz Parque na segunda-feira (10). A partida começou muito movimentada, com diversas chances de gol para ambos lados. Aos 25 minutos, o meia Victor Hugo abriu o placar para os cariocas, enquanto os paulistas empataram no último lance do 1º tempo com um belo chute do volante Jean Carlos. Na etapa final, o Verdão teve um pênalti logo no início, mas o goleiro Dyogo defendeu a cobrança de Luiz Freitas. Jean Carlos foi expulso aos 15 minutos e o Rubro-negro passou a ter o controle total da partida. Pouco tempo depois, Petterson fez grande jogada e tocou para Mateusão marcar e definir o placar final em 2×1. Na segunda rodada, o Flamengo enfrenta o Ceará no Rio de Janeiro, enquanto o Palmeiras visita o Botafogo em Niterói.

Outros resultados da 1ª rodada do Brasileirão sub-17

  • Ceará 2×1 Atlético-GO: Kadu e Caio (CEA); Daniel (ATG);
  • Bahia 0x1 Grêmio: João Marcos (GRE);
  • América-MG 1×1 Botafogo: Gui (AME) e Gilwagner (BOT);
  • Corinthians 2×1 Internacional: Pedrinho e Wesley (COR); Carlison (INT);
  • Sport 1×0 Chapecoense: Daniel Cruz (SPO);
  • Vasco 1×2 Atlético-MG: Erick (VAS); Matheus Antônio e Carlos Eduardo (ATM).

______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas