O Campeonato Brasileiro de Futebol, popularmente conhecido como Brasileirão, é a principal competição nacional do esporte. Sua primeira edição foi em 1971, porém a história do torneio teve mais um capítulo adicionado em 2010, quando os campeões da antiga Taça Brasil e a Taça de Prata foram considerados. Atualmente, é disputado por pontos corridos e possui 4 divisões: A, B, C e D.
Entenda como funcionam as divisões do Brasileirão, campeonato brasileiro de futebol
SÉRIE A DO BRASILEIRÃO
A primeira divisão do campeonato é a série A, foi a primeira a adotar o sistema de pontos corridos no ano de 2003 e 24 times participaram da disputa, diferentemente de hoje, onde são 20 equipes. Com turno e returno, a divisão conta com 38 rodadas, onde todos jogam contra todos duas vezes e o campeão é aquele com a maior pontuação no final.
Além disso, os times da parte de cima da tabela garantem vagas nas competições continentais da Conmebol: Libertadores e Sul-americana, com a quantidade de vagas a definir, dependendo do ingresso dos clubes via outros campeonatos. Os últimos quatro colocados são rebaixados para a série B.
SÉRIE B
O Brasileirão série B é disputado por pontos corridos desde 2006 e durante sua história, sofreu com problemas de organização como no ano de 1987, onde os próprios clubes organizaram o Módulo Amarelo.
São 20 equipes ao todo que podem ter permanecido na divisão, ascendido da série C ou descendido da série A. Os quatro primeiros colocados são promovidos para a primeira divisão e os quatro últimos, rebaixados para a C, além disso, o campeão garante participação na Copa do Brasil. Com turno e returno, são 38 rodadas ao total.
SÉRIE C DO BRASILEIRÃO
A partir de 2009 a série C deixou de ser a última divisão do campeonato brasileiro. É disputada historicamente por 20 clubes, divididos em dois grupos de 10 times, formados por critério geográfico. Na edição de 2021, o critério não foi seguido fielmente, pois o grupo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste contava com mais equipes.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para o quadrangular, onde os primeiros disputam a final e os segundos são promovidos para a série B, e, em contrapartida, os quatro últimos são rebaixados para a série D. Atualmente, há proposta de mudança no formato para pontos corridos, que pode ser implementado ainda na temporada de 2022.
SÉRIE D
Desde 2009, é a última divisão do Brasileirão sendo porta de acesso para equipes via campeonatos estaduais, além de promover clubes para a terceira divisão. Ela é composta por 7 fases:
- Preliminar: 8 equipes disputando 4 vagas
- Primeira fase: composta por 64 times, divididas em 8 grupos com 8 times cada
- Segunda fase: inicia o mata-mata entre os 32 times classificados da primeira fase
- Terceira fase: 16 equipes distribuídas igualmente em 2 grupos
- Quarta fase: 8 classificados
- Quinta fase: 4 classificados já para a série C
- Finais: Os dois primeiros da quinta fase disputam o título de campeão do Brasileirão série D.
_____________________________________________
Por Tarsiane Santos – Fala! Uninove