Bolo de caneca fácil e rápido para não sair da dieta
Menu & Busca
Bolo de caneca fácil e rápido para não sair da dieta

Bolo de caneca fácil e rápido para não sair da dieta

Home > Lifestyle > Saúde > Bolo de caneca fácil e rápido para não sair da dieta

À tarde costuma aparecer aquela vontade de comer uma quitanda, não é mesmo?! Principalmente aqueles bolos de “vó” com massa simples e fofinha. Já pensou em uma receita saudável e feita em poucos minutos? Com ingredientes funcionais e nutritivos, é possível variar o cardápio do dia a dia.

Bolo de caneca fácil e rápido para não sair da dieta
Bolo de laranja pode ser uma opção saudável para incluir no dia a dia

Bolos mais tradicionais como fubá, laranja, limão e baunilha são consumidos, normalmente, sem recheios. Alguns deles até podem incluir cobertura, e são excelentes acompanhamentos para um café ou chá. Entretanto, a farinha de trigo, o açúcar e o óleo, se consumidos em excesso, não são benéficos ao organismo. Entenda o porquê!

Farinha de trigo

Algumas pesquisas sugerem que a concentração de glúten no pão aumentou mais de 300% nos últimos anos. Isso demonstra que a farinha de trigo encontrada no mercado também contém uma quantidade maior de glúten do que antigamente. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, a quantidade de glúten no trigo é vinte vezes maior do que há quarenta anos.

Isso ocorreu devido a uma mutação genética para aumentar o rendimento do plantio, além de torná-lo mais resistente às pragas. Surgiu então uma espécie de trigo com 28 tipos de cromossomos, que antes era composta por apenas 14 cromossomos. Essa nova espécie não é facilmente digerida pelo organismo e pode causar diversos problemas para o ser humano, não só no trato digestivo.

Alguns sinais como: dores de cabeça, problemas na pele, cansaço excessivo, diarreia e imunidade baixa podem estar relacionados à intolerância ao glúten, de acordo com uma publicação da Healthline. Além disso, a farinha de trigo refinada, geralmente utilizada para o preparo de bolos tradicionais, não contém uma quantidade significativa de fibras e vitaminas, o que interfere diretamente em seu índice glicêmico.

Açúcar

O açúcar é considerado um alimento “vazio”. Isso porque não apresenta quantidades significativas de nutrientes em sua composição, somente carboidratos. São 100 gramas de carboidrato em apenas 100 gramas de açúcar cristal. Além disso, o seu valor energético é muito alto em relação à quantidade: são, aproximadamente, 193 calorias em 50 gramas.

Se consumido em altas quantidades e diariamente, compromete a resistência à insulina do corpo, o que pode ocasionar doenças como obesidade e diabetes.

Óleo vegetal

Os óleos vegetais fazem mal à saúde devido ao alto teor de ômega-6 presente em suas composições. Em quantidades elevadas, essa substância está relacionada ao surgimento de inflamações e problemas cardiovasculares.

Além disso, os óleos vegetais estão sujeitos a uma maior oxidação, o que significa que há um maior risco de formação de compostos tóxicos em nosso organismo. Sem contar na alta densidade calórica que apresentam, como qualquer outra fonte de gordura.

Bolo de caneca fácil e rápido

A nutricionista Thaisa Leal (@lealthaisa) ensinou no seu canal do YouTube como preparar um bolo de caneca fácil e rápido para não sair da dieta.

Na receita, a profissional faz substituições inteligentes de ingredientes, o que torna a refeição menos calórica, mais saudável e, mesmo assim, com muito sabor. Experimente fazer outra versão trocando o suco de laranja por suco de limão: vai funcionar também!

Tags mais acessadas