Benefícios de ter uma planta em casa durante o isolamento social
Benefícios de ter uma planta em casa durante o isolamento social

Home > Lifestyle > Saúde > Benefícios de ter uma planta em casa durante o isolamento social

Sem poder sair de casa por conta da quarentena, muitas pessoas têm descoberto uma forma de conexão com a natureza sem furar o isolamento: as plantas

O contato com a natureza pode se tornar uma terapia alternativa na pandemia, proporcionando momentos de paz e tranquilidade para quem está seguindo as regras de isolamento social. Segundo levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de estresse vêm aumentando 80% durante esse período. O hábito de cultivar e regar as áreas verdes dentro de casa pode amenizar o quadro de mal-estar psicológico.

Um reflexo da pandemia do coronavírus foi o trabalho remoto, ou home office, onde muitos trabalhadores tiveram que adaptar algum cômodo de sua casa para exercerem suas funções profissionais.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, no ano de 2014, descobriu que um ambiente de trabalho decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade de um funcionário. Sendo o primeiro estudo nesse sentido a analisar os efeitos das plantas em um ambiente de trabalho em longo prazo, além de descobrir que essas medidas auxiliam na satisfação e qualidade de vida dos empregados.

Ainda no mesmo ano, de acordo com o professor da Universidade de Queensland e co-autor da pesquisa, Alex Haslam, um ambiente de trabalho mais “verde” ajuda o profissional a ficar física, mental e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho.

benefícios das plantas
Saiba quais são os benefícios de ter uma planta em casa. | Foto: Unsplash.

Benefícios de ter plantas

Os benefícios de se ter plantas em casa vão muito além da beleza de suas flores, apesar de servirem como grande auxílio na decoração, elas também têm a função de purificar o ar. Sendo indispensáveis para quem se preocupa com o bem-estar e a saúde, visto que melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e podem fazer com que as pessoas trabalhem mais felizes.

Entre os benefícios decorativos das plantas está, de acordo com a Good Housekeeping, o alívio dos olhos cansados. Observar as folhas verdes após horas trabalhando na frente de um computador pode ser uma boa pedida, já que o seu tom claro é percebido pelo cérebro como suave.

As plantas são muito importantes para a transformação dos gases poluentes em oxigênio, sendo essenciais para a nossa sobrevivência. Algumas espécies são especialmente indicadas para essa função em ambientes fechados.

Isso porque durante o processo de fotossíntese, elas absorvem a luz solar e os gases do ambiente, em específico o dióxido de carbono, graças aos poros presentes em suas folhas e raízes para convertê-los em energia. Existem outros materiais poluentes que podem estar espalhados no ar que respiramos, e as plantas ajudam a reduzir e até remover alguns deles.

Como as plantas interferem no ambiente

De acordo com a psicóloga Marilda Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Estresse (Campinas/SP), em entrevista para o jornal Estadão, “Manter contato direto com a natureza nos dá uma sensação de plenitude emocional. Dedicar-se ao cultivo das plantas e ao tratamento das flores ajuda na homeostase, no alcance do equilíbrio”.

As plantas interagem com o ambiente, possuem técnicas evolutivas de sobrevivência, reprodução, defesa e captam informações ao seu redor.  Estudos argumentam que, ao falar com uma planta, liberamos CO² a ela. Esse gás é expelido naturalmente ao expirarmos e as plantas o usam como matéria-prima na fotossíntese. Logo, essa quantidade de gás pode contribuir para uma fotossíntese saudável da planta, o que a fará crescer mais e mais.

Assim, a maioria dos cientistas diria que não importa qual é o conteúdo do que é falado, a questão é o cuidado, atenção e uma dose de carinho, tanto quanto demanda irrigação, adubagem e luz. O bem-estar que o verde traz para quem desfruta do jardim também tem explicações psicológicas e metafísicas que não são completamente entendidas pelo método científico.

Por Felipe Araújo – Fala! Cásper