Basquete: As finais da NBA começam nesta quarta-feira
Menu & Busca
Basquete: As finais da NBA começam nesta quarta-feira

Basquete: As finais da NBA começam nesta quarta-feira

Home > Notícias > Esporte > Basquete: As finais da NBA começam nesta quarta-feira

As finais de conferência chegaram ao fim neste domingo (27), e a tão esperada final da NBA começa na quarta-feira, o improvável Miami Heat, comandado por Jimmy Butler e Bam Adebayo enfrenta o favorito ao título Los Angeles Lakers, comandado por LeBron James e Anthony Davis. 

É a primeira vez desde 2010 que o time de Los Angeles chega às finais da NBA, quando era liderado por Kobe Bryant, que morreu este ano em acidente de helicóptero. Já o time de Miami, não chegava às finais desde 2014, quando tinha o Big 3 formado por LeBron, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Vamos relembrar a campanha de cada time até agora e saber o que podemos esperar dessa série entre dois dos times com mais torcida no Brasil. O Lakers iguala o Boston Celtics e conquista seu 17º título ou Miami surpreende e conquista a NBA pela 4ª vez?

NBA Finals
Chamada para a NBA Finals. | Foto: Reprodução.

Finais da NBA

Miami Heat

NBA
Jogadores e técnico do Heat com o troféu da conferência leste. | Foto: Kim Klement.

O time de Miami passou por uma “reconstrução” desde a saída de LeBron James em 2015, ficando de fora dos playoffs em 3 das últimas 5 temporadas. Mas, este ano, comandados por Jimmy Butler e o experiente treinador Erik Spoelstra, conseguiram uma campanha muito boa (44 vitórias e 28 derrotas) durante a temporada regular e terminaram em 4º na disputada conferência leste.

Já nos playoffs, na primeira rodada, enfrentaram o inconsistente Indiana Pacers, e conseguiram uma varrida, vitória por 4×0 sem tomar conhecimento do adversário, com um elenco muito forte e jogadores decisivos vindos do banco, como, por exemplo, o novato Tyler Herro e um dos melhores arremessadores para 3 pontos da liga, Duncan Robinson.

Na semifinal de conferência, o time enfrentou o Milwaukee Bucks, duas vezes seguidas MVP, Giannis Antetokounmpo, e mais uma vez o time não tomou conhecimento do adversário, vitória por 4×1, perdendo apenas a 4ª partida da série na prorrogação, e mais uma série muito boa de Jimmy Butler. Mas o que foi destaque na série foi a partida 5, onde 6 dos 9 jogadores de Miami passaram dos 10 pontos e foram importantíssimos para a vitória.

Já na final de conferência, o Heat enfrentou o tão poderoso Boston Celtics, que era favorito para o confronto, mas o time de Miami abriu logo de cara 2×0 na série, com duas excelentes partidas de Goran Dragic. No jogo 4, o novato Tyler Herro marcou 37 pontos e praticamente garantiu o time da costa sul nas finais. O que foi decretado no último domingo (27), após uma vitória de 125×113, com destaque para Bam Adebayo, com 32 pontos e 14 rebotes na partida.

Big 3
O “Big 3” de Miami, formado por Tyler Herro, Jimmy Butler e Bam Adebayo. | Foto: Issac Baldizon.

O time do Miami Heat é um mix entre jogadores experientes, como Goran Dragic e Andre Iguodala, e jovens de destaque na temporada, como, por exemplo, Tyler Herro e Kendrick Nunn. Além da superestrela Jimmy Butler, o time também conta com Bam Adebayo, que foi um dos finalistas para o prêmio de Most Improved Player (jogador que mais evoluiu), prêmio que ficou com Brandon Ingram, do New Orleans Pelicans.

Com isso, Erik Spoelstra chega à sua quinta final de NBA, todas pelo Miami Heat, e tenta seu terceiro título. E o Heat busca seu 4º título na história, o primeiro com Dwyane Wade e Shaquille O’Neal em 2006 (vs Mavericks), e os outros dois comandados por LeBron James, Chris Bosh e novamente Dwyane Wade em 2012 (vs Thunder) e 2013 (vs Spurs).

Los Angeles Lakers 

Lakers
Jogadores do Lakers comemorando o título da conferência oeste. | Foto: Kim Klement.

Se o time do Miami Heat não chegava às finais desde 2014, o Los Angeles Lakers não disputa uma final desde 2010, onde conquistou seu último título em uma disputa de 7 jogos com o Boston Celtics. E após um longo hiato, o time comandado por LeBron James e Anthony Davis voltou aos playoffs pela primeira vez desde a temporada 2012–2013. Com uma campanha de 52 vitórias e 19 derrotas, o time conseguiu o 1º lugar na conferência oeste.

Nos playoffs, o time enfrentou o valente Portland Trail Blazers, comandado por Damian Lillard, mas, após a derrota no primeiro jogo, o time de LA não tomou conhecimento e venceu as outras quatro partidas da série, com LeBron sendo o cestinha em duas, e Anthony Davis nas outras duas. Vitória por 4×1 na série e classificação para a segunda rodada, o que não acontecia desde 2012.

Na segunda rodada, enfrentou o Houston Rockets do cestinha da temporada James Harden, e mais uma vez, após perder o primeiro jogo, o Lakers ganhou as 4 partidas seguintes, e novamente com LeBron James e Anthony Davis liderando em pontos em duas partidas cada. Mais uma vitória por 4×1 e classificação para final de conferência, o que não acontecia desde 2010.

Nas finais de conferência, o time enfrentou o excelente Denver Nuggets, de Jamal Murray e Nikola Jokic, e, dessa vez, o time saiu na frente, abriu 2×0 na série, com um buzzer-beater de Anthony Davis no jogo 2. E após a derrota no jogo 3, o time voltou mais concentrado e conseguiu duas vitórias seguidas, a última no sábado (26), com um show de LeBron James, que anotou 38 pontos na partida, sendo 16 deles no último quarto, para decidir a partida e colocar o time de LA na final pela primeira vez desde 2010.

LeBron NBA
Anthony Davis e LeBron James, a dupla de L. | Foto: Reprodução.

O time de Los Angeles é inegavelmente comandado pelas duas superestrelas – LeBron James, que busca seu 4º título em 10 finais, e Anthony Davis, que chegou em sua primeira final na carreira. Além disso, o time também conta com os experientes Dwight Howard e Rajon Rondo, jogadores que já jogaram os playoffs várias vezes.

Frank Vogel, de apenas 47 anos, é o treinador principal do time dos Lakers, o ex-treinador do Sacramento Kings conseguiu uma campanha muito boa já no seu primeiro ano em LA, além disso, é a primeira vez que o treinador chega à final da NBA, sua melhor campanha havia sido em 2012, quando ainda treinava o Indiana Pacers e caiu para o próprio Miami Heat, de LeBron James, na final da conferência leste.

Palpites para a final da NBA

Os 3 escritores da página resolveram dar os seus palpites para esta final, que começa nesta quarta-feira (30), com transmissão da ESPN e da Band:

  • Miami Heat 4×2 Los Angeles Lakers (Filipe Saochuk)
  • Los Angeles Lakers 4×3 Miami Heat (Leonardo Pignatari)
  • Los Angeles Lakers 4×2 Miami Heat (Victor Fardin)

__________________________
Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas