Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
As Premiações Individuais Mais Injustas do Futebol Mundial

As Premiações Individuais Mais Injustas do Futebol Mundial

Por Pedro Alvarez – Fala!Cásper

O futebol é um esporte coletivo, o foco do jogo é, ao princípio fazer o seu time vencer como um todo. Entretanto, os jogadores desempenham um papel fundamental e, por tal motivo, concorrem a premiações individuais, como o Ballon D’or (Bola de Ouro), melhor jogador da competição, artilheiro entre outros inúmeros títulos.

Essas bonificações, porém, nem sempre são unânimes e muitas vezes são injustas. O motivo de tal injustiça é geralmente a forma como a escolha do vencedor ocorre, voto popular ou então votos de capitães e jornalistas, ambos os casos são passíveis de irracionalidade e de serem passionais. A verdade é que não há um parâmetro, uma quantificação, há sim uma qualificação embasada em opinião e achismo. Mas independentemente das opiniões, existem casos onde não há como defender o resultado dos prêmios, erros grotescos e infindáveis.

MARCOS X OLIVER KAHN – MELHOR GOLEIRO DA COPA DE 2002

O ano de 2002 foi sem dúvidas um ano de imensa felicidade para o povo brasileiro quanto ao futebol. A Copa do Mundo realizada no Japão e na Coreia do Sul trouxe ao Brasil o Pentacampeonato. De qualquer forma, ainda sim houve uma injustiça naquele campeonato. O Troféu Lev Yashin de melhor goleiro da competição, bem como o prêmio de melhor jogador do torneio, foram concedidos ao goleiro alemão Oliver Kahn.

Resultado de imagem para marcos 2002

Na final, Kahn falhou e fez seu país perder a taça, enquanto Marcos fez uma partida muito boa, mostrando que a Luva de Ouro da competição não era merecida pelo guarda-redes alemão. Uma atuação pífia é sim capaz de acabar com todo o desempenho individual de um jogador no campeonato, especialmente quando essa causa custa o título. A diferença de um gol sofrido a menos por Oliver Kahn não apaga sua má atuação, enquanto Marcos, mesmo tomando um gol a mais, cumpriu o papel especialmente na hora da decisão. E quanto ao prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo, também não é justificável a vitória do arqueiro alemão, pois, se o mesmo foi individualmente culpado pela derrota de seu país na competição, como poderia ele ser o melhor jogador? Lembremos de Ronaldo Fenômeno que, marcando dois gols na final -em cima do Kahn- se sagrou campeão mundial e deveria ter se sagrado melhor jogador da edição do torneio.

BOLA DE OURO 2010

Imagem relacionada

O ano de 2010 trouxe mais boas memórias para os fãs de futebol, a Copa do Mundo da África. Nesta edição do mundial, uma campanha marcante foi a da seleção holandesa, liderada pelo habilidoso meio campista Wesley Sneijder. Acreditava-se que a atuação memorável do holandês na Copa faria com que o mesmo fosse premiado com a Bola de Ouro, uma vez que, somado à ida da Holanda para a final da copa, Sneijder acabou sendo artilheiro da competição junto com Thomas Muller, Diego Forlán e David Villa, e melhor jogador da equipe holandesa.

Resultado de imagem para Lionel Messi 2010

Não bastasse o excelente desempenho pela seleção, o holandês havia vencido todos os torneios que disputou pela Internazionale, a UEFA Champions League, o Campeonato Italiano e a Copa da Itália. Todos esses títulos tiveram influência direta de Sneijder, entretanto, mesmo com essa campanha fenomenal do meio campista no ano de 2010, a Bola de Ouro foi concedida a Lionel Messi, resultado que até hoje é considerado contraditório, até porque o segundo candidato mais merecedor do prêmio seria Andrés Iniesta, meio campista espanhol campeão da Copa e autor do gol do título, logo, uma explicação para a vitória do argentino ainda é desconhecida.

BOLA DE OURO 2013

Resultado de imagem para Ribéry 2013

Mais uma vez a polêmica envolve um dos prêmios individuais de maior significância no futebol, a Bola de Ouro. A história do ano de 2013 revolta mais do que a de 2010, não é a toa que até hoje o injustiçado do caso não se conforma com os resultados da votação. O indivíduo alvo de tamanha injustiça? O meia francês Frank Ribéry. E ele está certíssimo em se revoltar. No ano de 2013, Ribéry ganhou, com o Bayern de Munique, a UEFA Champions League, a Bundesliga- Campeonato Alemão -e a DFB Pokal, a Copa da Alemanha. Ou seja, a tão sonhada e tão difícil tríplice foi conquistada pelo meio campista, além do Mundial de Clubes FIFA e a Supercopa da Alemanha.

Como se isso não bastasse, até porque outros jogadores estavam no mesmo clube nesse ano, Frank Ribéry se destacou individualmente do resto do elenco do Bayern em todas as competições. O meia foi eleito pela UEFA como o melhor jogador da Europa e pela Federação Alemã de Futebol (DFB) como melhor jogador do futebol alemão -copa e liga- no ano de 2013, com uma marca incrível de 38 contribuições para gols – 18 gols e 20 assistências- em 44 jogos disputados, uma taxa de 0,86 contribuições por jogo.

Resultado de imagem para ronaldo 2013

Porém, a parte dolorida foi a premiação de melhor jogador do ano, a Bola de Ouro. O vencedor do ano de 2013 foi o português Cristiano Ronaldo, que na época atuava pelo Real Madrid. O que não faz sentido algum é que ambos os jogadores, Cristiano e Ribéry, jogavam no futebol europeu, logo, se um fosse eleito melhor jogador da Europa, esperava-se que o mesmo fosse o melhor que o outro. Entretanto, esse raciocínio lógico não foi respeitado e o prêmio Ballon D’Or de melhor jogador de futebol do mundo foi dado ao atacante lusitano.

MELHOR JOGADOR DA COPA DE 2014

Imagem relacionada

Mais uma vez o título de melhor jogador da Copa do Mundo causou uma grande polêmica. No ano de 2014, o Brasil sediou mais uma edição do mundial, quem sabe uma das mais emblemáticas e traumáticas para o povo brasileiro, mas isso não vem ao caso, até porque ainda dói. O torneio sagrou a excelente geração alemã de Joachim Löwe, bem como uma preparação excepcional e muito bem estudada. Mas ainda assim, com todas as consagrações tetracampeãs da Alemanha, essa edição da copa ficou marcada por uma controvérsia na premiação do melhor jogador da competição, cujo ganhador foi o argentino Lionel Messi.

Resultado de imagem para 2014 neuer messi

O problema principal da vitória de Messi é que o argentino não foi merecedor do prêmio. Não entenda errado, Lionel fez sim uma boa copa, mas foi incapaz de brilhar no momento mais decisivo. Em contraponto a essa pouca decisividade, um jogador fez uma campanha memorável durante toda a competição, trata-se de Manuel Neuer. O arqueiro alemão fez um mundial excepcional pela seleção alemã e, assim como seu antecessor Oliver Kahn, merecia levar não só o Troféu Lev Yashin de melhor goleiro da copa, mas também o prêmio de melhor jogador do torneio, embora Kahn não tenha feito por onde. Neuer merecia sim ser o melhor jogador daquela copa e até hoje os motivos da vitória de Messi seguem sendo alvo de vários questionamentos.

BOLA DE OURO DE 2018

Resultado de imagem para modric 2018

O mais atual dos casos pode ser considerado um dos mais polêmicos. O ano de 2018 marcou o fim de uma era, pela primeira vez em dez anos, o vencedor da Bola de Ouro não foi nem Cristiano Ronaldo e nem Lionel Messi, mas sim o croata Luka Modric. As principais razões pelas quais o Modric venceu a premiação foram: ter vencido a Champions e levado a Croácia até uma inimaginável final de Copa do Mundo. É inegável que o ano do meia croata foi incrível, mas talvez numa ânsia por premiar algum jogador que não fosse Messi ou Cristiano, Modric foi escolhido por vitórias coletivas e não seu desempenho individual. A premiação de Modric é muito mais resultado de um Cristiano Ronaldo imparável, no comando de um Real Madrid maravilhoso de Zidane em sua campanha do tricampeonato da UEFA Champions League e de uma Croácia que triunfou muito mais por tática do que pelo talento individual ou liderança de Modric.

Resultado de imagem para mbappe 2018

A verdade é que, ao analisar o desempenho apenas do croata, fica bem difícil de defender os resultados da Bola de Ouro de 2018. Modric não carregou o Real Madrid e nem de longe era o destaque da equipe, bem como fez uma copa muito boa, mas não foi digno do prêmio de melhor jogador dela- o qual ele também recebeu- por falta de brilho individual.  O melhor jogador da Copa foi o jovem Killian M’bappé, que além de fazer gols, foi decisivo demais mesmo sendo muito novo.

Resultado de imagem para ronaldo 2018

Já o melhor jogador do Mundo, tal honra caberia ao Cristiano Ronaldo, tricampeão da Champions sendo mais uma vez o artilheiro com 15 gols, ou então o francês Antoine Griezmann, campeão da Copa do Mundo sendo um dos craques da seleção e também campeão da UEFA Euro League com o Atlético de Madrid, o atacante francês é o principal jogador da equipe madrilenha e foi crucial para a vitoriosa campanha. O fato é que ambos Cristiano e Griezmann obtiveram um destaque individual muito maior do que o Modric, porém como antes fora dito, numa pressa desesperada para encerrar a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo, elegeram Luka Modric sem analisar bem outros candidatos, apenas analisando os feitos de seu clube e seleção, sabe do pior? Mesmo nessa análise o Modric não leva, visto que o zagueiro francês Raphael Varane venceu a Champions e também a Copa do Mundo.

Essas polêmicas ainda repercutem muito no cenário do futebol e a verdade é que quando não há parâmetros ou quantificações, a opinião reina e isso não é ruim, mas pode gerar delírios coletivos uma vez ou outra. Esses foram alguns desses casos injustiça e de julgamentos errados ou precipitados por parte dos eleitores das premiações individuais citadas. 

0 Comentários

Tags mais acessadas