Após atraso, o Brasileirão retorna com grandes expectativas
Menu & Busca
Após atraso, o Brasileirão retorna com grandes expectativas

Após atraso, o Brasileirão retorna com grandes expectativas

Home > Notícias > Esporte > Após atraso, o Brasileirão retorna com grandes expectativas

O Brasileirão começa com alguns favoritos, equipes que podem surpreender e aqueles que brigarão para não cair

Agosto chegou e, com ele, o campeonato brasileiro. Pode parecer estranho pensar que já passamos do meio do ano e o Brasileirão ainda não começou, sendo que, normalmente, a competição se inicia em meados de maio. “Normal” não é uma palavra que se encaixa muito bem em 2020, e isso vale para qualquer área.

Os torcedores esperaram muito tempo para que pudessem ver as suas equipes do coração em campo novamente, e já mataram a saudade com a volta dos estaduais, porém, neste fim de semana, o principal campeonato do país está de volta, e promete muitas emoções, seja na briga pelo título, pelas vagas na Libertadores ou contra o temido rebaixamento.

brasileirão
Jogadores do Flamengo comemorando o título Brasileiro do ano passado. | Foto: UOL.

Brasileirão retorna com grandes expectativas

O campeonato se inicia com algumas equipes à frente de outras na briga pelo título. Times como Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro são alguns dos fortes concorrentes na disputa pelo tão sonhado título brasileiro.

Flamengo

O rubro-negro carioca, atual campeão da competição, talvez esteja um passo à frente dos seus principais concorrentes. O clube possui uma estabilidade financeira muito grande e ainda possui uma equipe muito forte dentro de campo.

Os principais nomes do elenco campeão do Brasileiro e da Libertadores no passado se mantiveram na Gávea, e ainda muitos reforços chegaram, como o atacante que foi destaque do Goiás no ano passado, Michael, o também atacante ex-Fiorentina, Pedro, o zagueiro do Athlético Paranaense, Léo Pereira, dentre outros nomes que chegaram para tornar o Flamengo um candidato ainda mais forte.

Porém, há algumas semanas, o técnico português e multicampeão pelo clube em apenas um ano sob o comando do rubro-negro, Jorge Jesus, deixou o clube rumo ao Benfica de Portugal. Muitos nomes foram sondados, e o escolhido foi o espanhol Domenéc Torrent, que chega com um status de vencedor, e tem tudo para levar o Flamengo à busca do bicampeonato.

Palmeiras

O Palmeiras é sempre um candidato a brigar pelo título, com um clube muito bem estruturado e que conta com um forte aporte financeiro, o alviverde possui um elenco muito talentoso e um treinador experiente em Vanderlei Luxemburgo.

Porém, a equipe palmeirense ainda não conseguiu engrenar no ano e jogar um bom futebol, e muitos torcedores já começam a questionar o trabalho de “Luxa”, mesmo que o Palestra esteja na final do campeonato paulista.

Atlético Mineiro

O Atlético Mineiro é, sem dúvida, a equipe que retorna mais forte após a parada do futebol devido à pandemia. O Galo recebeu um apoio financeiro enorme vindo do bilionário Rubens Menin, e se reforçou nesse período. Trazendo nomes como os atacantes Keno, Marrony e o talentoso meia atacante venezuelano, Savarino, o alvinegro mineiro tem muito potencial em um time renovado e jovem.

Porém, o principal reforço não é um nome que entra em campo, mas sim, que fica à beira do gramado: Jorge Sampaoli. O treinador argentino foi vice-campeão com uma equipe não tão forte na temporada passada, e chega com um status de “salvador” no Atlético, que fez um início de ano muito complicado – que incluiu até eliminações precoces, como na Copa do Brasil ao perder para o desconhecido Afogados de Pernambuco.

Mas o momento agora é outro, e a equipe de Sampaoli tem tudo para bater de frente com as principais equipes do país.

Jorge Sampaoli
Jorge Sampaoli, novo treinador do Atlético Mineiro. | Foto: Veja/Abril.

Outros times que podem se destacar

Grêmio

Outras equipes estão um pouco abaixo nesse momento, mas podem brigar por coisas grandes nesse Brasileirão. O Grêmio de Renato Gaúcho vem sempre como um time forte, acostumado a vencer e com um estilo de jogo muito bem definido há anos, podendo inclusive brigar pelo título com as equipes mais endinheiradas do país.

São Paulo

O São Paulo até a parada do futebol era uma das equipes que apresentava um belo futebol, e vinha conseguindo bons resultados com o técnico Fernando Diniz. Mas, desde que o futebol voltou, o time não manteve o desempenho, e ainda sofreu uma dura eliminação para o Mirassol no campeonato paulista.

O momento não é bom para o tricolor, porém, ainda é uma equipe forte, com nomes como Daniel Alves, Pablo e Tiago Volpi, e que, se conseguir recuperar o futebol pré-parada, o time do Morumbi pode sonhar com algo a mais no campeonato.

Corinthians e Santos

Corinthians e Santos vinham de uma situação complicada, em que o alvinegro da capital havia sido eliminado na 1ª fase da Libertadores e brigava para não cair no Campeonato Paulista. Já o alvinegro praiano, não corria riscos, mas não conseguia jogar bem, o que irritava seus torcedores.

Hoje, a equipe corintiana se recuperou e o time de Tiago Nunes chegou à final do Paulistão contra o Palmeiras, enquanto o Santos, que sofre com uma gigantesca crise econômica e política, foi eliminado pela Ponte Preta no paulista, e demitiu seu treinador, Jesualdo Ferreira – e acertou nesta sexta-feira, a volta de Cuca ao comando técnico da equipes.

Ambos os times não estão entre os principais candidatos ao título hoje, mas o futuro da equipe da capital, é mais promissor do que o time da baixada, que corre sérios riscos de fazer um campeonato muito complicado.

paulistão
Janderson e Boselli comemorando um gol no Paulistão. | Foto: CBF.

Demais equipes

Os outros cariocas não estão nem de perto no mesmo nível do Flamengo. Com muito menos dinheiro e administrações problemáticas, Vasco, Botafogo e Fluminense ainda não podem sonhar com voos muito grandes em um campeonato de pontos corridos.

Dentre os três, talvez o Fluminense seja, hoje, a equipe mais preparada, mas o Botafogo com nomes internacionais, como o japonês Keisuke Honda e o atacante marfinense Salomon Kalou, possa fazer jogo duro contra algumas das principais equipes do campeonato.

Athlético Paranaense, Internacional e até mesmo Red Bull Bragantino são outras equipes que podem brigar na parte de cima da tabela. O colorado possui um bom time e um grande treinador em Eduardo Coudet, o rubro-negro paranaense é o atual campeão da Copa do Brasil e possui uma ótima gestão, e os comandados de Dorival Junior têm tudo para fazer mais um campeonato consistente.

A equipe de Bragança é a atual campeã da Série B e, com muito dinheiro investido e uma equipe jovem e talentosa, não vem para brigar apenas para se manter na primeira divisão, e promete fazer uma ótima campanha.

Algumas equipes ainda podem fazer um bom campeonato, como o Fortaleza, de Rogério Ceni, e o Ceará, de Guto Ferreira. Vinte times iniciam a corrida pelo Campeonato Brasileiro, nesse fim de semana (vale destacar que alguns jogos serão adiados na primeira rodada, pois algumas equipes estão fazendo as finais dos estaduais).

Quem será o campeão? Quem vai para a Libertadores? Quem serão os rebaixados? Essa história começará a ser escrita em mais uma edição do Brasileirão, e em mais um ano que promete muita disputa em todos as partes da tabela.

campeonato brasileiro
Rodada inaugural do Brasileirão. | Foto: Site da CBF.
Brasileirão
Jogos de Bahia, Corinthians e Palmeiras foram adiados. | Foto: Site da CBF.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas