Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Apoiando o futuro: Prêmio Santander Universidades Financia Projetos de Alunos Inovadores

Na última quinta-feira, dia 19, um grande evento foi realizado no hotel Grand Hyatt em São Paulo. Com toda pompa e classe possível, a área de eventos do hotel recebeu reitores e estudantes de todos os cantos do Brasil para a 11 ª edição do Prêmio Santander Universidades. Com o Hino Nacional cantado por Luiza Possi e convidados de peso, o evento superou expectativas com muita interatividade e descontração.

Foto: Ana Oliveira.

Todos os anos, alunos e professores de diversas partes do país inscrevem seus projetos com o objetivo de conseguir um financiamento de 100 mil reais patrocinados pelo Banco Santander. Esses projetos são divididos em 4 categorias: empreendedorismo, universidade solidária, Guia do Estudante – destaques do ano e ciência e inovação.

Falando em inovação, uma novidade desse ano foi o aplicativo da Cerimônia de Prêmios onde era possível acompanhar todo o evento em tempo real utilizando um smartphone. Atualizações instantâneas de tudo o que acontecia eram enviadas para os aparelhos, incluindo os nomes dos ganhadores, a sequência de eventos da cerimônia e pesquisas de satisfação com os presentes. Além disso, havia uma área do aplicativo destinada ao Networking com a possibilidade de interação com pessoas de diversas áreas através de um bate-papo.

A apresentação impecável da jornalista global Christiane Pelajo deu ao evento uma descontração notória através de uma grande movimentação de palco e muita simpatia. Alguns erros, comuns a qualquer Mestre de Cerimônia, foram muito bem contornados com jogo de cintura e bom humor.

Grandes nomes do Banco Santander subiram ao palco para discursos e entrega dos prêmios, como o presidente atual Jesús Zabalza, o futuro presidente Sérgio Rial e a presidente executiva do grupo Santander, Ana Patrícia Botín, que se mostrou extremamente simpática. Outro pequeno discurso foi feito por Marco Antonio Zago, reitor da Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Ana Oliveira.

A estudante da UNICAMP, Marina Alves, foi uma das ganhadoras do prêmio na categoria de Empreendedorismo com o projeto de um fio de sutura com células tronco aderidas. Segundo ela, a patente consegue aderir às células ao fio acelerando o processo de cicatrização e melhorando os resultados estéticos das cirurgias. Seu grupo percebeu um grande potencial no mercado por conta do número de procedimentos cirúrgicos que são realizados anualmente.

“Vimos no Santander uma oportunidade de conseguir o investimento necessário para iniciar esse processo. Nos inscrevemos, fomos selecionados entre os 150 melhores projetos e viemos para a final. Sermos premiados foi um incentivo muito grande para continuarmos com o nosso sonho.”

Foto: Ana OIiveira.

Outro projeto premiado criou um modelo para fornecer recursos de obtenção de renda para populações quilombolas do Norte do Brasil com a implantação de uma criação de frango caipira, de um pequeno abatedouro e de uma horta orgânica. O professor Jean Carlos, da FAAM (Faculdade da Amazônia, localizada em Rondônia) relatou:

“Estamos assistindo à comunidade, pois estão precisando muito da gente.”

Esquecidos pelo governo, muitas vezes, os quilombolas vivem apenas com a renda da pesca e, nas épocas da desova, não têm de onde tirar seu sustento. Esse projeto visa gerar opções de receita para essa população.

Foto: Ana Oliveira.

É incrível ver que um banco tão grande como o Santander apoie e incentive projetos de jovens. A partir de iniciativas como essas, criamos uma geração futura produtiva e engajada com os diversos problemas que existem na sociedade.
Quer saber mais? Clique AQUI e acesse o site oficial do Prêmios Santander Universidades.

Por: Ana Oliveira – Fala!Cásper