Colchicina: Anti-inflamatório pode combater efeitos do coronavírus
Menu & Busca
Colchicina: Anti-inflamatório pode combater efeitos do coronavírus

Colchicina: Anti-inflamatório pode combater efeitos do coronavírus

Home > Lifestyle > Saúde > Colchicina: Anti-inflamatório pode combater efeitos do coronavírus

A Universidade de São Paulo (USP) publicou um estudo clínico na última quarta (12), em que se prova que a colchicina ajuda no tratamento de pacientes com Covid-19 no sistema respiratório ao combater infecção pulmonar.

colchicina
Médicos em atendimento de paciente com Covid-19. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Colchicina: Anti-inflamatório pode combater efeitos do coronavírus

O médico Renê Oliveira, que coordenou o estudo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP), disse à Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) que “voluntários tratados com o fármaco ficaram livres da suplementação de oxigênio, em média, três dias antes do que os pacientes que receberam apenas o protocolo terapêutico padrão do hospital”.

A redução do tempo de recuperação nos leitos pode indicar uma economia gigantesca para os hospitais que tratam contaminados pelo coronavírus. “Cada dia de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) pode custar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por paciente”, afirma Paulo Louzada Junior, coautor do artigo.

Além disso, os únicos efeitos colaterais que ocorreram nos testados pelos pesquisadores condições simples e facilmente tratadas, como a diarreia.

O estudo clínico da USP ainda precisa passar pela fase de testes em mais pessoas, uma vez que só 38 pessoas foram analisadas e metade delas tomou apenas placebo para melhor comparação com aqueles que tomaram o anti-inflamatório.

Caso a colchicina se prove eficaz nesta última fase, poderá ser utilizada para tratamento em pacientes de Covid-19 no hospital. Seus benefícios são o custo baixo e a rapidez em liberar leitos.

____________________________________
Por Domitilla Mariotti – Redação Fala!

Tags mais acessadas