Ângelo Gabriel, conheça o jovem recordista do Santos
Menu & Busca
Ângelo Gabriel, conheça o jovem recordista do Santos

Ângelo Gabriel, conheça o jovem recordista do Santos

Home > Notícias > Esporte > Ângelo Gabriel, conheça o jovem recordista do Santos

Conheça o jovem ponta Ângelo Gabriel, destaque do Santos aos 16 anos de idade

Ângelo Gabriel
Ângelo Gabriel comemorando o seu gol pelo Santos na Libertadores de 2021. | Foto: Divulgação/Santos FC.

É quase chover no molhado dizer que o Santos Futebol Clube faz um excelente trabalho nas categorias de base, revelando jogadores e lapidando grandes promessas do futebol brasileiro. Neymar, Felipe Anderson, Rodrygo, Kaio Jorge. A lista de nomes recentes, e até um pouco mais antigos, é muito extensa, provando que o clube paulista está no caminho certo e deve continuar assim por anos. O novo jovem a surgir na base santista é o ponta Ângelo Gabriel, de apenas 16 anos de idade.

Ângelo Gabriel

Nascido em Brasília, capital do país, ele foi criado na região de Samambaia e começou a levar o futebol a sério já aos 8 anos. Foi descoberto por olheiros na escolinha Menino da Vila DF, já sendo oferecido para grandes times como Palmeiras, Cruzeiro, Athletico-PR e Desportivo Brasil (importante clube formador, localizado na cidade de Porto Feliz e que já revelou atletas como o zagueiro Diego Carlos, hoje no Sevilla, e o meia Gustavo Scarpa, jogador do Palmeiras, por exemplo).

futebol
Ângelo (no centro) ao lado de dois amigos quando ainda atuava na escolinha Menino da Vila DF. | Foto: Arquivo pessoal/Correio Braziliense.

Chegada e estreia no Santos

Ângelo foi integrado às categorias de base da equipe santista em 2015, quando o jovem tinha 10 anos. Ele foi se desenvolvendo ao passar dos anos, sempre mostrando muito talento e potencial. No meio do ano passado, o brasiliense começou a jogar pelo time sub-20, atuando no Campeonato Brasileiro da categoria. Com o bom desempenho (2 gols em 5 partidas e excelentes atuações), Ângelo se juntou aos profissionais a pedido do técnico Cuca. Além disso, em outubro, como forma de se prevenir de qualquer interesse de fora do Brasil, o Santos assinou um pré-contrato profissional com o jogador (que só entrou em vigor dois meses depois, quando ele completou 16 anos de idade) até dezembro de 2023, com uma multa rescisória de 60 milhões de euros.

Sua estreia como profissional aconteceu na 18ª rodada do Brasileirão de 2020, quando entrou aos 15 minutos do 2º tempo no lugar do atacante Lucas Braga. Ele tinha 15 anos, 10 meses e 4 dias, tornando-se o segundo jogador mais jovem a jogar pelo profissional do Santos, ficando atrás apenas de Coutinho e superando por 11 dias o rei Pelé. Ele ainda atuou em outros oito jogos naquela competição.

Representando a Seleção Brasileira

Vestindo a amarelinha, Ângelo estreou na seleção sub-15 em setembro de 2019, em um amistoso contra o Uruguai. Depois, em novembro do mesmo ano, ele integrou a equipe do Sul-Americano da categoria, onde o Brasil foi campeão contra a Argentina nos pênaltis, após um empate em 1×1. Em março do ano passado, ele foi chamado para o time sub-16, com objetivo de disputar o Torneio Montaigu, mas foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19. Ângelo ainda foi convocado para o sub-17 no final de 2020, porém testou positivo para o vírus na época.

futebol brasileiro
Ângelo comemorando o título do Sul-Americano sub-15 em 2019. | Foto: Futebol na Veia.

Suas características e a atual temporada

Ângelo Gabriel é um daqueles jogadores que chamam a atenção no primeiro momento que uma pessoa o vê jogar. Muito habilidoso com a bola nos pés, o garoto é um ponta completo: rápido, driblador, ágil e com boa finalização. Ele é um atleta muito explosivo, que usa de sua velocidade para superar os seus marcadores e finalizar as jogadas com mais liberdade. Costuma atuar pela ponta-direita do campo, mostrando facilidade tanto para puxar para o meio na perna esquerda, sua perna boa, quanto para levar a bola para o fundo e cruzar com a direita. Sua visão de jogo é excepcional e sua inteligência durante os jogos impressiona bastante para um atleta de apenas 16 anos. Ainda precisa melhorar na parte tática e na contribuição defensiva, algo que pode ser tranquilamente trabalhado com o passar dos anos.

Porém, o seu melhor momento até aqui na sua curta carreira ocorreu ontem, em Buenos Aires. Aos 49 minutos do 2º tempo, o Santos já estava vencendo o San Lorenzo, fora de casa, pelo placar de 2×1, em uma partida válida pelo jogo de ida da 3ª fase da Libertadores, maior competição de clubes da América do Sul. Mas, em um ataque puxado por Yeferson Soteldo, o venezuelano tocou para Bruno Marques, que finalizou batendo cruzado. O goleiro José Devecchi defendeu e a bola sobrou nos pés do Ângelo, que marcou o 3º gol e fez história. Com o tento, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar em um jogo de Libertadores na história, quebrando um recorde que já durava 59 anos. Grande passo, porém apenas o primeiro da trajetória de uma das principais promessas do futebol brasileiro: o menino de Brasília, Ângelo Gabriel Borges Damaceno.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas