Amazônia - Conheça a maior reserva natural do planeta Amazônia - Conheça a maior reserva natural do planeta
Menu & Busca
Amazônia – Conheça a maior reserva natural do planeta

Amazônia – Conheça a maior reserva natural do planeta

Home > Notícias > Urbano > Amazônia – Conheça a maior reserva natural do planeta

Um dos maiores biomas naturais, é brasileiro. A Floresta Amazônica, é a maior reserva natural do planeta, conta com mais de sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio em florestas. É um dos patrimônios naturais mais valiosos do mundo e em toda a humanidade.

Fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, a Amazônia é o habitat de inúmeras espécies animais e fonte de diversas matérias-primas. O bioma brasileiro abrange a maior bacia hidrográfica do mundo e é considerado o conjunto de ecossistemas de maior diversidade do planeta. 

Curiosidades sobre a Amazônia:

  • A Amazônia é considerada patrimônio natural da humanidade, pela Unesco.
  • O Rio Amazonas, alimentado por milhares de afluentes, despeja no Oceano Atlântico cerca de 200 milhões de litros de água doce por segundo.
  • O maior animal da fauna amazônica é o peixe-boi, com cerca de meia tonelada e até três metros de comprimento.
  • No Rio Amazonas, é encontrado o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
Amazônia
Amazônia. | Foto: gife.org.br.

Como ajudar na preservação da Amazônia?

Embora seja função governamental coibir a degradação da Amazônia, cabe a nós ajudarmos na preservação de um sistema ecológico destinado a todos nós enquanto sociedade. Atitudes simples podem fazer a diferença na preservação da floresta amazônica e de todo o ecossistema brasileiro. Abaixo, uma pequena lista com ações que podem fazer grande diferença:

Reduza o seu consumo de papel e madeira

Comece reduzindo o consumo de itens descartáveis (como papéis, pratos, talheres e canudos) e fazendo a reciclagem de produtos já usados. 

Consuma menos carne

Reduzir o consumo de carne reduzirá a demanda por ela, acabando com os incentivos para derrubar mais florestas destinadas à criação de gado. 

Participe de movimentos de apoio

Há diversos projetos e petições a serem apoiados que cuidam das comunidades afetadas pelo fogo e de preservação da floresta. 

Amazônia
Floresta Amazônica. | Foto: Divulgação/embratur.

Mas, afinal, qual a função das florestas e por que elas são tão importantes?

  • Além de estocar carbono, as florestas regulam o clima. No caso da Amazônia, esta leva a umidade gerada na floresta para outras regiões. Água que serve para irrigar plantações e encher reservatórios de água. 
  • As florestas são a casa de grande parte da biodiversidade do planeta, muitas vezes ainda desconhecida para a ciência. Na Amazônia, por exemplo, nos últimos anos foram documentadas cerca de 600 novas espécies, mesmo como baixo investimento do Brasil em ciência e pesquisa. Mas o avanço do desmatamento coloca em risco milhares – ou centenas de milhares – de espécies que sequer conhecemos. 
  • Manter as florestas conservadas pode evitar a proliferação de doenças: um estudo mostrou que ao passo que a floresta é derrubada, também aumenta a incidência de malária. No caso de doenças zoonóticas – aquelas que são transmitidas de animais para humanos –, se um ecossistema está conservado e em equilíbrio, a diversidade de espécies evita que vírus, germes, bactérias e outros agentes patogênicos possam se proliferar. Entretanto, a perturbação dos ecossistemas naturais – como, por exemplo, o desmatamento – aumenta as chances desses patógenos passarem de animais selvagens para humanos. Um estudo argumenta que cerca de 30% do aparecimento de doenças como Zika, Ebola e Nipah estão conectadas com a mudança do uso do solo.  
  • A floresta é uma grande biblioteca de medicamentos naturais! Com a manutenção da floresta em pé e o investimento em pesquisas podemos encontrar princípios ativos para medicamentos e até a cura para doenças, tudo a partir do conhecimento da sua biodiversidade. 
  • Além disso, a floresta em pé oferece oportunidades de envolvimento de comunidades locais, que podem desenvolver atividades econômicas de baixo impacto ao passo que conservam as florestas.
Floresta Amazônica
Florestas. | Foto: Mundo Educação/UOL.

Agora, mais do que nunca, a Floresta Amazônica precisa de nós. Com o aumento do desmatamento, precisamos unir nossas vozes na luta em defesa do meio ambiente. Juntos, formarmos uma ampla rede de proteção ao redor da Amazônia e seus povos.

#TodosPelaAmazônia

Fontes: Ministério do Meio Ambiente, Greenpeace e WWF.

______________________________
Por Alexandre Melo – Fala! Mack

Tags mais acessadas