Alimentação Saudável: 10 dicas para se alimentar bem
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Alimentação Saudável: 10 dicas para se alimentar bem

Alimentação Saudável: 10 dicas para se alimentar bem

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Uma alimentação saudável é aquela que oferece ao organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, o que permite que o corpo humano tenha uma saúde equilibrada e, respectivamente, uma boa qualidade de vida.

No entanto, uma alimentação saudável só existe quando há uma ingestão balanceada de vitaminas e nutrientes. Além disso, todos os nossos hábitos alimentares acabam influenciando de maneira significativa na nossa qualidade de vida, assim como na nossa saúde.

Conheça as melhores dicas para uma alimentação saudável.
Conheça as melhores dicas para uma alimentação saudável. | Foto: Freepik.

Ao longo da matéria você verá o que é uma alimentação saudável, a importância de mantê-la, dicas para ter uma alimentação mais saudável, opções de receitas saudáveis para aplicar na sua rotina e alguns aplicativos de nutrição que vão te ajudar a se manter saudável. Continue a leitura!

O que é uma alimentação saudável?

A alimentação saudável nada mais é que uma dieta bem equilibrada, na qual fornece todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais necessários para o bom funcionamento do organismo humano.

No entanto, para que uma alimentação seja saudável, é essencial entender que a variedade, equilíbrio, controle de quantidade e qualidade dos alimentos são pontos fundamentais que fazem parte dessa jornada. 

Conhecer a procedência dos ingredientes é uma das melhores maneiras de garantir uma alimentação saudável. Os alimentos industrializados, por sua vez, contém muitos aditivos, gorduras e conservantes, além de ultraprocessar os alimentos, fazendo-os perder a maioria de seus nutrientes.

Portanto, a busca por uma alimentação saudável e o combate contra a obesidade tem trazido uma série de discussões favoráveis em relação aos consumos de alimentos locais e alimentos orgânicos, conforme as estações do ano. 

A importância de ter uma alimentação saudável

A importância de ter uma alimentação boa e saudável não é novidade para ninguém. Para que o organismo humano funcione corretamente, é preciso adquirir proteínas, fibras, carboidratos, minerais, vitaminas, entre outros.

O nosso corpo funciona como um carro. Para ele andar, precisa de gasolina. Mas caso você coloque uma gasolina adulterada, terá problemas com o motor. Entendeu a lógica?

Portanto, cada grupo alimentar possui uma função específica, e entender qual proporção é necessária para o bom funcionamento do corpo é essencial. Caso isso não ocorra, o organismo pode sofrer sérias consequências, como obesidade, diabetes, hipertensão, gastrite, osteoporose, enxaqueca, gota, anemia, entre outros.

Alimentação saudável: 10 dicas para você conseguir manter

Temos muitas responsabilidades para carregar em uma mesma rotina, e na maioria das vezes não sobra tempo para cuidarmos de nós mesmos para adquirirmos uma alimentação saudável. Apesar disso, é preciso estar atento para cuidar da saúde, mas não precisamos radicalizar esse fato.

A seguir, confira 10 dicas para você manter uma alimentação saudável:

1. Alimente-se devagar

Quando comemos rápido demais, além de comer mais que o necessário, temos a sensação de peso e sono. 

Para evitar que isso ocorra, desligue aparelhos eletrônicos, celulares, televisões e qualquer coisa que distraia sua atenção durante as refeições, pois estes podem disparar sua ansiedade, fazendo você comer depressa.

Sempre que possível, almoce na companhia de alguém, para que possam conversar e saborear a refeição, tornando sua rotina alimentar mais agradável.

2. É importante beber, no mínimo, 2 litros de água por dia

Nosso sangue é composto de 90% de água, por isso precisamos dela. Nosso corpo pode variar entre 50% e 75% na quantidade de água, no entanto, cada vez que perdemos líquido é preciso repor.

Além disso, a água faz uma limpeza geral em todo o organismo, pois é graças a ela que as vitaminas e os sais minerais chegam nas células de todo o corpo.

3. Procure controlar ou reduzir os níveis de açúcar

O açúcar refinado é derivado da cana-de-açúcar, mas toda sua parte boa é retirada e sobra apenas as calorias. No entanto, reduzir significa deixar de ingerir uma certa quantidade de calorias desnecessárias para o nosso organismo.

Uma boa ideia é substituir o açúcar refinado pelo mascavo, uma vez que este não passou pelos processos de refinamento e ainda mantém todos os valores nutricionais.

4. Dê preferência para os alimentos integrais

Assim como ocorre com o açúcar, a farinha branca também passa por um processo de refinamento em que todo seu valor nutricional é retirado, restando apenas o carboidrato.

Portanto, prefira as opções integrais de alimentos como arroz, macarrão, pão, entre outros, pois eles ainda preservam os nutrientes naturais. 

Mas, atenção: é importante ficar ligado para não ser enganado, pois o único tipo de farinha existente na lista de ingredientes dos produtos integrais é a farinha de trigo integral. Se tiver outro tipo de farinha de trigo, saiba que este não é 100% integral.

5. Busque incluir mais alimentos orgânicos em sua alimentação

Estes são os mais indicados para uma alimentação saudável pois são produzidos sem o uso de agrotóxicos ou conservantes – substâncias maléficas para o organismo humano.

6. Aposte em lanches mais saudáveis

Parece que as tentações começam a aparecer no momento em que saímos de casa, uma vez que é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado do que um mais saudável. 

No entanto, prepare lanches saudáveis que possam ser levados com você, como um mix de castanhas, frutas ou um sanduíche integral, evitando de comer besteiras por aí.

7. Coma a salada primeiro

No almoço e no jantar sempre comece as duas refeições na base da salada, especialmente as fibras de folhas verdes, visto que são muito ricas em nutrientes e vitaminas, além de serem excelentes fontes de fibras que trarão a sensação de saciedade.

No entanto, quando o prato principal chegar, você evitará de comer mais que o necessário. Lembrando que quanto mais colorida for a salada, melhor. 

8. Consuma frutas todos os dias

As frutas são excelentes fontes de alimentos saudáveis, pois elas são ricas em fibras, vitaminas, sais minerais e atuam sempre de forma benéfica no organismo humano. 

É importante consumir pelo menos 3 porções por dia e variar as frutas sempre que possível. Só assim será possível desfrutar de todos os benefícios que elas oferecem.

9. Faça de 4 a 6 refeições por dia

Fazendo dessa forma, é possível evitar ter picos de fome durante o dia, o que te faria ter vontade de comer ainda mais que o necessário nas próximas refeições. Ao realizar de 4 a 6 refeições por dia, seu organismo estará sempre nutrido e você só comerá o necessário. 

Lembre-se: quanto mais refeições ao dia, menor será cada porção.

10. Cozinhe seus próprios alimentos

A sociedade moderna tem se afastado muito de hábitos básicos do nosso dia a dia, o que interfere muito na nossa qualidade de vida e, claro, em como a saúde do nosso organismo comporta.

No entanto, ao cozinhar em casa, ainda que seja somente no almoço ou no jantar, é possível fazer uma melhor seleção dos alimentos, controlando suas porções e preparando-os da maneira mais saudável possível.

10 receitas para uma alimentação saudável

Em uma rotina cheia de afazeres, muitas vezes, é comum que as pessoas acabem optando por aquelas refeições mais rápidas e industrializadas, o que compromete a qualidade da alimentação.

Agora que você já viu as dicas para que você possa manter uma alimentação saudável, conheça algumas receitas que podem te ajudar nesse processo:

Comidas saudáveis para o café da manhã

Pão de queijo com batata doce 

É possível começar o dia de forma saudável e criativa com uma receita que foge do preparo tradicional mas que tem muito a agradar. Nessa receita você irá utilizar a batata doce no preparo do pão de queijo, que depois de cozida e amassada, basta misturar com polvilho, queijo, óleo e água e moldar as bolinhas para assar.

Pão de queijo de tapioca

Esta receita prática e deliciosa é feita apenas com 3 ingredientes e seu preparo é todo no micro-ondas. Basta misturar o ovo, goma de tapioca e queijo ralado e levar para assar. Para um toque final especial, finalize a refeição em uma sanduicheira.

Omelete com tomate e cenoura

Esta é uma receita que contém legumes e outros ingredientes saudáveis, perfeita para quem gosta de se alimentar bem logo pela parte da manhã. Para que o sabor fique ainda mais concentrado, refogue a cebola, o pimentão, o tomate e a cenoura antes mesmo de adicionar o ovo.

Comidas saudáveis para o almoço 

Nhoque de batata doce

Uma das formas mais práticas e simples para ajudar a manter uma alimentação mais saudável é substituir aqueles ingredientes calóricos por outros mais saudáveis. No entanto, aqui você vai preparar um nhoque, ao invés de utilizar a massa normal, utilizando a batata doce. Com um molho ao sugo, a garantia desse prato é ficar irresistível. 

Hambúrguer de atum e aveia

Para uma refeição ainda mais leve e nutritiva, agora você pode preparar um hambúrguer com apenas três ingredientes: atum, aveia em flocos e farelo de aveia. Dessa forma, é possível saborear esse peixe de maneira diferente e saudável.

Macarrão de abobrinha

Esta receita traz um sabor diferente do tradicional no preparo do macarrão trocando a massa por abobrinha. Isso mesmo! Basta fatiar o vegetal de tirar bem finas, com o auxílio de uma faca ou uma mandolina. Assim, os fios ficam parecendo macarrão e com um sabor excelente.

Bolinho de arroz integral

Agora você pode fazer bolinhos de arroz integral feito com sobras do dia anterior, para evitar o desperdício e garantir uma refeição mais rápida e diferente. A vantagem deste prato é que ele pode ser assado, evitando a fritura.

Comidas saudáveis para o jantar

Torta integral de legumes

Esta receita conta com uma massa super prática e com um recheio refogado de dar água na boca. Feita inteiramente no liquidificador, esta torta é ideal para quem está à procura de uma alimentação saudável, saborosa e prática para o jantar. O resultado é uma torta macia, super cremosa e irresistível. Sopa de abóbora e cenoura

Já em dias frios, nada melhor que uma sopa bem cremosa e quentinha. Para o preparo desta sopa, basta refogar e cozinhar todos os legumes e depois bater no liquidificador até virar creme. A dica é congelar uma parte e esquentar apenas quando for consumir. Assim, evita que a comida fique requentada.

Salada de grão-de-bico

Feita com alho-poró, abobrinha, tomate, grão-de-bico, salsinha e ervas desidratadas, esta salada promete deixar o seu jantar saboroso e leve. Os ingredientes trazem a sensação de saciedade por bastante tempo.

5 aplicativos de nutrição que vão te ajudar a se manter saudável!

Hoje em dia muitas pessoas não dispõem de tempo para se cuidar. Por isso, está cada vez mais fácil consumir aqueles alimentos industrializados, devido a praticidade.

Pensando nisso, algumas empresas começaram a investir no desenvolvimento de apps que auxiliam o usuário a se alimentar de forma mais saudável. A seguir, confira alguns desses aplicativos de nutrição que podem te ajudar a manter uma alimentação saudável:

1. Beba Água Lembrete

O app “Beba Água Lembrete” surgiu no mercado para alertar aos usuários de se hidratar ao longo do dia. Para que o funcionamento do aplicativo funcione corretamente, é necessário que o paciente informe o seu peso. O app se encontra disponível na Play Store gratuitamente.

2. NutriQuiz

Já este é um aplicativo bem divertido e muito indicado para aqueles que passam longe de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras.

O app se trata de um jogo de perguntas e respostas em que o paciente pode jogar sozinho ou com um amigo. A cada pergunta, ele estará se familiarizando cada vez mais com os alimentos e todos os seus benefícios, oque traz motivação para experimentá-los e levar uma vida mais saudável.

O jogo se encontra disponível na Play Store e na Apple Store de forma gratuita.

3. Receitas Light

O guia digital de receitas ensina, passo a passo, como cozinhar vários pratos saudáveis. Esse app é bastante intuitivo e sem segredos. Qualquer usuário estará pronto para colocar a mão na massa. O “Receitas Light” se encontra disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store.

4. Dieta Dash

Aplicativo ideal para nutricionistas e usuários portadores de hipertensão. O “Dieta Dash” é capaz de avaliar os níveis de sódio, gordura e vários outros vilões da doença. O app também sugere algumas receitas e opções de alimentos que estão mais em conta.

Uma ótima ferramenta que você encontra gratuitamente disponível na Play Store e na Apple Store.

5. Nutrição para Treinos

Este aplicativo é muito fácil e didático de usar. No menu, o usuário estará a um clique de aprender o que comer antes de realizar seus treinos, as funções que as macromoléculas desempenham no corpo humano, entre outras informações super importantes que só tem a agregar para uma alimentação saudável.

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Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

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