A vida por trás do "fenômeno Shinyashiki": análise de 'O Mentor'
A vida por trás do “fenômeno Shinyashiki”: análise de ‘O Mentor’

Home > Entretenimento > Cultura > A vida por trás do “fenômeno Shinyashiki”: análise de ‘O Mentor’

Análise da obra O Mentor (2018), escrita por de Edvaldo Pereira Lima, sobre a trajetória de vida do empresário e psiquiatra Roberto Shinyashiki

A obra O mentor: a jornada inspiradora de Roberto Shinyashiki, um homem movido por transformar a vida das pessoas, publicado pela Editora Gente, em 2018, aborda a trajetória de vida épica, cheia de dramas e conquistas, por trás do grande nome de Roberto Shinyashiki – médico, psiquiatra, palestrante e empresário. Escrito pelo jornalista Edvaldo Pereira Lima de modo leve, divertido e reflexivo, o livro-reportagem possui um caráter textual híbrido e entrelaça duas técnicas narrativas em uma só: biografia e perfil.

Ao longo da carreira, Roberto Shinyashiki vendeu mais de 8 milhões de exemplares sendo, dentre eles, mais de 31 títulos publicados e best-sellers em sua maioria. Palestrante, mentor, médico, psiquiatra e empresário brasileiro, o “fenômeno Shinyashiki”, como foi apelidado pela revista Exame, já se apresentou para uma multidão de pessoas, ganhou os holofotes da mídia e orientou aqueles que estavam em busca do sucesso. Contudo, não foi poupado de críticas pelas ideias ousadas que defende.

O Mentor
Capa do livro O Mentor, de 2018, sobre a trajetória de vida de Roberto Shinyashiki. | Foto: Louise Diório.

Esse é um breve relato do caminho percorrido por Shinyashiki até aqui, mas já parou para pensar o que acontece por trás de uma pessoa de sucesso que você admira, seja famosa ou anônima? Quais são seus valores, ideais, experiências e como isso reflete na vida dela e dos que estão ao redor? Quem é aquela pessoa sem os holofotes? Como é o seu dia a dia? Qual é a sua visão de mundo, sua personalidade e suas aspirações? O que a torna diferente das outras?

Inspirado por revelar a essência das pessoas para além da imagem que elas apresentam na sociedade, Edvaldo Pereira Lima revela a intimidade de Roberto Shinyashiki e as motivações que movem “O Mentor”. A leitura é leve, caminha fora do óbvio e possui um ritmo interessante.

Análise de O Mentor

Sem uma linearidade definida, o autor percorre pela trajetória de vida do personagem, desde a infância e adolescência, até a vida adulta. Contudo, não se prende precisamente à linha do tempo, comum em biografias, que conta a história na ordem de nascimento, vida e morte. Constantemente explica situações vividas por Shinyashiki que, ao longo da obra, traçam um recorte oportuno.

O próprio autor relata no livro seu desejo ao escrever a história. Após mostrar o alto grau de entusiasmo que Roberto Shinyashiki possui em suas palestras, assume que isso é pouco para entender quem é aquele personagem de verdade.

Proponho uma viagem para compreender não só o personagem público Shinyashiki, mas a pessoa Roberto […] a integração imperfeita, porque humana, desses dois seres em um só. Os segredos do seu sucesso, o que leva a se manter em evidência. O que você e eu podemos aprender com isso.

LIMA, 2009, p. 15.

O estilo textual híbrido da obra de não-ficção, que entrelaça características de um livro-reportagem biográfico e perfil, é o toque especial para uma leitura aprofundada numa narrativa que inspira e transforma a vida do leitor.

O mais bonito de tudo é que, ao entrar na vida do outro, você pode descobrir coisas sobre a sua própria, as maravilhas da sua trajetória, assim como os dramas inevitáveis de cada um […] as histórias são de cada pessoa, mas o padrão oculto é universal.

LIMA, 2009, p. 16.
Edvaldo Pereira Lima
Autor do livro O Mentor, de 2018, Edvaldo Pereira Lima. | Foto: Acervo Pessoal.

Criador do conceito de Jornalismo Literário Avançado, Edvaldo Pereira Lima explica a fundo sua teoria na obra Páginas Ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura (2009). O resultado prático de seu pensamento pode ser visto no livro O Mentor: a jornada inspiradora de Roberto Shinyashiki, um homem movido por transformar a vida das pessoas (2018), que é foco desta análise, assim como em outras obras de sua autoria. São mais de 15 livros publicados. Dentre eles: “Ayrton Senna: Herói de um Novo Tempo (2009); Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma Vida em Desafios (2014); além de mais duas obras com publicação prevista para 2020.

Roberto Shinyashiki afirma que “um livro é um concentrado de energias. Esse concentrado de energias provoca transformações. É o nível energético que faz as coisas acontecerem” (LIMA, 2018, p. 17). De fato, é. Basta ler O Mentor para captar a essência da comunicação construtiva, proposta por Edvaldo Pereira Lima, e o impacto transformativo intrínseco nessa obra, que narra não apenas um biografia, traçada com pontos de esplendoroso sucesso, mas uma trajetória de vida inerente a qualquer ser humano, repleta de alegrias e tristezas, porém com um boa dose de esperança, solidariedade e consciência positiva.

Mais detalhes sobre a obra

Obra: LIMA, Edvaldo Pereira. O mentor: a jornada inspiradora de Roberto Shinyashiki, um homem movido por transformar a vida das pessoas. São Paulo, Editora Gente, 2018.

Sobre o autor: O jornalista, escritor, professor universitário e story coach Edvaldo Pereira Lima é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Educação pela Universidade de Toronto. Autor de mais de 15 obras literárias, é criador do método Escrita Total, da proposta de Jornalismo Literário Avançado e idealizador da Comunicação Construtiva Network.

Veja a seguir a entrevista completa concedida pelo escritor Edvaldo Pereira Lima:

Edvaldo Pereira Lima: Trajetória de Vida | Parte 1 de 3

O que é Comunicação Construtiva? – Edvaldo Pereira Lima | Parte 2 de 3