'A Viagem': novela é reprisada pelo Viva e faz sucesso na internet
Menu & Busca
‘A Viagem’: novela é reprisada pelo Viva e faz sucesso na internet

‘A Viagem’: novela é reprisada pelo Viva e faz sucesso na internet

Home > Entretenimento > ‘A Viagem’: novela é reprisada pelo Viva e faz sucesso na internet

A novela A Viagem, de Ivani Ribeiro, está sendo reprisada pelo canal Viva. O primeiro episódio da telenovela, transmitida pela Rede Globo em 1994, foi exibido hoje, segunda-feira (21), às 15h, no canal por assinatura, que transmitirá diariamente a produção.

Esta é a segunda vez que o Viva reprisa A Viagem. Além disso, a novela já voltou a grade de horários da Globo duas vezes, sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. A novela que trata de assuntos espirituais fez sucesso na internet após a primeira exibição no canal por assinatura. O personagem Alexandre se tornou meme nas redes sociais e após o primeiro episódio de hoje, voltou a ser citado pelos brasileiros.

Do que se trata a novela A Viagem?

A Viagem é uma telenovela com temática espírita, escrita por Ivani Ribeiro e televisionada em 1994. Esta é a segunda versão da novela, que foi criada em 1975 e transmitida pela antiga TV Tupi.

A história acompanha a vida de Alexandre (Guilherme Fontes), um homem mal caráter que após se envolver em um crime é preso. Na prisão, o personagem morre, porém seu espírito não faz a “viagem” (ida para o plano espiritual), ele fica preso na Terra, atormentando aqueles que eram próximos a ele.

Alexandre é um espírito mal, que influência as pessoas a fazerem coisas ruins. Uma das características da personagem é sussurrar no ouvido de suas vítimas as coisas horríveis que devem realizar. O médium Alberto (Claudio Cavalcanti), luta para livrar Otávio Jordão (Antônio Fagundes), Raul (Miguel Falabella), Téo (Maurício Mattar), Diná (Christiane Torloni) e outros personagens da intervenção do espírito do mal em suas vidas.

O assunto abordado pela trama é a vida após a morte. Para falar do tema, Ivani Ribeiro se baseou na doutrina espírita, replicando em sua novela a crença de um plano espiritual no qual iremos habitar após a morte, além utilizar descrições de livros do gênero para construir os lugares sobrenaturais da história.

Novelas com temática espírita

A Viagem não é a única novela que aborda o tema vida após a morte. Muitas outras teledramaturgias que vieram antes e depois da versão de 1994, retratam o assunto, cada uma a sua maneira. Todas se basearam em crenças da doutrina espírita para compor seus enredos e construir suas personagens.

Uma das primeiras novelas a falar sobre o tema foi Sétimo Sentido, em 1982. Protagonizada por Regina Duarte, a trama acompanha Luana Camará, uma jovem que se passa pela atriz italiana Priscila Capricce. Essa outra identidade de Camará surge após a jovem ser possuída pelo espírito de Capricce, tornando-a uma mulher totalmente diferente. O problema da história começa quando Priscila faz com que Luana se envolva com Tião Bento, irmão de Rudy, a verdadeira paixão da protagonista.

Outra novela popular, com uma temática espiritual, é Alma Gêmea, de 2005. Escrita por Walcyr Carrasco, a história fala sobre Luana (Liliana Castro) e Selena (Priscila Fantin), duas mulheres completamente diferentes, mas que possuem a mesma alma. Pois, após a morte de Luana, seu espírito reencarna em uma índia, chamada Selena, que anos depois conhece Rafael (Eduardo Moscovis). O personagem é atormentado pela morte de sua esposa e vê na jovem a mulher amada. Após reviravoltas, compreendemos que Selena é a alma gêmea de Rafael, que antes era sua mulher Luana.

A última novela exibida pela Globo e que abordava o tema de vida após a morte e reencarnação foi Espelhos da Vida (2018). A novela narra a história de Julia Castelo, uma jovem que morreu misteriosamente. Anos depois, um cineasta retorna a sua cidade natal para rodar um longa-metragem que fale sobre o assassinato da jovem. Acompanhado de sua namorada Cris Valência (Vitória Strada), eles buscam respostas para a vida de Castelo e o motivo de sua morte e é nessa misteriosa jornada que Cris descobre ser a reencarnação da moça. Através de um espelho, a jovem retorna ao passado e vive o romance de Julia e Danilo, sua alma gêmea.

A repercussão da novela A Viagem nas redes sociais

A Viagem é uma das novelas mais memoráveis da Globo. Sua fama se deve ao tema, a história e ao personagem Alexandre. O vilão se tornou um dos favoritos dos telespectadores, conhecido por suas maldades e pos suas características.

Quando a novela foi reprisada, diversos memes surgiram do amado/odiado personagem. Muitos relacionados as maldades que Alexandre obrigava os outros a fazerem. Com a segunda reprise do Viva, as piadas da internet voltaram com toda a força, e agora englobam temas políticos, corriqueiros, além de falarem sobre o coronavírus.

Essa comoção por Alexandre tornou o nome da personagem um dos assuntos do momento, junto com o título da novela, A Viagem.

O ator Guilherme Fontes, que interpretou Alexandre em A Viagem, afirmou em entrevista ao Estado de S. Paulo que o personagem foi um de seus favoritos. Além disso, disse que se diverte com as publicações criadas pelos internautas.

Um dos memes mais reproduzidos do personagem de A Viagem é ele influenciando o atual presidente Jair Bolsonaro.
Um dos memes mais reproduzidos do personagem de A Viagem é ele influenciando o atual presidente Jair Bolsonaro. | Foto: Reprodução.

A Viagem possui 167 capítulos e está sendo reprisada pelo Viva, de segunda a sábado, às 15h.

_____________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas