A temporada 2020/21 do NBB começa nesta terça-feira
Menu & Busca
A temporada 2020/21 do NBB começa nesta terça-feira

A temporada 2020/21 do NBB começa nesta terça-feira

Home > Notícias > Esporte > A temporada 2020/21 do NBB começa nesta terça-feira

Na noite de hoje, mais uma temporada do melhor basquete do Brasil se inicia, em uma temporada completamente diferente do habitual, mas que promete ser emocionante e disputada do começo ao fim de sua realização, o que acontecerá apenas em 2021. Franca, Flamengo, São Paulo, Unifacisa, Minas e Bauru são os grandes candidatos; equipes como Corinthians, Pinheiros e Paulistano passam por um processo de reconstrução de seus elencos e ainda novas equipes entram para a liga, enquanto outras acabaram se desfazendo.

NBB
Georginho, armador do São Paulo e MVP da última temporada do NBB. | Foto: Torcedores.

Basquete no Brasil

Na última temporada do Novo Basquete Brasil, não tivemos um vencedor. Mesmo com o campeonato em uma fase avançada, restando poucos jogos antes dos playoffs, a liga foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus, e acabou se encerrando sem ter um campeão. As principais equipes conseguiram se manter mesmo com as dificuldades financeiras, já outras desmontaram completamente seus elencos ou, até mesmo, acabaram fechando as portas.

Alguns dos times mais tradicionais do basquete brasileiro foram muito afetados, como no caso do Paulistano, do Corinthians e do Pinheiros, que se desfez de todo seu elenco que contava com grandes nomes, como o armador Betinho, agora jogador do Unifacisa, e dos americanos Bennett e Dawkins, ambos na equipe do São Paulo. Mesmo com a dificuldade, os clubes se mantiveram de pé, e hoje contam com um elenco recheado de jovens para disputar a temporada do NBB que se inicia.

Porém, nem todos tiveram a mesma condição de se manter em funcionamento, e infelizmente acabaram encerrando suas atividades. Este é o caso das equipes de Botafogo, São José e Rio Claro, as quais já não fazem parte mais das equipes que compõem a principal liga do basquete nacional. Mas se alguns saíram, outros chegaram para iniciar suas trajetórias dentro do NBB, e os novos clubes são: o Caxias do Sul, da cidade de Caxias no Rio Grande do Sul, o Cerrado Basquete de Brasília, que já fazia um interessante projeto na Liga Ouro (competição de acesso ao NBB) e o Fortaleza Basquete Cearense, em que a tradicional equipe de futebol cearense agora também jogará com a bola laranja, ao se fundirem com a também tradicional equipe do basquete nacional, o Basquete Cearense, e será comandada pelo experiente treinador, Alberto Bial.

novo basquete brasileiro
Imagem de anúncio do Fortaleza BC. | Foto: LNB.com.

A temporada 2020/21 do NBB

Dentre os clubes que completam os 16 da próxima temporada do NBB, um está de volta à primeira divisão após dois anos na Liga Ouro: os paranaenses do Campo Mourão, que já haviam tentado o retorno na temporada passada, mas que conseguiram assegurar uma vaga para 2020.

As principais equipes da liga conseguiram se reforçar ainda mais durante a parada, e prometem uma briga acirrada pelo título de uma nova temporada do NBB. O Flamengo, campeão da edição 19/20, manteve seus principais nomes no elenco, como os experientes Marquinhos, Olivinha e o argentino Balbi, mas também trouxe grandes nomes para o time, como o jovem armador ex-Paulistano, Yago, e o pivô Hettscheimer, se colocando novamente em posição de brigar pelo título.

O São Paulo, por mais que tenha um trabalho de dois anos, figura entre os principais candidatos a vencer a competição. O elenco são paulino conta com a permanência de seus principais nomes, como o armador e MVP da última edição do NBB, Georginho de Paula, o experiente Shamell e o pivô Renan Lenz, e ainda trouxe conhecidos nomes do basquete nacional, como o ala Bennett, o armador Dawkins (ambos ex-Pinheiros) e o pivô Lucas Mariano, destaque do Botafogo no último ano.

O time do Franca é uma das mais tradicionais do basquete nacional, e retorna novamente como um dos postulantes ao título nacional, com nomes como o de Elinho, Fuzaro, Lucas Dias, o experiente André Góes e agora com o ex-craque do Botafogo, Jamaal Smith.

A Unifacisa é outra equipe jovem e com muito investimento, que promete brigar pelo título já em seu segundo ano na competição. Contando com uma bela estrutura, a equipe da Paraíba conta com nomes como o de Felipe Vezaro e Arthur Pecos, ambos ex-Corinthians, Paranhos, o americano Barnes e a estrela que era do Pinheiros, Betinho, e sonham com um título mesmo que com pouco tempo de NBB.

basquete
Anúncio do elenco do Unifacisa. | Foto: LNB.com.

Sempre sem descartar equipes tradicionalíssimas como o Minas, Bauru e Mogi, a próxima temporada do melhor basquete do Brasil chegou, e começa já nesta terça-feira, com os duelos entre Campo Mourão e Fortaleza, no Paraná, e Flamengo e Minas no Ginásio do Maracanãzinho, trazendo aos fãs da bola laranja um grande confronto já no primeiro dia de competição.

A temporada 2020/21 do NBB terá transmissões na ESPN, na plataforma DAZN, e na TV Cultura, mostrando o quanto cresce o basquete nacional, em uma temporada que promete e muito para os apaixonados pela bola laranja no Brasil.

________________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas