Desde muito tempo, as mulheres precisam lutar pelos seus direitos. Assim, lutam por igualdade, pelo direito de ir e vir, de votar e também de vestir o que quiser. Na Idade Média, homens e mulheres carregavam pequenas bolsas, que eram penduradas nos cintos ou ao redor de suas cinturas. Em meados do século 16, o crescimento dos centros urbanos fez com que a necessidade de guardar os pertences aumentasse e, com isso, as bolsas começaram a ser costuradas nas anáguas femininas. Foi na Revolução Industrial que os bolsos foram permanentemente incorporados a jaquetas, coletes e calças. Mas só em vestuários masculinos. As mulheres continuavam a usar roupas apertas e bolsas para guardarem seus pertences.
O desconforto causado pelas bolsas fez com que as mulheres da época se manifestassem. No século 19, no ano de 1881, foi fundada a organização Rational Dress Society (Sociedade por Vestimentas Racionais), em Londres. Com o objetivo de lutar contra peças que estavam em alta na época e eram nada confortáveis (como o espartilho, por exemplo), as mulheres que faziam parte da sociedade encorajavam umas às outras a vestirem peças mais confortáveis e largas.
Importância dos bolsos em peças femininas
Charlotte Perking Gilman publicou no The New York Times, em 1905: “As mulheres têm carregado bolsas, às vezes costuradas nas roupas, às vezes amarradas em suas cinturas. Mas uma bolsa não é um bolso”.
E foi então que, em 1920, Coco Chanel ajudou a popularizar as calças femininas e começou a costurar bolsos em suas jaquetas, dando fim ao espartilho.
Foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres tiveram que assumir trabalhos tradicionalmente masculinos, que passaram a usar roupas mais confortáveis e práticas. As jaquetas e calças começaram a se tornar comuns, principalmente pela popularização do jeans.
Atualmente, no século 21, as mulheres têm usado cada vez mais calças e jaquetas com bolsos largos, fazendo com que as bolsas sejam substituídas por eles. Uma prova disso é quando conseguimos achar peças, como vestidos, camisas e calças, com bolsos grandes e espaçosos.
Algumas pessoas acreditam que a falta de bolsos em peças femininas seja uma estratégia para a venda excessiva de bolsas às mulheres e acreditam também que, embora tenhamos avançado nas últimas décadas, as roupas femininas continuam sendo fabricadas para serem bonitas, e não úteis.
________________________
Por Caroline Devides – Fala! Universidade Metodista de São Paulo