A importância do movimento hippie para o início dos debates ambientais
Menu & Busca
A importância do movimento hippie para o início dos debates ambientais

A importância do movimento hippie para o início dos debates ambientais

Home > Notícias > Política > A importância do movimento hippie para o início dos debates ambientais

Atualmente, os debates ambientais são a principal pauta entre muitos jovens e diversos ativistas surgem para lutar pela causa. Isso, no entanto, nem sempre foi uma realidade, pois houve um tempo em que poucos discutiam sobre o meio ambiente, assunto invisibilizado por governos e pela população.

O movimento hippie, entretanto, foi o primeiro grupo a trazer esse debate à luz e, até hoje, possui influência na discussão. A seguir, entenda a importância do movimento hippie para o começo dos debates ambientais.

O Movimento Hippie teve um papel muito importante para os debates ambientais.
O Movimento Hippie teve um papel muito importante para os debates ambientais. | Foto:: Reprodução.

O Movimento Hippie e os Debates Ambientais

Na década de 60, nos Estados Unidos, os jovens estavam descontentes com movimentos políticos e sociais, principalmente com assuntos relacionados a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria.

Diante de vários protestos pacíficos e as críticas apresentadas surgiu o movimento hippie, que foi considerado contra a cultura tradicional, que prezava pelo conservadorismo e o capitalismo.

Principalmente as críticas ao consumismo, levaram durante as décadas de 70 e 80 as lutas organizadas pelo movimento a ter destaque sobre os debates ambientais, os impactos da sociedade de consumo foram apresentados.

O festival de Woodstock foi o maior evento hippie até hoje, também houve o livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, que marcaram as discussões sobre ecologia e meio ambiente.

Através desses protestos e discussões que começaram com os hippies que informações e políticas públicas começaram a ser implementadas para tentar diminuir o impacto dos danos ao meio ambiente. Apesar de não ter a mesma força atualmente, o movimento hippie ainda existe e continua a mudar o pensamento dos jovens.

_____________________________________________________

Por Leticia Rodrigues – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas