A diferença entre o visual dos personagens na animação e no live-action
Menu & Busca
A diferença entre o visual dos personagens na animação e no live-action

A diferença entre o visual dos personagens na animação e no live-action

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > A diferença entre o visual dos personagens na animação e no live-action

Os filmes live-action vêm ganhando grandes proporções, principalmente, nessa última década. Muitas pessoas confundem live-action com animações, a definição mais aceita do termo live-action é “ação que envolve pessoas e animais reais, e não modelos, imagens desenhadas ou geradas por computador”, já o significado de animação é “uma série de imagens em movimento, desenhadas, modeladas ou geradas por computador”.

Entretanto, algumas produções cinematográficas recentes, como o fime O Rei Leão, lançado em 2019 a partir da história de 1994, levantou questionamentos sobre onde se encaixaria melhor em relação a esses dois termos. Até mesmo os profissionais da área não chegaram a um consenso.

o rei leão
Aminação e live-action de O Rei Leão. | Foto: Reprodução.

O cartunista e animador Daniel Spenser opinou dizendo que o filme seria uma animação, já o cineasta brasileiro Rafael Ribas afirma o seguinte:

Um filme de super-heróis, por exemplo, tem um volume grande de animações e cenários virtuais, mas continuamos chamando de live-action. É uma estética live-action, esse era o objetivo da Disney: criar live-actions de suas animações mais famosas.

Dessa forma, apresentarei uma lista de alguns remakes e imagens da diferença entre os personagens dos filmes antigos e dos mais recentes da Disney, que abriram portas para esse novo estilo de produções audiovisuais e conseguiram trazer o sentimento de nostalgia para o público.

1. 101 Dálmatas

101 Dálmatas foi o primeiro live-action criado pela Disney, reproduziu a animação feita em 1961 para uma nova versão em 1996. Diferente das recentes propostas desse estilo de filmes, 101 Dálmatas (1996) não contava a história exatamente como foi em 1961, eles atualizaram para o contexto atual da época.

Estava previsto para ser lançado, no ano de 2021, um filme sobre a vilã da história, Cruella, mas com o adiamento das gravações devido ao isolamento social atual por conta do vírus Covid-19, provavelmente, será lançado em uma data mais distante.

2. Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas
Animação e live-action de Alice no País das Maravilhas. | Foto: Reprodução.

As primeiras histórias foram publicadas em 1951, escritas por Lewis Carroll, sendo elas Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho. Já o filme live-action, o qual foi lançado em 2010, faz uma junção das duas versões da história original.

3. Malévola

Malévola
Animação de A Bela Adormecida e live-action de Malévola. | Foto: Reprodução.

O filme Malévola trouxe uma diferente visão dos filmes da Disney por focar na história de uma vilã, e não da princesa da história original. O live-action teve sua estreia em 2014, a partir da versão de 1959 de A Bela Adormecida, princesa que fazia parte da primeira tríade da Disney (Aurora, Branca de Neve e Cinderela). Possuiu como destaque no elenco a atriz Angelina Jolie, que interpretou a própria Malévola.

4. Cinderela

Cinderela
Animação e live-action de Cinderela. | Foto: Reprodução.

Cinderela é uma das princesas mais aclamadas e conhecidas pelo público desde 1950, quando foi criada, mas só ganhou uma nova produção pela Disney em 2015. O filme também foi bem recebido pelos críticos ao ponto de ser indicado ao Oscar.

5. Mogli: O Menino Lobo

Mogli: O Menino Lobo
Aniamação e live-action de Mogli: O Menino Lobo. | Foto: Reprodução.

Em 2016, no ano após o sucesso de Cinderela, o filme Mogli: O Menino Lobo trazia uma versão da animação de 1967. Mesmo só possuindo o menino Mogli como ator do filme, a produção ainda foi considerada um live-action. Todos os animais foram feitos com a técnica de fotorrealismo, que deixa os animais mais reais na edição.

6. Meu Amigo, O Dragão

Meu Amigo, O Dragão
Animação e live-action de Meu Amigo, O Dragão. | Foto: Reprodução.

Meu Amigo, O Dragão (Pete’s Dragon) é um filme de aventura e fantasia escrito e dirigido por David Lowery. Também foi lançado em 2016, enquanto sua antiga versão animada se passou em 1977.

7. A Bela e a Fera

A Bela e a Fera
Animação e live-action de A Bela e a Fera. | Foto: Reprodução.

A animação de A Bela e a Fera (Beauty and the Beast) foi um dos maiores sucessos das Disney desde sua publicação em 1991. O live-action, lançado em 2017, foi muito bem recebido pelo público e pelos críticos, sendo indicado ao Oscar como ‘Melhor Filme’, contando com a participação no elenco da atriz Emma Watson (interpretando a Bela), que teve sua carreira alavancada ao ser uma das protagonistas da famosa saga Harry Potter.

8 – DUMBO 8. Dumbo

Dumbo
Animação e live-action de Dumbo. | Foto: Reprodução.

A animação, que desde 1941, época que era mais comum e normalizada a utilização de animais como atração de circo, já deixava uma crítica mesmo que sutil dessas atividades, teve o lançamento da sua nova produção em 2019. Foi dirigido por Tim Burton e apresenta mais um contexto mágico típico da Disney.

9. Aladdin

Aladdin
Animação e live-action de Aladdin. | Foto: Reprodução.

Aladdin foi uma das mais esperadas produções recentes da Disney. A animação de 1992 teve seu live-action lançado em 2019, conteve em seu elenco o prestigiado ator Will Smith, interpretando o gênio, e trouxe algumas atualizações sobre o contexto atual de maior poder feminino, durante o filme, por meio personagem Jasmine. A trilha sonora possuiu tanto músicas antigas como novas elogiadas pelos espectadores.

10. Mulan

Mulan história
Animação e live-action de Mulan. | Foto: Reprodução.

Outro filme que estava previsto para ser lançado em março de 2020 era Mulan, mas por conta da quarentena, a estreia foi adiada.

___________________________________
Por Meliah Cristina – Fala! UFPE

Tags mais acessadas