A Copa do Mundo é o que falta para Messi superar Maradona?
Menu & Busca
A Copa do Mundo é o que falta para Messi superar Maradona?

A Copa do Mundo é o que falta para Messi superar Maradona?

Home > Notícias > Esporte > A Copa do Mundo é o que falta para Messi superar Maradona?

A Copa do Mundo Fifa 2022 está chegando, programada para acontecer em novembro do ano que vem no Catar, a competição será marcada por possivelmente ser a última Copa de alguns craques do futebol mundial, um deles: Lionel Messi. Assim, o argentino vai ter a sua última chance de tentar conquistar um mundial pela seleção. Dessa forma, alguns torcedores acreditam que a conquista deste título poderia colocar o craque do Barcelona como maior ídolo argentino, acima de Maradona. Afinal, isso é verdade?

Números por clube

Lionel Messi defendeu apenas um clube em toda a sua carreira, o Barcelona. Assim, foram diversos títulos conquistados, entre eles: dez campeonatos espanhóis, sete Copas do Rei, oito Supertaças da Espanha, três Supercopa da Uefa, quatro Champions League e três Mundiais. Além disso, levou seis vezes o prêmio de Melhor do Mundo.

Por outro lado, Diego Armando Maradona começou sua carreira no Argentino Juniors. Assim, passou por outros cinco clubes: Boca Juniors, Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell’s Old Boys. Dentre seus principais títulos, destacam-se: Campeonato Argentino pelo Boca Juniors; Copa do Rei, Copa da Liga espanhola e Supercopa da Espanha pelo Barcelona e Copa da Uefa, Copa da Itália, Supercopa da Itália e dois campeonatos italianos pelo Napoli. Além disso, ganhou o prêmio de Melhor do Mundo em 1986.

Em comparação, os números de Messi pelo Barcelona são melhores, foram 672 gols em 778 jogos. Assim, o ídolo da equipe catalã tem mais do que o dobro de gols de Maradona, que marcou 311 gols em 589 jogos.

messi
Messi e Maradona. | Foto: Divulgação/Twitter/@FCBarcelona.

Números pela seleção

“El Pibe de Oro”, como é conhecido Maradona, jogou quatro Copas do Mundo: 1982, 1986, 1990 e 1994. Dessa forma, foram 34 gols em 91 jogos pela seleção. Além disso, conquistou um título mundial: a Copa do Mundo de 86.

Em contrapartida, o atual camisa 10, a caminho de sua quinta Copa do Mundo, tem superioridade nos números. Atualmente, Messi possui 73 gols em 147 jogos. Entretanto, o argentino ainda não conseguiu ganhar nenhum título com a seleção argentina.

Maradona
Maradona e Messi em campo. | Foto: Reprodução/AFP.

E se ganhar a Copa, Messi irá se tornar maior que Maradona?

Na comparação em números, Messi já é maior. Em síntese, o craque argentino possui maior número de gols, títulos e jogos que seu antecessor.

Por outro lado, Maradona não é apenas um jogador para os argentinos, ele é uma identificação. Assim, é tratado como “Diós”, a representação do menino pobre que cresceu na periferia de Buenos Aires e conseguiu chegar ao topo do Mundo.

Dessa forma, Lionel Messi pode ter os melhores números e talvez conquistar a próxima Copa, mas a importância de Maradona ultrapassa a barreira do futebol. 

copa do mundo
Maradona comemorando a vitória da Copa. | Foto: Reprodução/David Yarrow/The Guardian.

________________________________________
Por Marcus Vinicius Mendes da Costa – Fala! Metodista

Tags mais acessadas